Como limpar prata com bicarbonato de sódio

Limpar prata com bicarbonato de sódio? É possível, além da combinação do produto com outras substâncias que potencializam o efeito e devolvem o brilho a este precioso metal. Neste artigo ensinaremos todas as opções para fazer isso.
Como limpar prata com bicarbonato de sódio

Última atualização: 02 junho, 2022

Nada é mais incômodo do que ver as suas joias e utensílios opacos ou pretos; mais ainda quando você planejava usá-los imediatamente. É por isso que queremos te ensinar a limpar prata com bicarbonato, deixando a sensação de opacidade e velhice no esquecimento, sem gastar demais e eliminando as bactérias presentes.

Depois de experimentar esses truques, você não verá o bicarbonato de sódio com os mesmos olhos, pois os resultados são impressionantes, principalmente em peças pequenas de prata, como brincos e anéis. Além disso, também revelaremos o segredo para potencializar suas propriedades.

Que reação faz com que a prata fique preta?

Essa película preta que faz a prata parecer suja e sem brilho é produzida por uma reação normal desse metal precioso. Por haver uma concentração de enxofre no ar e na pele, o contato de ambos acelera o aparecimento desse resíduo conhecido como sulfeto de prata.

Por isso, um dos aliados mais importantes do bicarbonato na limpeza da prata é o alumínio. Isso porque o enxofre tem mais afinidade com esse metal e, ao se aproximar, o libera com a ajuda do bicarbonato com água quente.

Como limpar a prata com bicarbonato de sódio?

Já te contamos um dos truques mais famosos e infalíveis para limpar os seus objetos de prata. No entanto, a seguir mostraremos como realizar o processo passo a passo e quais outros métodos você pode usar.

Bicarbonato de sódio em uma tigela.
O bicarbonato não é usado apenas em residências, mas também na indústria da prata.

Bicarbonato de sódio com água quente

Mesmo esse sendo o método mais fácil e barato, os resultados da limpeza da prata são surpreendentes. O passo a passo é o seguinte:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é forrar o interior de um recipiente fundo com papel alumínio.
  • Despeje água quente e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio nele.
  • Coloque os objetos de prata que você deseja limpar dentro do recipiente e mexa com uma colher de pau.
  • Ao vê-los brilhando, retire-os e seque com um pano limpo. Dessa forma, você pode obter ainda mais brilho.

Pasta de bicarbonato

Fazer esta pasta é muito fácil, e facilita a limpeza das peças de prata quando você não tem alumínio à mão. Você deve prepará-la da seguinte maneira:

  • Coloque um quarto de xícara de bicarbonato de sódio em um recipiente e adicione um pouco de água.
  • Misture até formar uma pasta homogênea.
  • Espalhe essa pasta em um pano limpo ou esponja e aplique diretamente nos utensílios. Você precisará esfregá-los muito bem, e se a mancha for difícil de remover, você precisará deixar o objeto na pasta por um tempo antes de limpá-lo com água morna.

Como potencializar o efeito do bicarbonato?

Como você deve ter notado, o bicarbonato de sódio por si só é capaz de fazer a sua prata brilhar. No entanto, existem outros ingredientes que podem ajudar potencializar esse efeito. Estas são algumas das preparações mais comuns:

Bicarbonato de sódio com vinagre branco

O vinagre branco é conhecido pela sua ação desinfetante e desengordurante, por isso é muito comum tê-lo em casa e dar a ele diferentes usos. Bem, junto com o bicarbonato você obterá bons resultados na limpeza dos objetos de prata.

  • Despeje um quarto de xícara de vinagre branco em um recipiente.
  • Aos poucos, adicione o bicarbonato de sódio: cerca de 10 gramas.
  • Assim que o bicarbonato se dissolver, coloque os objetos dentro e deixe-os lá por alguns minutos enquanto a mistura age sobre eles.
  • Retire-os e com a ajuda de um pano completamente seco, e obtenha o brilho desejado.

Bicarbonato de sódio com limão

Outra combinação perfeita com resultados impressionantes em objetos de prata é a de bicarbonato de sódio com limão. Seu uso é recomendado nas peças que possuem detalhes e onde o sulfeto de prata parece impossível de remover. Veja o que você deve fazer para obter os esses benefícios:

  • Coloque a água quente e o bicarbonato de sódio em um recipiente de alumínio.
  • Adicione os objetos a serem limpos e deixe-os lá por cerca de 60 minutos.
  • Retire as peças que precisam de um reforço na limpeza e aplique o sumo de limão sobre elas.
  • Você verá como o enxofre ficará verde e começará a desaparecer.
  • Lave com água morna e seque com um pano seco para aumentar o brilho.
Lave as joias com bicarbonato de sódio.
A combinação de bicarbonato de sódio com outras substâncias, como vinagre ou limão, potencializa seus efeitos.

Bicarbonato de sódio com sal

Essa mistura é fundamental nos casos extremos em que a prata não ganha brilho apenas com o bicarbonato. Recomenda-se usá-la em peças que não são limpas há muito tempo. Você deve fazer o seguinte:

  • Prepare o recipiente de alumínio com água quente, bicarbonato de sódio e sal. Você deve usar um quarto de xícara de cada ingrediente para um litro de água.
  • Coloque os objetos a serem limpos dentro do recipiente com a mistura.
  • Deixe-os por cerca de 60 minutos ou até perceber que estão brilhantes.
  • Retire as peças e limpe com um pano seco.

Anime-se a limpar a prata com bicarbonato

Como você pode ver, limpar prata com bicarbonato de sódio é seguro. Tanto que esse método simples é utilizado em processos industriais e na produção das próprias peças de prata, com o objetivo de branqueá-las, ou seja, deixá-las limpas após a fabricação.

Embora o bicarbonato de sódio e seus intensificadores sejam geralmente infalíveis, no caso de sua joia continuar suja, você deve consultar um joalheiro profissional para estabelecer quais outros métodos podem corrigir esse aspecto.

Pode interessar a você...
Saiba o motivo pelo qual seus ouvidos ficam infectados se você usar brincos que não são de ouro
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Saiba o motivo pelo qual seus ouvidos ficam infectados se você usar brincos que não são de ouro

As mulheres costumam adorar brincos, no entanto, algumas têm que lidar com alergias desconfortáveis causadas pelo níquel.



  • Arias Flores, Andrea Ivonne. Evaluación a nivel laboratorio, de la acción desinfectante y desengrasante del vinagre sintético blanco al 4%, con vida de anaquel caducada, como sustituto a productos químicos comunes. Tesis de grado en internet. Universidad de San Carlos de Guatemala, 2019. Disponible en: http://www.repositorio.usac.edu.gt/13971/
  • Pasántez, María I. Plan de exportación de joyas en plata, caso aplicado a Isabel López Joyería. Tesis de grado en internet. Escuela de Estudios Internacionales de Ecuador, 2016. Disponible en: http://201.159.222.99/bitstream/datos/6332/1/12506_esp.pdf
  • T. España, V. Montiel, M. López-Segura, A. Aldaz. Limpieza y restauración electroquímica de objetos arqueológicos metálicos. Disponible en: https://core.ac.uk/download/pdf/16358218.pdf
  • Drake D. Antibacterial activity of baking soda. Compend Contin Educ Dent Suppl. 1997;18(21):S17-21;quiz S46. PMID: 12017929. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12017929/