Como motivar seu filho a comer  

Você quer que seu filho sempre coma sua comida? Talvez você precise entender como são os hábitos alimentares do seu filho. Continue lendo e descubra o que o beneficia e o que não.
Como motivar seu filho a comer   

Última atualização: 16 Maio, 2021

A primeira coisa que você deve saber é que motivar seu filho a comer é simples. Uma das necessidades mais importantes na vida de uma pessoa é a alimentação. Na infância é muito importante alimentar bem o seu filho, já que é um estágio em que a criança concebe os hábitos que vai colocar em prática por toda a sua vida.

É muito comum que seu filho não goste de um determinado tipo de alimento, por isso é essencial que você cultive sua imaginação. Coisas como jogos, oferecer prêmios, ou criatividade ao servir o prato são aspectos que ajudam seu filho a se familiarizar com a comida de forma divertida e saudável.

Formas de motivar seu filho a comer

Um aspecto muito importante na rotina alimentar do seu filho é o ambiente em que cada refeição é servida. Um momento de tranquilidade faz a criança associar o jantar com um momento agradável. Você deve se esforçar para criar um cenário harmônico, incluir música tranquila e acender as luzes. Continue lendo e você encontrará mais dicas!

Você não deve forçá-lo

A primeira virtude que você deve ter como mãe é a paciência. Poucas coisas dão certo na primeira tentativa. Os seres humanos, por natureza, têm um ponto de saciedade.

Este ponto é como o topo da capacidade que cada um tem para comer, como aponta essa informação da Clínica Mayo. Portanto, se você forçar seu filho a comer, ele ficará perturbado, o que pode causar problemas de longo prazo, como obesidade.

Formas de motivar seu filho a comer

Pergunte ao seu filho o que gosta de comer e o que não

A comunicação entre mãe e filho é essencial. Se desde pequeno você forja um relacionamento íntimo com ele, será ótimo vê-lo crescer confiando plenamente em você. Claro, o mundo da culinária não escapa dessa confiança.

Pergunte ao seu filho que comida ele prefere, e tente misturá-la com alguns vegetais que você sabe que ele não gosta. Tente criar um meio-termo onde você possa motivar seu filho a comer.

Espere até que ele esteja com fome

Embora você deva estabelecer um tempo e uma hora para comer em família, não deve forçar seu filho a comer se ele não estiver com fome. Geralmente, as crianças, por distração ou por pouco interesse, tendem a esquecer seu apetite.

Para isso, quando a hora de comer se aproximar, pergunte se ele está com fome e mencione o que você preparou. Desta forma você despertará seu apetite e este irá para a mesa com entusiasmo.

Prepare receitas para crianças para motivar seu filho a comer

Se você quiser motivar seu filho a comer, as receitas para as crianças são ideais. Como dissemos antes, a criatividade e a engenhosidade são tudo no papel de mãe.

As receitas são uma estratégia perfeita para introduzir novos alimentos na dieta do seu filho. Se seu filho não gosta de brócolis, por exemplo, que tal adicionar um pouco de queijo? Desde que todos os nutrientes do prato estejam equilibrados, é claro.

Como motivar seu filho a comer : Faça receitas para crianças

Como bônus você pode incluir o pequeno na preparação da receita. Isso, conforme evidenciado por este estudo publicado na revista Appetite, ajuda a aumentar a autoconfiança e estimular o consumo de frutas e verduras, uma vez que a criança participa de todo o processo.

Apresente os pratos de uma forma divertida

Costuma-se dizer que os seres humanos comem com os olhos, e adoramos ver um prato bem apresentado. Acontece em restaurantes e na vida real. Além disso, lembre-se de que as crianças são muito criativas.

Introduza um novo alimento de uma forma divertida, de acordo com os seus gostos. Se ele for apaixonado por dinossauros, desenhe um T-Rex com a carne. Se for uma menina, vai adorar uma cenoura na forma de uma coroa de princesa. Você só precisa inovar.

Dê recompensas depois de cada refeição

A rotina diária de seu filho deve ser reconhecida com pequenas atitudes. Com isso, não queremos dizer que você use de chantagem, mas sim para ensinar que todo esforço tem sua recompensa. Na hora das refeições, prometa que você preparará sua sobremesa favorita, ou que terá uma tarde de filmes quando terminar.

Como motivar seu filho a comer: Dê recompensas depois de cada refeição

O ideal é que ambos aprendam a negociar seus interesses. A motivação para alcançar os objetivos é uma tática essencial na criação de seu pequeno. Hoje pode atendê-lo em seus hábitos alimentares, e amanhã será útil no seu dia a dia.

Quando se trata de motivar seu filho a comer…

Se você seguir as recomendações indicadas aqui, motivar seu filho a comer será fácil para você. Para que seu pequeno seja saudável deve estar motivado a comer tudo o que seu corpo precisa. Todos os dias, tente gravar esse conceito na sua mente, e à medida que crescer, ele aplicará esses costumes consigo mesmo, e com as pessoas ao seu redor.

A fusão entre a paciência e a criatividade será o pilar do seu sucesso como mãe. Diversão é o segredo de criar um filho. No entanto, se você já tentou essas dicas e mesmo assim seu filho não tiver apetite, o melhor é que você vá a um especialista para descartar problemas relacionados à alimentação.

Pode interessar a você...
7 conselhos de alimentação para crianças de 3 anos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 conselhos de alimentação para crianças de 3 anos

Levando em consideração que não vale improvisar, a seguir queremos compartilhar os melhores conselhos de alimentação para crianças de 3 anos.