7 coisas que você pode fazer com o papel alumínio e não sabia

Os usos que você pode dar ao papel alumínio são, muitas vezes, desconhecidos. Você pode aplicá-los à sua vida cotidiana para resolver vários problemas comuns. Descubra alguns deles!
7 coisas que você pode fazer com o papel alumínio e não sabia

Última atualização: 07 Janeiro, 2021

São muitas as funções e usos do papel alumínio na vida cotidiana. Por exemplo, pode ajudar a conservar alguns alimentos e fazer várias tarefas domésticas, incluindo ajudar a lavar e passar roupas.

A seguir, vamos falar sobre os possíveis usos desse elemento e também sobre os cuidados que devem ser levados em consideração durante o seu manuseio. Tudo pronto para anotar?

O papel alumínio e seus vários usos

Os diversos usos que você pode dar a esse papel vão desde devolver o corte a uma tesoura gasta até ser usado para fazer um bolo. Como tudo isso é possível? Em primeiro lugar, devemos entender algumas das propriedades que o tornam tão versátil:

  • Possui tolerância térmica, pois suporta as altas temperaturas como o congelamento.
  • É um condutor de eletricidade e calor (a parte fosca é a que retém o calor, enquanto a parte brilhante o rejeita).
  • É impermeável: não permite a passagem de água ou umidade.
  • É maleável e flexível.

Aviso sobre a toxicidade do papel alumínio

Um uso tradicional do papel alumínio é embrulhar alimentos durante o cozimento no forno. No entanto, um estudo de 2016 conduzido por pesquisadores da Universidade Juan Agustín Maza da Argentina detalha que o alumínio pode ser tóxico.

Especificamente, é explicado que pode haver uma migração do alumínio em direção aos alimentos, principalmente quando exposto ao calor. O acúmulo desse elemento pode favorecer o aparecimento de doenças crônicas como insuficiência renal, demência senil ou Alzheimer.

Essa não é a única fonte que descreve tais efeitos do papel alumínio. Um estudo de 2012 publicado no International Journal of Electrochemical Science sustenta essa afirmação, embora observe que a Organização Mundial da Saúde considera os valores dos resultados ‘inaceitáveis’.

Possíveis usos para o papel alumínio

Além do que foi comentado anteriormente em relação ao seu manuseio durante o contato com alimentos, devemos considerar também que o papel alumínio não pode substituir o tratamento médico dos problemas que listaremos a seguir. Se você tiver algum problema de saúde, vá ao médico.

1. Aliviar dores

Mulher com dor no pescoço

Sobre esse suposto uso do papel alumínio, existem diferentes posições. Em primeiro lugar, como mencionado antes, a exposição crônica ao alumínio – por exemplo, quando usado para cozinhar ou contido na água potável – produz respostas inflamatórias que são prejudiciais ao cérebro. Isso é confirmado por um estudo publicado no Journal of Neuroscience Research.

No entanto, há quem afirme que um determinado uso do papel alumínio pode ajudar a aliviar várias dores. Isso se deve ao fato de que o calor gerado pelo corpo permaneceria em contato com a pele por mais tempo, uma vez que o retém e o conduz.

De fato, fontes médicas como os Manuais Merck confirmam essa aplicação do calor para tratar a inflamação. No entanto, não se trata de calor corporal, e sim de uma fonte externa, geralmente projetada especificamente para fins terapêuticos.

Em última análise, é uma técnica popularmente difundida, mas sem evidências que a respaldem. A seguir, vamos descrever uma suposta forma de uso, mas deve-se ressaltar que não é aconselhável utilizar esse procedimento sem a aprovação prévia do profissional.

  • Corte o papel alumínio e cubra a área dolorida.
  • Sobre ele, coloque uma bandagem.
  • Deixe agir durante um tempo prudente e retire.

2. Passar roupas mais rápido

Mulher passando roupa

Com a finalidade de reduzir o tempo que se gasta passando roupas, algumas crenças recomendam colocar papel alumínio na tábua e as roupas por cima. Dessa forma, em teoria, você poderá passar os dois lados da roupa de uma só vez, já que o calor será refletido.

3. Removedor estático para lavar roupas

Muitas vezes as roupas são “perdidas" na máquina de lavar. Isso acontece devido à eletricidade estática que é gerada e faz com que as roupas fiquem presas umas à outras durante a secagem. Outro uso popularmente conhecido do papel alumínio é fazer três bolas de alumínio e colocá-las na máquina de lavar para eliminar completamente a estática, pois absorverá as cargas liberadas durante a lavagem.

4. Consertar uma conexão de pilha

Pode acontecer de alguns controles remotos não funcionarem bem apesar de terem pilhas novas. O que acontece é que depois de um tempo, as molas que seguram as baterias podem afrouxar e não se ajustam tão bem quanto antes.

Uma solução popularmente recomendada é adicionar um pequeno pedaço de papel alumínio entre a bateria e a mola. Por ser um bom condutor de eletricidade, ele permitirá a passagem da mesma, o que fará com que o controle funcione perfeitamente.

É necessário ter extremo cuidado no manuseio desses dispositivos, pois as pilhas podem liberar substâncias tóxicas que podem causar grandes danos à saúde, de acordo com artigo do MedlinePlus.

5. Afiar tesouras

Depende da frequência e da quantidade de uso, mas não é segredo que a tesoura vai perdendo o corte progressivamente. Ainda mais se você usá-la para cortar tecidos ou cabelos.

O que muitas pessoas recomendam fazer é o seguinte: pegar um pedaço de papel alumínio, dobrá-lo em três camadas e cortá-lo com a tesoura. Conforme você for cortando, notará que a tesoura vai recuperar o corte.

6. Molde para fazer bolos

Se você quiser fazer bolos com diferentes formas, como uma estrela, um coração, uma bola ou outro formato que você tiver em mente, e não quer gastar dinheiro em um molde que provavelmente não usará novamente, experimente fazer o seu próprio modelo usando o papel alumínio.

Você só precisa fazer o molde usando uma folha dupla para dar um pouco mais de firmeza. Por ser um bom condutor de calor, seu bolo ficará perfeito e do jeito que você gosta.

7. Selar um saco

Pode acontecer que você precise selar um saco para armazenar alimentos e que você tenha apenas os mais comuns. Não se preocupe, com um ferro de passar e papel alumínio, é possível fazer seu  próprio saco com selo hermético.

Tudo que você precisa fazer é colocar o alumínio onde você quer selar e passar o ferro sobre ele. Em poucos segundos, você terá seu próprio saco com um fechamento caseiro.

Faça um uso responsável do papel alumínio

Concluindo, é oportuno enfatizar a necessidade de se tomar os devidos cuidados para o uso desse elemento. É claro que apenas os adultos podem usá-lo das maneiras mencionadas acima, e as crianças não devem tentar.

Por fim, lembre-se de que esses usos podem te ajudar a sair de apuros, mas não são a solução definitiva para os problemas mencionados. Principalmente diante dos problemas de saúde, o melhor é recorrer a métodos comprovados e receber orientações de profissionais no assunto.

Pode interessar a você...
O uso do papel-alumínio para conservar alimentos é seguro?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O uso do papel-alumínio para conservar alimentos é seguro?

O uso do papel-alumínio é feito para muitas coisas na cozinha. Mas será que há riscos relacionados com seu uso? Confira conosco neste artigo.