Como limpar sapatos de camurça?

27 Junho, 2020
A camurça é um dos materiais mais utilizados para a fabricação de calçados. Trata-se de um material que requer cuidados específicos diariamente. Saiba como manter esses sapatos em boas condições.

A camurça é um dos materiais mais utilizados na fabricação de calçados, carteiras e roupas em geral. É um material feito de couro de vaca, embora sua fabricação também possa usar pele de cabra, ovelha ou veado. Muitas pessoas têm dificuldades para limpar sapatos de camurça e não sabem bem como fazer isso.

A camurça é um tecido macio, muito agradável ao toque e semelhante ao veludo. Apesar do passar dos anos, os sapatos de camurça nunca saem de moda. Eles são considerados sapatos elegantes e adequados para todas as ocasiões. Quando novos, eles parecem espetaculares, mas a camurça é um material delicado que fica sujo e se deteriora facilmente.

Para que isso não aconteça e para que possamos usufruir de nossos sapatos de camurça por um longo período de tempo, é necessário um cuidado especial. A camurça não pode ser limpa com nada, pois existe o risco de danificá-la. A seguir, veremos algumas recomendações para limpar sapatos de camurça.

Dicas para limpar sapatos de camurça

Aplique um protetor antes de usá-los

Como cuidar dos sapatos de camurça
Antes da primeira utilização, a aplicação de sprays à prova d’água protege o tecido da umidade e da sujeira.

A primeira coisa a fazer para cuidar dos sapatos de camurça é borrifá-los com um protetor em spray antes de usá-los pela primeira vez. No mercado, podemos encontrar muitos produtos desse tipo. Trata-se de um protetor que nos ajudará a impermeabilizar nossos sapatos, para que não manchem se molharem na chuva.

O protetor também ajudará a manter a cor original do material e impedirá que as manchas e a sujeira penetrem no tecido. Para que este produto seja eficaz, é essencial colocá-lo antes do primeiro uso, quando os sapatos são novos. Caso contrário, em vez de proteger a camurça, ele poderá fixar a sujeira que já está presente.

Leia também: Sapatos brilhantes com produtos caseiros

Uma escova especial para limpar os sapatos de camurça

Para limpar os sapatos de camurça, é essencial ter uma escova especial. Geralmente, ela pode ser comprada na mesma loja onde os sapatos são vendidos ou em qualquer loja especializada em sapatos de camurça. É uma escova macia que não danifica este tecido delicado.

Cada fabricante tem suas próprias instruções e estas devem ser seguidas cuidadosamente. Assim, é melhor testar escovando suavemente uma pequena área do sapato que não seja muito visível, para garantir que a escova seja a apropriada para ele.

Limpar sapatos de camurça
Com uma escova macia, você poderá remover a sujeira dos sapatos de camurça com facilidade.

A escova deve ser usada nos sapatos secos. Assim, será mais fácil remover a poeira e qualquer tipo de sujeira que tenha se fixado na camurça. Se os sapatos não estiverem muito sujos, a aparência original já será recuperada apenas escovando toda a superfície com cuidado, sempre na mesma direção.

Se o desgaste for mais do que sujeira, será necessário esfregar com a escova um pouco mais intensamente. Para que o resultado seja bom, é essencial que a escova esteja limpa, principalmente se o sapato for de camurça clara. É por isso que, após a limpeza dos sapatos de camurça, você deve sempre lavar cuidadosamente a escova antes de guardá-la.

Você pode se interessar: Como limpar sapatos de couro: 5 conselhos úteis

Truques para limpar manchas nos sapatos de camurça

Limpar a sujeira dos sapatos
Use esses truques de limpeza e mantenha seus sapatos de camurça como novos.

Para limpar manchas nos sapatos de camurça, a primeira coisa a fazer se a mancha estiver fresca é secá-la imediatamente com papel absorvente. Desta forma, a mancha será impedida de se espalhar pela superfície do sapato.

Entretanto, quando a mancha está seca, a melhor maneira de limpá-la é usar uma borracha branca. A borracha deverá ser esfregada suavemente na área manchada do sapato até a mancha desaparecer. Depois que a mancha tiver desaparecido, uma toalha seca deverá ser usada para restaurar a homogeneidade da superfície do sapato. Também é importante executar esta etapa suavemente.

Se, apesar de todos esses truques de limpeza, a mancha não desaparecer, você pode recorrer ao vinagre, um ótimo aliado da limpeza de casa. Para fazer isso, você deve usar um pano limpo umedecido em vinagre e pressionar suavemente a superfície suja do sapato. Não é necessário esfregar, basta pressionar com movimentos leves.

Além disso, o bicarbonato de sódio também pode ser muito útil para a limpeza de manchas nos sapatos de camurça. Apenas espalhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha seca e deixe agir por cerca de duas horas. Após esse período, o produto deve ser removido escovando o sapato suavemente com uma escova especial para camurça.

  • Lucila Valencia de la Mora. Limpieza de zapatos de gamuza. Extraído de: https://www.conevyt.org.mx/educhamba/pdfs/aseo_calz/aseo_cal_gamu.pdf
  • mueblesverito. Cómo limpiar y mantener un sillón de gamuza. Extraído de: http://files.mueblesverito.webnode.es/200000058-c292bc38e6/C%C3%93MO%20LIMPIAR%20Y%20MANTENER%20UN%20SILL%C3%93N%20DE%20GAMUZA.pdf
  • Insht.es. Cueros, pieles y calzado. Extraído de: http://www.insht.es/InshtWeb/Contenidos/Documentacion/TextosOnline/EnciclopediaOIT/tomo3/88.pdf