7 truques para limpar as bandejas do forno

8 de maio de 2019
Quando se trata de limpar a cozinha, existem alguns truques que nos ajudarão a tornar o trabalho mais rápido e mais fácil. A limpeza das bandejas do forno é uma das tarefas mais desagradáveis a serem executadas.

A limpeza das bandejas do forno não precisa se tornar uma tarefa tediosa, longa e irritante. Existem alguns truques práticos e simples que facilitarão muito este trabalho. E, além disso, que se traduzirão em mais tempo de qualidade para compartilhar e desfrutar com a família e os amigos.

Em seguida, veremos alguns dos truques mais eficazes para limpar as bandejas do forno.

Truques eficazes para limpar as bandejas do forno

1. Vinagre e bicarbonato são ótimos para limpar o forno

Bicarbonato e vinagre para limpar as bandejas do forno

A mistura desses dois compostos produz uma reação que podemos usar para limpar as superfícies. O bicarbonato é um dos produtos mais utilizados para diferentes usos domésticos e pessoais. Neste caso, o vinagre e o bicarbonato são, em conjunto, extremamente eficazes para limpar as bandejas do forno rapidamente e sem maiores complicações.

Para obter um bom resultado, faça uma pasta adicionando em uma tigela:

  • 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres de sopa de vinagre e
  • 4 colheres de sopa de água quente.

É importante adicionar o vinagre aos poucos para evitar que muita espuma seja produzida. A consistência deve ser cremosa, se necessário, mais bicarbonato será adicionado.

Em seguida, coloque a massa no forno, especialmente nas bandejas e áreas onde está mais sujo. Por fim, deixe por várias horas e depois remova a pasta com a ajuda de uma esponja e spray de água.

2. Água quente para limpar bandejas do forno

Outra opção para limpar as bandejas do forno é removê-las e remover o excesso de gordura com papel absorvente. Em seguida, coloque água fervente com um pouco de detergente na máquina de lavar louça ou em um recipiente grande, coloque a bandeja e deixe de molho por uma ou duas horas.

Passado o tempo anterior, lave cuidadosamente com uma esponja ou pano e seque antes de voltar ao forno para terminar a limpeza.

Talvez te interesse ler também: 5 fórmulas para fazer seus próprios produtos de limpeza

3. Bandejas de vidro

As bandejas de vidro para o forno são geralmente as mais complicadas de se manter limpas e arrumadas. Especialmente porque elas costumam queimar.

Para limpá-los com eficácia, você deve mergulhar uma escova de dente velha em água com detergente e uma pitada de bicarbonato de sódio. Esta mesma pasta também deve ser aplicada na bandeja e com a escova vá fazendo movimentos circulares para remover a gordura.

Após a ação da escova de dentes, deixe a pasta de bicarbonato agir por 30 minutos. Por fim, com a ajuda de uma folha de alumínio, remova todo o excesso e continue a lavar como de costume.

4. Também é fácil limpar as bandejas do forno com limão

Limão para limpar as bandejas do forno

O limão é amplamente utilizado na limpeza de superfícies devido ao seu caráter ácido e à neutralização dos odores. O limão não só é eficaz para remover a gordura das bandejas. Além disso, também para eliminar os odores que se acumulam no forno. Para fazer isso, primeiramente adicione água à assadeira, o suco de um limão e a casca dele. Em seguida, ligue o forno e deixe agir por 20 ou 30 minutos e, por fim, retire a bandeja e lave-a como de costume.

5. Vinagre

O vinagre é um dos produtos mais utilizados para diferentes tarefas domésticas. É um desinfetante poderoso que ajuda a manter superfícies limpas e sem gordura.

Para este truque, três partes de água e uma de vinagre devem ser colocadas em um frasco de spray. Espalhe a água nas paredes e na bandeja do forno. Em seguida, deixe por alguns minutos e limpe com a ajuda de uma esponja.

Recomendamos ler ademais: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

6. Papel alumínio

Uma maneira prática e rápida de manter a bandeja do forno sempre limpa é cobrindo-a com papel de alumínio ou papel manteiga. Naturalmente, é importante considerar que a folha de alumínio pode afetar um pouco o sabor de certos alimentos como, por exemplo, o tomate.

Por todos os itens acima, este truque é especialmente recomendado quando você vai cozinhar alimentos que liberam muita gordura, que é difícil de remover.

7. Água oxigenada e bicarbonato

Agua oxigenada para limpar as bandejas do forno

A água oxigenada é um poderoso desinfetante que podemos usar para limpar o forno. Outra maneira muito eficaz de limpar as assadeiras é cobri-las com uma camada de bicarbonato de sódio, em cima de outra camada de água oxigenada e, por fim, outra camada de bicarbonato de sódio.

Deixe esta mistura trabalhar por aproximadamente duas horas. Em seguida, limpe com movimentos circulares com a ajuda de uma escova macia ou esponja. Por fim, lave com água e sabão, seque muito bem e pronto.

Com estes sete truques será muito fácil limpar as bandejas do forno sem que esta tarefa se torne uma verdadeira dor de cabeça. Além disso, na maioria dos casos, os ingredientes a serem utilizados são normalmente encontrados em casa, portanto, além de simples, esse truque é prático e favorece a economia.