Como incorporar a quinoa na dieta das crianças? 3 receitas que você vai adorar

Vamos ensinar diferentes alternativas para incorporar a quinoa na dieta das crianças e, assim, obter um fornecimento ideal de carboidratos e fibras.
Como incorporar a quinoa na dieta das crianças? 3 receitas que você vai adorar

Última atualização: 27 janeiro, 2022

A quinoa é um dos melhores alimentos ricos em carboidratos que podem ser incluídos na dieta das crianças. É considerado um pseudocereal e contém uma boa quantidade de nutrientes essenciais em seu interior, tornando-se uma excelente opção para crianças. Por isso, vamos oferecer-lhe uma série de alternativas saudáveis.

Antes, deve ficar claro que os carboidratos na dieta das crianças são importantes. A taxa de atividade física é alta durante esta fase da vida. Além disso, os açúcares estimulam vias metabólicas de natureza anabólica, ou seja, aquelas responsáveis por promover o crescimento.

1. Nuggets de quinoa

Vamos começar com uma receita de nuggets de quinoa. Eles se destacam por sua contribuição de fibra.

Esta substância é fundamental para manter uma boa saúde intestinal, como afirma uma pesquisa publicada na revista Nature Reviews . Não só previne a constipação, mas também é capaz de ajudar a reduzir a incidência de câncer de cólon.

Ingredientes

Para preparar alguns deliciosos nuggets de quinoa, você precisará do seguinte:

  • 3 ovos.
  • 1 dente de alho.
  • 1 pedaço de cebola.
  • 6 unidades de batatas.
  • 1/2 xícara de quinoa.
  • Azeite extra virgem.
  • 1 pitada de sal e outra pitada de pimenta.
Batatas para nuggets de quinoa infantil.
Esta receita permite incluir batatas juntamente com a quinoa, proporcionando assim boas quantidades de energia às crianças.

Passo a passo

Primeiro você tem que lavar e descascar as batatas, para depois cortá-las em pedaços pequenos e cozinhá-las em uma panela com água e sal. Elas devem ser cozidos em fogo alto até ficarem macias.

Em paralelo, ferve-se mais água em outra panela com um pedaço de cebola, um dente de alho, uma pitada de sal e a quinoa. Ela precisará ser cozida em fogo médio até que o cereal inche. Neste momento é drenado e deixado esfriar.

Agora é a hora de fazer purê de batatas. Para fazer isso, escorra bem e triture. Este processo pode ser feito com a ajuda de um garfo.

Em seguida, adicione metade da quinoa ao purê de batata e tempere com sal e pimenta a gosto. Resta apenas formar os nuggets com as mãos e empaná-los no ovo e no restante da quinoa, colocá-los em uma assadeira coberta com papel manteiga e colocá-los a 180 graus Celsius por 20 minutos.

2. Salada de quinoa

A salada de quinoa tem a vantagem de fornecer uma grande quantidade de fitoquímicos com capacidade antioxidante para as crianças. Esses elementos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo, o que se traduz em menor risco de adoecer. Isto é afirmado em um estudo publicado no Journal of Complementary & Integrative Medicine.

Ingredientes

Os ingredientes que você vai precisar para a salada de quinoa são os seguintes:

  • 1 laranja em gomos.
  • 1/2 colher de chá de sal.
  • 1 xícara de pepino picado.
  • 2 tangerinas em gomos.
  • 1 xícara de grão de bico cozido.
  • 1/4 xícara de cebola picada.
  • 2 xícaras de quinoa cozida e fria.
  • 1/2 xícara de pistache torrado.
  • 2 xícaras de alface romana picada.
  • 1 par de colheres de azeite de oliva extra virgem.

Passo a passo

Preparar a salada de quinoa para crianças é muito simples. Você terá que começar colocando a base de grão de bico e quinoa no fundo de uma tigela.

Imediatamente a seguir, incorporam-se os restantes ingredientes bem picados, exceto a laranja e a tangerina, pois são adicionados os gomos. Para finalizar, tempera-se com azeite e sal e mexe-se tudo para que os sabores se integrem.

3. Quinoa com atum

Terminaremos com uma opção de quinoa com atum, capaz de fornecer uma boa quantidade de ácidos graxos da série ômega 3. Esses nutrientes são decisivos no controle dos mecanismos inflamatórios no organismo. De fato, seu consumo regular demonstrou diminuir o risco cardiovascular.

Ingredientes

Neste caso, os seguintes ingredientes serão necessários:

  • Maionese.
  • 1/2 xícara de quinoa.
  • 1 lata pequena de atum.
  • 2 colheres de salsa picada.

Passo a passo

Primeiro a quinoa é cozida com água e sal e depois é deixada esfriar. É misturado em uma tigela com o restante dos ingredientes e pode ser servido. É possível usar esta preparação como recheio de um canapé.

Atum para a dieta das crianças.
Ao incorporar o atum nesta receita para crianças, você está dando a elas ácidos graxos da série ômega 3 em sua diretriz.

Prepare receitas com quinoa para crianças

A quinoa é um pseudocereal muito benéfico para a saúde. Pode ser introduzido regularmente na dieta para melhorar a ingestão de fibras e carboidratos complexos. Além disso, é versátil do ponto de vista culinário. As crianças vão aceitá-la com prazer.

Por fim, lembre-se de que para manter um estado de saúde correto é fundamental combinar uma dieta adequada com outros hábitos. Entre eles, destaca-se a prática regular de exercício físico, que terá de ser promovida desde as primeiras fases da vida.

Pode interessar a você...
3 receitas maravilhosas com lentilhas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 receitas maravilhosas com lentilhas

Conheça a seguir receitas maravilhosas com lentilhas. Visto que são um dos alimentos mais ricos em fibras e podem ajudar a perder peso de forma efe...



  • Gill SK, Rossi M, Bajka B, Whelan K. Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2021;18(2):101-116. doi:10.1038/s41575-020-00375-4
  • Hegazy AM, El-Sayed EM, Ibrahim KS, Abdel-Azeem AS. Dietary antioxidant for disease prevention corroborated by the Nrf2 pathway. J Complement Integr Med. 2019;16(3):/j/jcim.2019.16.issue-3/jcim-2018-0161/jcim-2018-0161.xml. Published 2019 Feb 5. doi:10.1515/jcim-2018-0161
  • Abdelhamid AS, Brown TJ, Brainard JS, et al. Omega-3 fatty acids for the primary and secondary prevention of cardiovascular disease. Cochrane Database Syst Rev. 2018;7(7):CD003177. Published 2018 Jul 18. doi:10.1002/14651858.CD003177.pub3