6 chaves para ser bem-sucedido como casal

5 de junho de 2018
No começo de um relacionamento, a paixão é intensa, mas depois começam a surgir as dificuldades. Para que possam ser superadas, você precisa colocar em praticar algumas chaves para ser bem-sucedido como casal.

Como ser bem sucedido como casal?

Quando estamos no começo de um relacionamento, tudo parece “cor de rosa”, mas com o decorrer do  tempo  a rotina, o fato de já conhecer-se o parceiro e ter algumas experiências junto desgasta a ambos.

Embora não se acredite, ter sucesso como casal não é apenas algo que você vê nos romances ou nos filmes. Você tem que trabalhar em equipe e os dois olharem  na mesma direção.

As seguintes chaves podem ser úteis, quer estejamos iniciando um relacionamento ou já estejamos juntos por anos, e ultimamente as coisas não estão tão indo bem:

Leia também: 5 chaves com as quais saber se seu parceiro aplica uma empatia adequada

1. Deixar de lado a dependência

Deixar de lado a dependência para ser bem-sucedido como casal

É normal, a princípio, estar muito próximo e querer passar a maior parte do tempo na companhia do outro. Mas isso pode se tornar uma dependência absoluta para a própria felicidade e para se sentir bem.

Ser independente não significa deixar de sentir amor ou afeição pelo outro, mas entender que cada um tem suas atividades, seus hobbies, suas obrigações e suas tarefas.

É saudável não ficar tanto tempo “preso”. Muitas pessoas não conseguem desfrutar de nada se o parceiro não estiver junto. Que erro!

2. Respeitar-se sempre

Esta é uma das chaves para o sucesso como casal, que nos ensinam os casamentos de longa data. O respeito pelo outro é uma das bases que sustentam uma relação de qualquer tipo e, claro, um casal não é a exceção.

O que significa respeitar-se? Colocar-se no lugar do outro, entendê-lo, aceitá-lo, não impor seus gostos ou ideias, deixá-lo expressar-se, e não subjugá-lo.

3. Dizer adeus ao egoísmo

Dizer adeus ao egoísmo para ser bem-sucedido como casal

Ser um casal é pensar por dois em todo e qualquer momento ou situação, por isso, ser egoísta não é uma boa ideia se quisermos alcançar o sucesso no relacionamento. Isso significa: pensar na outra pessoa e não apenas em você mesmo quando tiver que tomar uma decisão, especialmente se for muito importante ou decisivo para o futuro.

É verdade que não podemos deixar de lado nossos gostos e preferências, mas em um casamento é sempre uma questão de chegar a um consenso que “se adapte” a ambos. Como aconteceria em qualquer contrato de trabalho ou entre duas partes envolvidas.

Lembre-se de que o mundo não gira em torno de nós mesmos, e que os outros também têm necessidades. Ser mais altruísta no relacionamento e tirar alguns minutos para prestar atenção no que o outro precisa nos permite gozar de harmonia e felicidade.

4. Falar sobre tudo

Outra das técnicas que funciona para ter sucesso como casal é a conversa. Embora  trata-se de questões complicadas ou que sabemos que trarão discussões e maus momentos, devemos falar.

É muito importante poder expressar o que queremos, o que sentimos e o que gostaríamos do outro; até mesmo tirar a limpo questões que geram controvérsias e diferentes pontos de vista.

Na vida nem  tudo são flores e corações cor de rosa, os relacionamentos têm seus altos e baixos e não devemos deixar o diálogo de lado. É inútil “esconder” o que acontece, porque logo o desencanto cresce cada vez mais, e em algum momento não conseguiremos solucionar.

A sinceridade e autenticidade são dois ingredientes que nunca podem ser perdidos em um relacionamento de casal. Contar a verdade em todos os momentos e até mesmo conhecer as consequências é realmente valioso. Incentive-se a falar sobre o que você armazenou no fundo do seu coração por um longo tempo!

5. Fazer as coisas juntos

Fazer as coisas juntos para ser bem-sucedido como casal

Você sabia que ter um hobby com seu parceiro é muito benéfico? Permite não cair na monotonia, deixar o tédio de lado, ter um bom tópico para conversa, conectar-se mais (não nos referimos a dispositivos móveis, mas ser capaz de olhar nos olhos e saber o que o outro pensa), e apoiar-se para superar os obstáculos e atingir os objetivos.

Seja praticando um esporte, indo a concertos de música, cozinhando em casa, tendo aulas de dança, ou desfrutando de jardinagem… Tudo é permitido! Faça um teste por algumas semanas e você verá os efeitos positivos.

Tenha em mente o seguinte: ambos devem se sentir confortáveis ​​com a atividade realizada. Não é uma questão de impor lhe acompanhe a uma aula de Zumba ou de ver um filme de terror, se tiver muito medo. Procure algo que os uniu no começo, e do qual os dois gostem. Sem dúvida, você encontrará mais de uma opção!

Visite este artigo: 9 atividades que podemos fazer em casal para inovar no relacionamento

6. Dar importância às relações sociais

Isso também é necessário para ter sucesso como casal, já que o fato de estar sempre “lado a lado” é prejudicial ao relacionamento. Por isso, organizar passeios com amigos, visitar a família, fazer novas amizades, estar perto de pessoas com os mesmos gostos ou idades, ir para aulas de dança como um casal… Abra seu círculo de amizades!

Estar em contato com outras pessoas lhes permitirá melhorar a dinâmica do dia-a-dia, sair do ninho e enriquecer-se em todos os sentidos. Além disso, será outro tópico de conversa interessante, e um plano divertido para o fim de semana, ou uma noite da semana.

Recomendados para você