6 dicas para limpar itens de exercício

Os itens de exercício podem se tornar um viveiro de bactérias e fungos quando não são limpos adequadamente. Descubra algumas dicas a seguir.
6 dicas para limpar itens de exercício

Última atualização: 14 Setembro, 2021

As academias são espaços lotados nos quais muitas pessoas manipulam os mesmos objetos. Portanto, a higiene constante é essencial nesses locais. Da mesma forma, ao treinar em casa, é essencial limpar os seus itens de exercício para mantê-los em ótimas condições.

Deve-se ter em mente que essas superfícies estão em contato frequente com o suor e, portanto, são uma fonte de bactérias e vírus. Assim, as práticas de limpeza devem incluir barras e halteres, bem como pisos, bancos e esteiras. Você está interessado em saber mais sobre isso? Continue lendo!

A importância da limpeza nas áreas em que fazemos exercícios

Muitos treinos físicos são feitos no solo, como abdominais e flexões ou disciplinas inteiras como a ioga. Cobertores, esteiras e colchões de proteção que são usados como barreira divisória com o chão também estão expostos às consequências da falta de higiene.

O acúmulo de suor, umidade e sujeira nos espaços de exercícios favorece o desenvolvimento de bactérias e fungos, causando infecções como pé de atleta ou resfriados. Manter um ambiente arejado é uma medida recomendada durante o treino.

É importante higienizar com água e sabão e depois aplicar desinfetantes que atuem contra essas bactérias, mas sem danificar os materiais. Existe um vasto catálogo de produtos homologados por organismos oficiais que podem cumprir esta função. Limpar seus itens de exercício é uma atividade simples que deve ser incluída na sua rotina.

Importância da limpeza após fazer exercícios
O contato com o suor e as diferentes superfícies favorece a proliferação de microrganismos patogênicos nos elementos usados durante o exercício.

Com que frequência os itens de exercício devem ser limpos?

A princípio, a frequência depende do número de pessoas que usam os objetos e da frequência com que o fazem. Claro, as academias devem ter uma equipe treinada que faça a limpeza. As medidas foram reforçadas após a pandemia COVID-19.

Esses estabelecimentos usam desinfetantes para matar os germes ao longo do dia dependendo do número de pessoas que usam cada máquina. Além disso, apelam à conscientização e ao cuidado pessoal dos seus clientes. Espaços como vestiários, chuveiros e piscinas exigem uma atenção especial e, ao final do dia, todo o local é cuidadosamente limpo.

Esses procedimentos também são importantes em casa. Algumas pessoas têm uma garagem equipada, quase como uma academia, com esteiras ou bicicletas.

O ideal é que as máquinas e os acessórios como barras, halteres, discos ou bolas suíças sejam limpos após cada uso. Recomenda-se também uma limpeza profunda, tanto dos objetos quanto do espaço, pelo menos uma vez por mês.

6 dicas para limpar itens de exercício

Antes de começar a aplicar os desinfetantes, você deve adotar algumas medidas de proteção. No mínimo, use luvas e uma máscara para proteger contra sujeira e evitar o contato direto com a pele. Em casos mais sérios, o equipamento preventivo pode incluir um avental, capacete e óculos. Esta é uma tarefa fácil de realizar com uma série de etapas e dicas.

1. Proteja telas e contatos

Máquinas grandes, como esteiras e bicicletas, possuem aberturas para contato elétrico, assim como telas de plástico que podem ser danificadas ao limpar com trapos molhados. Cobrir esses espaços antes de começar evita problemas e favorece a manutenção desses aparelhos caros.

2. Primeiro passo

O primeiro passo para limpar o equipamento de exercício é limpar o objeto com um pano seco para remover a poeira da superfície. Em seguida, lave-os com água e sabão, junto com suas próprias mãos.

3. Desinfetantes

Borrife desinfetante ou passe uma toalha umedecida com produto no aparelho, sempre no mesmo sentido, pois ir e voltar envolve mover a sujeira e pode contaminá-lo novamente. É importante deixar a superfície molhada por alguns minutos para que o líquido atue e se infiltre. Entre um e três minutos é o suficiente.

Quanto à escolha dos desinfetantes, a maioria age de forma eficaz sobre vírus, fungos e bactérias, pois são feitos a partir do álcool isopropílico ou propanol, uma variante destinada à higienização. No entanto, produtos comuns de nível intermediário são recomendados para este tipo de limpeza.

4. Material dos aparelhos

Por outro lado, na escolha do produto, deve-se levar em consideração que este seja amigável com os materiais das máquinas para evitar desgastes. Produtos ecológicos ou biodegradáveis, com aromas menos fortes e que colaboram com o meio ambiente, estão se tornando cada vez mais comuns.

5. Revisão e detalhes

Assim que o desinfetante secar, limpe novamente o equipamento de exercícios com água e sabão. É importante remover vestígios do produto químico para evitar efeitos indesejáveis na pele.

Quando se trata de higienização profunda, inclua detalhes como tapetes, guidões, cadeiras, rolos e faixas de resistência. Por fim, os materiais usados na limpeza, como toalhas molhadas ou panos sujos, devem ser descartados.

Dicas para limpar itens de exercício
É necessário limpar todas as superfícies utilizadas durante o exercício, incluindo bancos e esteiras.

6. Itens pessoais

Se você costuma ir a uma academia ou treina ao ar livre, também deve levar em consideração a limpeza frequente de objetos como toalhas, garrafas de água ou tênis. O caso dos fones de ouvido é particular, pois eles devem ser higienizados com muito cuidado, com o auxílio de um cotonete umedecido com água ou vinagre. Aplique-o na peça na parte sem silicone e depois seque.

Finalmente, se uma bolsa for usada para transportar roupas e outros itens, ela deve ser deixada pendurada para permitir a entrada de ar. Desta forma, evita-se o acúmulo de suor e umidade em seu interior. Luvas e sapatos também são favorecidos com essa prática, após a limpeza com água e sabão.

Lembre-se de limpar seus itens de exercício!

Outros elementos que costumam ser negligenciados na higienização são os acessórios portáteis, como os relógios inteligentes cada vez mais usados por quem sai para correr. Por estarem em contato com a pele e o suor, não se esqueça de limpá-los com frequência, assim como as bandanas para conter a transpiração e qualquer objeto que fique exposto.

Pode interessar a você...
Treinamento cardiovascular de baixo impacto: exercícios e recomendações
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Treinamento cardiovascular de baixo impacto: exercícios e recomendações

O treinamento cardiovascular de baixo impacto tem benefícios significativos para a saúde. É ideal para pessoas com limitações físicas.