7 coisas que você pode fazer com o papel alumínio

03 Dezembro, 2019
Os usos que você pode dar ao papel alumínio são tantos e tão variados que você não pode deixar de ser surpreendido e aplicá-los à sua vida diária. Descubra os 7 melhores.

São muitas as funções e usos do papel alumínio na cozinha. Ele nos ajuda a cozinhar alguns alimentos e também nos permite fazer com que eles durem mais tempo.

Seu uso, portanto, está aumentando. Suas folhas finas fazem este material flexível poder ser moldado e cobrir muitos objetos com facilidade.

Entre as principais funções que tem, ele proporciona um aumento na vida útil do consumo de alimentos, pois atua como uma barreira que impede a passagem da luz (que degrada gorduras), odores, bactérias e, fundamentalmente, não deixa que a comida ganhe nem perca umidade, conforme necessário. Também é usado para cozinhar vegetais, peixe e muitos outros alimentos.

Os vários usos do papel alumínio

No entanto, o papel alumínio apresenta muitas outras aplicações. Os seus usos são tão variados que eles vão desde afiar uma tesoura desgastada até aliviar dores nas articulações.

As principais propriedades que o tornam tão versátil são:

  • Tolerância térmica, pois suporta altas temperaturas e congelamento.
  • É um condutor de eletricidade e calor.
  • Higiênico.
  • Impermeável, não permite a passagem de água ou umidade.
  • Não é tóxico.
  • Resiste à corrosão.

1. Aliviar dores

O papel alumínio tem um grande poder anti-inflamatório, por isso ajuda a aliviar muitas doresIsso pode ser feito porque o calor gerado pelo corpo fica em contato com a pele por mais tempo, pois o papel alumínio o prende e o conduz.

Mulher com dor no pescoço

Você pode aplicá-lo em qualquer área do corpo, proporcionando resultados em múltiplas articulações, músculos e até mesmo ajuda na cicatrizaçãoPara isso, você deve fazer o seguinte:

  • Corte o papel alumínio e cubra a área dolorida.
  • Sobre ele, coloque uma gaze e faça um “curativo”
  • Deixe durante toda a noite.
  • Repita por 12 dias.

2. Passar roupas mais rápido

Mulher passando roupa

Se você quiser reduzir o tempo que gasta passando roupas para realizar outras tarefas, tudo que você precisa fazer é colocar a folha de alumínio na tábua e as roupas por cima. Desta forma, você pode passar os dois lados da roupa de uma só vez, já que o calor será refletido.

3. Removedor estático para lavar roupas

Muitas vezes as roupas são “perdidas” na máquina de lavar. Isto acontece devido à eletricidade estática que é gerada e faz com que as roupas fiquem presas umas à outras durante a secagem. Mesmo que você não acredite, fazer três bolas de alumínio com 5 cm de diâmetro cada e colocá-las na máquina de lavar terá dois resultados incríveis:

  • Você eliminará completamente a estática, pois absorverá as cargas liberadas durante a lavagem.
  • As roupas vão secar mais rápido.
Máquina lavando roupas

4. Consertar uma conexão da bateria

Pode acontecer de alguns controles remotos não funcionarem bem apesar de terem baterias novas. O que acontece é que depois de um tempo, as molas que seguram as baterias podem afrouxar e não se ajustam tão bem quanto antes.

A solução é adicionar um pequeno pedaço de papel alumínio entre a bateria e a mola. Por ser um bom condutor de eletricidade, ele permitirá a passagem da mesma, o que fará com que o controle funcione perfeitamente.

5. Afiar uma tesoura

Depende da frequência e quantidade de uso, mas não é segredo que a tesoura vai perdendo o corte progressivamente. Ainda mais se você usá-la para cortar tecidos ou cabelos. O que você deve fazer é o seguinte: pegue um papel alumínio, dobre-o em três camadas e corte com uma tesoura. Conforme estiver cortando, você notará que a tesoura vai recuperar o corte.

6. Molde para fazer bolos

Se você quiser fazer bolos com diferentes formas, como uma estrela, um coração, uma bola de rugby ou outro formato que você tenha em mente, e não quer gastar dinheiro em um molde que provavelmente não usará novamente, não hesite em fazer o seu próprio modelo usando o papel alumínio.

Você só precisa fazer o molde usando uma folha dupla para dar um pouco mais de firmeza. Por ser um bom condutor de calor, seu bolo ficará perfeito e do jeito que você gosta.

7. Selar um saco

Pode acontecer que você precise selar um saco para armazenar alimentos e que você tenha apenas os mais comuns. Não se preocupe, com um ferro de passar e papel alumínio, é possível fazer seu  próprio saco com selo hermético.

Tudo que você tem a fazer é colocar o alumínio onde você quer selar e passar o ferro sobre ele. Em poucos segundos, você terá seu próprio saco com um fechamento caseiro.

O que você achou desses usos do papel alumínio? O dia em que você menos esperar, ele vai salvá-lo de algum apuro!

  • Yesica Yamila Corbalán. 2016. Efecto tóxico del aluminio por migración en diferentes preparaciones alimentarias. Universidad Juan Agustín Maza, Mendoza. http://repositorio.umaza.edu.ar/bitstream/handle/00261/615/CA_Poster_Salud_Corbalan_2016.pdf?sequence=1
  • Loreto Suay Llopis y Ferran Ballester Díez. REVISIÓN DE LOS ESTUDIOS SOBRE EXPOSICIÓN AL ALUMINIO Y ENFERMEDAD DE ALZHEIMER. Escola Valenciana d’Estudis per a la Salut (EVES). Unidad de Epidemiología y Estadística. Consellería de Sanidad. Generalitat Valenciana. https://www.scielosp.org/article/resp/2002.v76n6/645-658/es/#
  • Bassioni, Ghada & Mohammed, Fathia & Al Zubaidi, Isam & Kobrsi, Issam. (2012). Risk Assessment of Using Aluminum Foil in Food Preparation. International journal of electrochemical science.
  • Campbell, A., Becaria, A., Lahiri, D., Sharman, K. and Bondy, S. (2004), Chronic exposure to aluminum in drinking water increases inflammatory parameters selectively in the brain. J. Neurosci. Res., 75: 565-572. doi:10.1002/jnr.10877
  • Alex Moroz. 2017. Treatment of Pain and Inflammation. Merck Manuals. https://www.merckmanuals.com/home/fundamentals/rehabilitation/treatment-of-pain-and-inflammation#v713703
  • Intoxicación con pilas. MedlinePlus. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/002805.htm