Remédios naturais e eficazes para crianças sem apetite

É preciso confirmar com o pediatra se a falta de apetite das crianças não se deve a um problema médico, pois nesse caso teremos de recorrer a um especialista para obter um diagnóstico.

As crianças sem apetite causam uma grande preocupação para os pais, que não sabem o que fazer para solucionar este problema.

Além disso, em muitos casos isso também pode gerar estresse na própria criança, que acaba por comer por obrigação mais do que gostaria. A chave está em aumentar o apetite da criança de forma natural.

Descubra neste artigo os remédios que estimularão a fome do pequeno inapetente para que coma tudo o que seu organismo necessita, sem ter que ser obrigado a isso.

Por que a criança não come?

Muitas crianças têm fases em que sentem pouco apetite durante a infância. Em alguns casos, são questões que duram pouco tempo, como durante viagens ou em fases de mudança. No entanto, às vezes essas fases podem durar muito e causar perda de peso, o que gera uma grande angústia para os pais.

Essas são as possíveis causas da falta de apetite de uma criança:

  • Intolerâncias alimentares: Em alguns casos, quando a criança tem pouco apetite somente em relação a alguns alimentos, é possível que tenha alguma intolerância a eles.
    • Isso pode acontecer com o leite, o trigo ou as oleaginosas, por exemplo. É preciso averiguar se a criança tem algum tipo de problema digestivo.
  • Anemia: um déficit de ferro pode fazer com que o pequeno tenha pouco apetite. Neste caso, devemos garantir que sua alimentação seja completa e equilibrada.
    • Nós também podemos aumentar a quantidade de alimentos ricos neste mineral na dieta da criança.
  • Parasitas intestinais: São muito comuns nas crianças, já que elas levam as mãos à boca com facilidade. No entanto, seus sintomas podem passar despercebidos ou ser confundidos com outras doenças.
    • O nervosismo, as pupilas dilatadas e a coceira na ponta do nariz ou no ânus são outros sintomas de parasitose.
  • Questões emocionais: Não devemos descartar nunca os distúrbios emocionais como causadores de uma doença. Neste caso, por exemplo, uma situação familiar complicada ou qualquer problema no ambiente em que a criança vive pode afetar seu apetite.
  • Outras doenças: Se a perda de apetite se prolonga ou é excessiva, devemos consultar um médico para realizar os exames necessários. Dessa forma, descartaremos qualquer doença.

Antes de dar à criança alguma medicação, devemos ter em conta que algumas delas têm efeitos colaterais nocivos. Por este motivo, recomendamos optar primeiro por remédios naturais e uma dieta e estilo de vida equilibrados.

Dicas para lidar com crianças sem apetite

1. Pólen

Pólen

O pólen é um superalimento que vai solucionar os possíveis déficits nutricionais da criança como, por exemplo, a anemia.

Para aproveitar seus benefícios, devem consumi-lo moído e antes das refeições, na dose adequada para a sua idade.

2. Levedura nutricional

A levedura nutricional, rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, é um excelente estimulante do apetite. Além disso, é um suplemento ideal para favorecer um bom desenvolvimento físico e mental.

3. Milefólio

Chá de milefólio

O milefólio é uma planta medicinal que estimula o apetite e favorece a digestão.

Além disso, previne e elimina parasitas intestinais, que podem ser a causa da perda de apetite.

4. Alfafa

A alfafa é um alimento muito saudável, com um alto poder alcalinizante, o que nos ajuda a prevenir vários problemas de saúde.

Além de aumentar o apetite, também combate a acidez e previne úlceras gástricas.

5. Receitas originais

Grão-de-bico

Um conselho para que a criança coma consiste em testar novas receitas que sejam atraentes e divertidas. Podemos até mesmo fazer formas ou desenhos criativos com os alimentos no prato.

Se a criança não quer comer leguminosas, peixe ou vegetais, por exemplo, tentaremos elaborar recheios ou massas com estes ingredientes.

Uma boa ideia para que comam leguminosas é a farinha de grão-de-bico.

6. Ajudar na cozinha

As crianças têm que participar da preparação dos pratos, adaptando a maneira como ajudam à sua idade.

Assim, será mais fácil aumentar o seu apetite e fazer com que queiram comer depois que as receitas estiverem prontas.

7. Atividade física

Praticar esportes em família

Um dos grandes problemas das crianças de hoje em dia é que o seu estilo de vida é muito mais sedentário do que antigamente.

Isso acontece por causa das novas tecnologias, da vida nas cidades ou do excesso de trabalho dos pais. É fundamental que elas brinquem e façam atividades dinâmicas todos os dias.

Recomendados para você