Como perder peso com o farelo de linhaça?

· 31 de dezembro de 2018
A linhaça tem muitos benefícios e um deles é ajudar na perda de peso. Saiba mais sobre isso neste artigo.

Você já conhece todos os grandes benefícios da linhaça moída? Pelo menos sobre grande parte deles, sem dúvida, você já ouviu falar.

Trata-se de um dos alimentos mais populares dos últimos anos, que dispõe de incríveis propriedades nutricionais e, como se fosse pouco, atua como um suplemento mais do que ideal para quem quer perder peso.

Então, você gostaria de saber mais a respeito? Não se preocupe, é para isso que preparamos o artigo de hoje!

Propriedades da linhaça em prol do emagrecimento

Em primeiro lugar, a linhaça é um grão. É uma fonte natural de ômega-3, antioxidantes, vitaminas e minerais que advém da própria planta, o linho.

Ela é originária do Egito e consumida em praticamente todo o mundo, o que torna fácil encontrá-la em forma de óleos, a própria semente e também moída.

Para quem quer emagrecer, o mais ideal para aproveitar as propriedades desse grão incrível é utiliza-la em pó, ou, em sua forma moída.

Se acaso você está se perguntando o por quê, a resposta é simples, porquê o óleo de linhaça tende a se oxidar e possui um alto teor de gorduras insaturadas, assim, é sempre melhor comprar o grão integral para depois, moer em casa. Não tem segredo!

Benefícios para a saúde

Sementes prontas para fazer linhaça moída

  • A linhaça é uma excelente fibra dietética que não devemos deixar passar em branco. É muito fácil consumi-la diariamente ao incluí-la em nossas refeições diárias;
  • É justamente essa fibra solúvel que nos permite regular a tensão arterial, diminuir os níveis de açúcar no sangue, inflamações e, além disso, proteger nossa flora bacteriana para que os nutrientes sejam melhor absorvidos;
  • A linhaça dispõe de Ômega-3, que é um ácido graxo essencial para a nossa saúde. Trata-se de um ácido linoleico básico para formar eicosanoides anti-inflamatórios. E para que isso serve? Combater e prevenir artrite, eczemas e asma, por exemplo;
  • Um dos usos mais conhecidos é, sem dúvida, como alternativa natural para tratar a prisão de ventre. Nesse caso, a melhor opção é consumi-la moída e acompanhada por muita ingestão de líquidos;
  • Estudos demonstraram que a linhaça pode nos ajudar a tratar a diverticulite, porém, em um estágio inicial;
  • É um excelente desintoxicante, e por isso nos ajuda a limpar os intestinos;
  • Reduz o colesterol e nos permite proteger nossas células, evitando coágulos, derrames e arritmias;
  • A linhaça é muito boa para tratar os efeitos da menopausa, pois possui um bom teor de flavonoides;
  • Além de tudo isso, a linhaça é rica em vitamina B, magnésio, manganês, fósforo e tiamina, e tudo isso sem apenas uma única caloria!

Linhaça moída para perder peso

A linhaça moída ajuda a perder peso

Fazer uso da linhaça moída nos permitirá em primeiro lugar, obter uma boa sensação de saciedade no estômago, além de regular nosso organismo e nos oferecer os nutrientes necessários.

Quando moída, contém propriedades ideais para quem quer perder peso, principalmente por seus elementos capazes de eliminar as gorduras, seu teor em fibras que nos sacia da maneira ideal e seu alto teor de ômega-3, excelente para digerir as gorduras, eliminando o excesso desnecessário.

Leia também: Uma dieta efetiva para reduzir o abdômen

Mas, como consumir a linhaça moída?

Linhaça moída na salada

É muito fácil. A linhaça moída (ou em pó) pode ser adicionada a saladas e outros alimentos, ou inclusive dissolvida em água ou sucos para tomar em jejum.

Em muitas receitas é comum utilizar a linhaça como substituta dos ovos, para isso, basta adicionar uma colher de sopa de linhaça e três de água para cada ovo que se usaria na receita.

É importante lembrar que a linhaça moída reduz o tempo de cozimento dos alimentos, ou seja, eles cozinham mais rápido.

Leia também: 8 razões para evitar a comida processada

A seguir, daremos alguns exemplos de como usar a linhaça moída. Lembre-se que graças a sensação de saciedade que proporciona e ao seu alto teor de nutrientes, será possível abandonar o hábito de comer entre horas ou entre as refeições. Assim, comeremos apenas aquilo que precisamos, sem encher muito o prato.

O mais importante é manter uma dieta equilibrada, com fibras, proteínas, vegetais e frutas. Adicionando a linhaça sempre que possível.

Dicas de como usar a linhaça

  1. A linhaça moída pode ser adicionada ao suco de laranja no café da manhã. O ideal é utilizar duas colheres de sopa para um copo de suco;
  2. Na salada de frutas, adicione duas colheres de sopa;
  3. Uma deliciosa opção é preparar uma vitamina saborosa a base de leite de aveia, uma maçã, um pouquinho de canela e duas colheres de sopa de linhaça. Ela também é ideal para começar o dia com energias e saúde;
  4. Outra opção é preparar um bom sanduíche utilizando pão integral, fatias de abacate e uma fatia de peito de peru. Adicione uma colher de sopa de linhaça em pó. Sem dúvida você achará delicioso!
  5. Se, por exemplo, você quiser empanar um frango ou um peixe, uma ótima opção será utilizar a linhaça para isso, afinal, como dito antes, ela acelera o processo de cozimento e dá ótimos resultados quanto ao sabor. Assim, ela adicionará mais valor nutritivo ao prato e fará com que você se sinta mais saciado(a) sem a necessidade de comer qualquer outra coisa entre as refeições;
  6. Quando preparar alguma salada, opte por utilizar a linhaça para temperá-la. É possível preparar, por exemplo, uma salada de espinafre com pedacinhos de abacaxi e frango, uma noz e uma pitada de suco de limão, por fim, utilize uma colher de sopa de linhaça moída por cima da salada.
    Algumas pessoas preferem, por exemplo, temperá-la com óleo de linhaça, mas, como já dissemos essa opção é muito mais calórica. Assim, a melhor opção é utiliza-la moída. Logo será possível notar ótimos resultados.