Como preparar um salmorejo para evitar o câncer de cólon
Em geral, o salmorejo é uma receita muito saudável. Preparado quase que exclusivamente com produtos vegetais, constitui um prato indispensável para quem gosta de se cuidar.
Além disso, seu preparo é bem rápido e se conserva durante vários dias, o que o transforma em uma alternativa ideal para quem não gosta da cozinha ou não tem muito tempo pra isso.
Às vezes, não se trata só de cozinhar de maneira saudável, mas sim de buscarmos agilidade no preparo. As exigências do trabalho e familiares são muito rígidas.
Por outro lado, um estudo recente demonstrou que seus ingredientes são muito úteis para evitar o câncer de cólon.
- O tomate conta com uma série de compostos que impedem que as células cancerígenas cresçam. Além disso, quando estes, os licopenos, entram em contato com o azeite de oliva, seu efeito se intensifica.
- O resto dos elementos que adicionamos a essa sopa espanhola melhoram a saúde de nosso sistema imunológico, por isso também estaremos colocando freio ás mutações que originam o câncer.
Apesar de suas vantagens, é frequente que as pessoas não saibam como cozinhar este prato. Alguns sabem que é muito parecido com o gaspacho, mas não sabem como chegar á textura característica do salmorejo.
Não se preocupe, a seguir diremos como preparar esta receita e se beneficiar dela para evitar o câncer de cólon.
Ingredientes para preparar um salmorejo
A receita que veremos a seguir é pensada para duas porções. Assim, dependendo de quantos irão comê-la, será preciso calcular as quantidades em função destas proporções:
- 3 tomates;
- ½ copo de azeite de oliva (100 ml)
- 1 pedaço de pão duro (100 g)
- 1 dente de alho (podemos pôr mais se quisermos um sabor mais intenso)
- Sal a gosto.
Sempre recomendamos usar o sal marinho, já que não causa as consequências negativas que o sal industrial costuma causar.
Como preparar o salmorejo para evitar o câncer de cólon
1. Descasque os tomates
Esta tarefa não será tão pesada se você seguir o conselho que daremos a seguir:
- Coloque água para esquentar e, em contrapartida, prepare um recipiente com gelo.
- Faça um corte em forma de cruz na base dos tomates.
- Quando a água estiver quase fervendo, mergulhe os tomates nela e deixe-os assim por 1 minuto.
- Depois, tire-os e esfrie-os na água gelada.
Assim, a casca desprenderá com muita facilidade.
2. Corte o pão
Pegue o pão duro e quebre-os em pedaços para colocá-lo na base de um recipiente. Se desejar, pode usar pão de forma, mas para que ele sirva nesta receita, deverá estar duro.
3. Adicione os tomates
- Volte aos tomates para picá-los.
- Continuando, coloque-os em cima do pão e adicione o sal. Use o sal neste momento para que os tomates comecem a suar.
- Deixe que “suem” durante 30 minutos, para que o pão absorva o suco e o sabor deles.
4. Pique o alho
Como não vamos cozinhá-lo, há quem prefira eliminar a parte do meio para evitar o refluxo gastroesofágico.
Tendo em conta suas propriedades, nós preferimos aproveitá-lo por completo. Você se conhece melhor do que ninguém, então vai tomar a melhor decisão neste sentido.
5. Adicione o azeite de oliva e passe-o pelo liquidificador
Depois que se passarem os 30 minutos indicados, adicionaremos o azeite sobre o pão com o tomate e o alho e bateremos tudo.
Ainda que tenha que ficar espesso, também é importante que tenha uma textura fina e delicada. Enquanto bate e mistura, prove o ponto de sal e inclusive a quantidade de alho. Agora é o momento certo para equilibrar e buscar o sabor que você gosta.
Visite também o artigo: 5 máscaras com azeite de oliva para cuidar da sua pele em casa
6. Esfrie
- Quando tiver a consistência e o sabor que queremos, é a hora de colocar na geladeira por algumas horas.
- A ideia é que fique muito fresco, por isso o tempo vai depender da potência da sua geladeira.
- Se quiser dar um toque diferente, pode adicionar umas fatias de presunto serrano e ovo cozido.
Como vê, trata-se de uma receita muito simples. Além disso, os ingredientes são fáceis de conseguir e muito acessíveis.
Além de ser um complemento ideal para evitar o câncer de cólon, também o é para enfrentá-lo, assim como para prevenir a queda da imunidade que a quimioterapia e a radioterapia geram.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Jiang LN., Liu YB., Li BH., Lycopene exerts anti inflammatory effect to inhibit prostate cancer progression. Asian J Androl, 2018. 21 (1): 80-85.
- Vandeputte D., Falony G., Vieira Silva S., Wang J., et al., Prebiotic inulin type fructans induce specific changes in the human gut microbiota. Gut, 2017. 66 (11): 1968-1974.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.