Como prevenir naturalmente as infecções urinárias?
Algumas mulheres sofrem de infecções urinárias frequentemente, e apesar de seguirem tratamentos específicos, não conseguem preveni-las e sofrem com as dores associadas ao problema.
Por isso, nesse artigo daremos todas as chaves para prevenir a infecção urinária com remédios caseiros e naturais.
Dieta vegetariana
A alimentação é sempre fundamental na prevenção e no tratamento de qualquer doença, nesse caso também devemos destacar a nutrição mais adequada.
A seguir, recomendaremos uma alimentação principalmente vegetariana, especialmente quando começarem a surgir os primeiros sinais da infecção.
Escolha frutas e verduras orgânicas, tendo sempre a certeza de consumir uma boa parte delas cruas, em saladas ou sucos. Os caldos de cebola também serão muito benéficos.
Além disso, é necessário eliminar os alimentos e hábitos tóxicos que irritam a bexiga; como a cafeína, o açúcar refinado, a farinha branca, as bebidas alcoólicas e a nicotina.
Também não é recomendável o consumo de leite ou derivados lácteos após os primeiros sintomas da infecção.
Infusão de uva-ursina
Sempre acudimos às plantas medicinais para prevenir doenças, assim, se acostumar a tomar infusões diariamente pode evitar tratamentos posteriores.
No caso das infecções urinárias recorrentes, a infusão de uva-ursina é muito efetiva. Também pode ser encontrada em comprimidos.
Além disso, é possível combiná-la com outras plantas medicinais adequadas para esses casos, como a bétula, a urtiga ou a cavalinha.
Suco de mirtilo vermelho
O suco de mirtilo vermelho é um excelente preventivo para essa doença, mas deve ser de qualidade e se possível, não deve ser adoçado com açúcar.
A quantidade adequada é de entre 200 e 500 ml por dia. Se for difícil encontrá-lo, pode-se optar pelo mirtilo desidratado.
Sementes de linhaça para evitar infecções urinárias
As sementes de linhaça têm muitas propriedades para a saúde, tanto em semente como em óleo. Também ajudam a proteger o sistema urinário, graças ao seu teor de mucilagem.
Tome de 1 a 3 colheres pequenas da semente de linhaça fresca moída ou de seu óleo, prensado a frio, preferencialmente misturado com outros alimentos.
Saiba mais: Linhaça: conheça suas maravilhas
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são de grande ajuda para prevenir doenças, e no caso das infecções urinárias ajudarão a combatê-las quando sentir seus primeiros incômodos.
Por isso, escolha o óleo essencial de orégano ou o de zimbro, pois ambos são efetivos para esses casos.
Tome uma gota de um deles duas vezes ao dia, misturada com um pouco de mel ou azeite. Mas, tenha a certeza de que são óleos essenciais de uso oral e não tópico ou essências artificiais.
Além disso, podem ser usados para aplicar diretamente na região correspondente aos rins, nas costas de ambos os lados e na parte superior das lombares.
Por fim, como prevenção, pode-se colocar diariamente uma gotinha de óleo essencial de árvore do chá nas roupas íntimas.
O intestino e os probióticos
Em muitos casos, as bactérias que causam a infecção, principalmente quando é crônica, são provenientes do intestino; o que faz com que seja interessante tomar periodicamente um suplemento de probióticos para manter a flora bacteriana saudável.
Esses probióticos, que podem ser comprados em farmácias, devem conter acidófilos.
Vitamina C
A vitamina C é um suplemento imprescindível para a saúde geral. Pode-se tomá-la diariamente, já que em caso de excesso, a eliminamos naturalmente na urina.
Essa vitamina ajudará a aumentar as defesas e complementar o tratamento natural.
Calor na lombar
Para completar esse tratamento preventivo recomendamos aplicar calor habitualmente na região média das costas, principalmente em épocas de frio ou umidade.
Pode-se aplicá-lo de diferentes maneiras:
- Moxabustão
- Água quente em panos molhados
- Bolsa elétrica
- Bolsa de água
- Massagem com óleo de gengibre
Remédios homeopáticos para infecções
Outro dos melhores preventivos naturais que temos é a homeopatia. Para esses casos é indicado o consumo de Cantharis 4 CH, principalmente se a infecção apresenta-se com queimação e ardor.
Tome um grão debaixo da língua a cada meia hora até notar melhora. Esse remédio desse ser tomado bem antes das refeições, e não deve ser associado a alimentos de sabores fortes e mentolados.
Imagens oferecidas por Lablascovegmenu, doc(q)man e Chiot’s Run.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Millner, R., & Becknell, B. (2019). Urinary Tract Infections. Pediatric Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.jhazmat.2004.08.030
- Tan, C. W., & Chlebicki, M. P. (2016). Urinary tract infections in adults. Singapore Medical Journal. https://doi.org/10.11622/smedj.2016153
- Guay, D. R. P. (2009). Cranberry and urinary tract infections. Drugs. https://doi.org/10.1109/ICCA.2011.6138086
- Bartges, J. W. (2004). Diagnosis of urinary tract infections. Veterinary Clinics of North America – Small Animal Practice. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2004.03.001
- Accame, M. E. C. Plantas con actividad antiséptica urinaria María Emilia Carretero Accame.
- Serván Alcántara, M. (2018). Interés farmacéutico de los mucílagos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.