Como limpar joias oxidadas

29 Maio, 2020
Dê uma nova vida às suas joias usando produtos que você tem em casa para remover a ferrugem. Você ficará surpresa com os resultados!

Suas joias favoritas têm traços de oxidação? Respire fundo e relaxe, porque isso não é algo que não possa ser consertado com um pouco de habilidade e paciência. Neste artigo, compartilharemos algumas táticas para limpar joias oxidadas e fazer com que elas pareçam novas. Não perca!

Cuidados com as suas joias

Preste atenção às dicas que apresentaremos abaixo para fazer com que suas joias durem muito mais tempo em excelentes condições.

Dicas para limpar joias oxidadas

Atualmente, há muitos truques caseiros que permitem remover vestígios de oxidação das joias sem a necessidade de recorrer a produtos abrasivos (e caros). Continue lendo para descobrir diferentes idéias que podem ajudá-la a deixar suas joias como novas sem gastar nada!

Leia também: Como fazer um detergente ecológico com bórax e bicarbonato de sódio

1. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um ótimo aliado na limpeza, incluindo também a remoção da oxidação das joias.

O bicarbonato de sódio é um daqueles produtos que não podem faltar em casa. Este mineral é perfeito para limpar todos os tipos de superfícies, de bancadas a manchas de roupas e, é claro, também pode ser usado para remover a oxidação das joias!

Molhe um pano e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódioEsfregue a joia com cuidado, enxágue e seque bem. Repita o processo quantas vezes for necessário.

Nota: Esta opção não é adequada para jóias de ouro, pois pode danificar a cor.

2. Creme dental

Este é o truque da vovó e funciona perfeitamente! Polir seus colares e outras peças de metal com pasta de dente e com a ajuda de um pano é uma boa ideia. Enxágue e depois enxugue a joia com um pano seco para remover a umidade e dar brilho.

3. Aspirina

Aspirinas
A aspirina efervescente pode ajudar a remover a oxidação das suas joias.

Pegue um copo de água e coloque duas aspirinas efervescentes dentro. Mergulhe suas joias na mistura e deixe-as repousar por cerca de 10 minutos. Ao remover as peças, não haverá mais vestígios de oxidação!

4. Coca-Cola

A Coca-Cola é outra excelente opção para remover a oxidação das joias. O processo é tão fácil quanto mergulhar as joias em um copo de Coca-Cola e esperar alguns minutos. Em seguida, esvazie o copo e simplesmente faça um polimento em cada peça com um pano.

Nota: Não use esta receita para limpar joias de ouro, pois isso poderá afetar a aparência da peça.

5. Bicarbonato de sódio e vinagre

Se a oxidação for muito resistente, tente misturar um pouco de vinagre branco com uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma tigela. Quando você começar a ver bolhas, mergulhe suas joias por alguns minutos. Retire, seque com um pano e pronto!

Leia também: 6 coisas que você não deve limpar com vinagre branco

Prevenção para evitar danos às joias

Cuidados com as joias
As joias também podem ser afetadas pela umidade.

Agora que suas joias estão brilhando novamente e sem vestígios de oxidação, você deve começar a cuidar bem delas! Para evitar que escureçam e percam o brilho, você pode tomar algumas precauções simples:

  1. Evite misturar acessórios: o ideal é armazená-los separadamente para aumentar a vida útil de cada um e impedir que a oxidação apareça. Panos de joias geralmente são uma boa opção.
  2. Separe os acessórios de acordo com o material: o ouro deve ser armazenado com o ouro, a prata com a prata e assim por diante, para evitar danificar os outros acessórios.
  3. Tente impedir que seus acessórios entrem em contato com água do mar, sabão, cloro e outros elementos abrasivos. As joias não devem acompanhá-lo à praia e você deve se lembrar de tirá-las quando for tomar banho.
  4. Não use joias quando se exercitar, pois o suor pode afetar a cor da peça.
  5. Não deixe suas joias entrarem em contato com perfumes ou cremes para impedir que eles afetem a sua aparência.
  6. Guarde suas joias em um local fresco e escuro para minimizar as chances de oxidação.
  7. Proteja suas joias com base transparente para unhas.

Não descarte suas joias com traços de oxidação. Como você descobriu aqui, limpar joias oxidadas não é uma missão impossível. Esperamos que esses truques sejam úteis para você e que suas joias voltem a parecer novas!

  • MedlinePlus. Aspirina. https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/meds/a682878-es.html
  • MedlinePlus. Bicarbonato de sodio. https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/meds/a682001-es.html
  • ¿Por qué el vinagre es bueno para tantas cosas? – BBC News Mundo. (n.d.). Retrieved December 14, 2018, from https://www.bbc.com/mundo/noticias/2014/02/140204_ciencia_usos_domesticos_vinagre_np
  • ¿Qué Es El Ácido Acético? Principales Usos Y Aplicaciones. (n.d.). Retrieved December 14, 2018, from https://www.acidoacetico.com/