Como preparar produto de limpeza ecológico com cascas de batata

· 13 de junho de 2019
As cascas de batata contêm substâncias que podem ser úteis na hora de realizar tarefas de limpeza. Você se anima a provar este produto de limpeza ecológico? Descubra aqui com a gente como fazê-lo!

A preparação de um produto de limpeza ecológico com cascas de batata pode ser muito útil na hora das tarefas domésticas. Este ingrediente ecológico pode substituir muitos dos produtos químicos convencionais que são prejudiciais para a saúde e para o meio ambiente. Saiba como preparar o seu!

Produto de limpeza ecológico com cascas de batata

A diferença com os detergentes comerciais é que este produto de limpeza ecológico com cascas de batata está livre de substâncias químicas. Assim, seu uso cuida o ambiente e evita as reações alérgicas que geralmente são provocadas pelos agentes químicos. Entretanto, temos que considerar que a durabilidade deste produto natural é curta.

Por esse motivo, é necessário preparar a quantidade necessária para cada uso. Mas, como funciona? Em que tarefas pode ajudar? A seguir queremos compartilhar os detalhes para que você não hesite em usá-lo na sua casa.

Cascas de batata para remover a gordura

Utilizar as batatas para a limpeza ecológica

Por sua composição, as cascas de batata podem ser muito úteis para remover a gordura. Sendo assim, podemos usá-las na limpeza de vários tipos de superfícies.

Os componentes das cascas de batata contribuem para remover a gordura que fica aderida em vários tipos de superfície. Por isso, pode-se utilizar para a preparação de um detergente ecológico para desengordurar a louça ou a roupa.

Aliás, se você acaba de descobrir uma mancha de gordura em uma de suas roupas preferidas, esfregue-a com um pedaço de casca de batata para facilitar a sua eliminação. Entretanto, este truque não pode ser utilizado em roupas delicadas, já que alguns tecidos devem ser tratados com produtos especiais para conservar suas características.

Por outro lado, você pode utilizar este ingrediente para os utensílios de cozinha que ficaram escuros. Simplesmente esfregue as cascas de batata nos garfos, colheres, facas e outros elementos durante 2 ou 3 minutos. Espere mais alguns minutos para que o produto faça efeito e enxague.

Leia também: 5 soluções ecológicas para clarear as juntas dos azulejos

Produto de limpeza ecológico para desengordurar

Existem muitas vantagens em utilizar o produto de limpeza ecológico com cascas de batata como alternativa aos detergentes comerciais. Primeiramente, é um produto “amigável” do meio ambiente, já que não possui contaminantes. Por outro lado, é tão eficaz como os detergentes, já que elimina a gordura e os resíduos de alimentos.

Como usá-lo?

  • Você pode utilizar a água do cozimento das batatas para soltar a gordura que fica aderida nos pratos e nos utensílios de cozinha. Tampe bem.
  • Logo depois, submerja a louça suja durante aproximadamente 15 ou 20 minutos.
  • Depois desse tempo, esfregue um pouco com uma esponja e enxágue. Outra opção consiste em guardar as cascas de batatas frescas quando você as descascar. Coloque-as em um recipiente e acrescente água fervendo.
  • Mais tarde, depois de 30 ou 40 minutos, agite bem a mistura. Você vai notar que se formará uma boa quantidade de espuma.
  • Depois, deixe descansar durante a noite toda na geladeira e pode usá-lo no dia seguinte para substituir o detergente de cozinha.

Isso também pode ser muito útil para você: Como desengordurar o fogão com 5 soluções ecológicas

Produto de limpeza ecológico com cascas de batata e sal

Desengordurar a frigideira com produto de limpeza ecológico

Podemos limpar as panelas e utensílios de cozinha queimados e engordurados com muita facilidade graças às cascas de batata e o sal.

É possível melhorar o detergente ecológico com cascas de batata acrescentando um pouco de sal. Esta preparação é bastante útil para limpar superfícies difíceis como frigideiras queimadas e engorduradas. Também pode ajudar na limpeza do forno, dos azulejos ou das tábuas de cortar carne.

Ingredientes

Sal grosso (quantidade necessária)

Cascas de batata

Modo de preparo

  • Se a gordura da frigideira que quiser limpar estiver muito grudada, então esquente-a por alguns minutos.
  • Logo depois, com cuidado para não se queimar, espalhe uma boa quantidade de sal na superfície.
  • Em seguida, esfregue as cascas de batata por alguns minutos, fazendo movimentos circulares.
  • Quando você notar que a superfície já está limpa, enxague com água e seque.

Você ainda não experimentou as cascas de batata na limpeza da sua casa? Como você vê, são muito úteis na hora de eliminar restos de gordura. Apesar de que não sejam tão potentes como os desengordurantes comerciais, seu efeito é parecido e não geram contaminação.

O mais interessante é que é um produto multiuso, já que se pode utilizar tanto na cozinha como na lavagem da roupa e de outros tipos de superfície. Comprove você mesmo e veja seus efeitos!