Como fazer um tiramisu de sobremesa?

Preparar um delicioso tiramisu de sobremesa não é nada complicado. Claro, é preciso ter um pouco de paciência, mas a deliciosa sobremesa vai valer a pena!

O tiramisu é uma sobremesa moderna de origem italiana que cativou convidados de todo o mundo desde o seu surgimento nos anos cinquenta. Seus ingredientes são muito apetitosos, por isso é muito fácil que qualquer um se anime em prová-lo. E quais são esses ingredientes? Nem mais e nem menos do que o queijo Mascarpone e um delicioso toque de café, licor e cacau em pó.

Claro, a sobremesa de tiramisu pode ser preparada com outros tipos de queijo (sempre e quando estiverem frescos e tiverem uma consistência cremosa) e a base pode ser de biscoito. O que é importante nesta receita é o café preto: deve estar bem concentrado para que assim o sabor seja o adequado.

Informação nutricional do tiramisu

Tiramisu feito em rocambole

O tiramisu, evidentemente, contém açúcar, por isso não devemos abusar dele. Pode ser preparado com substitutos tais como: a stévia ou o mel, mas isso dependerá de nós. Por outro lado, devemos ter em conta que o chocolate que é adicionado deve ser sempre escuro (preferencialmente com uma porcentagem de cacau alta, para que seja mais saudável).

Antes de proceder com a receita, acreditamos que é necessário comentar sobre o valor nutricional do tiramisu para que saiba mais ou menos qual a quantidade de calorias que consome em uma porção.

Um pedaço de tiramisu, que é uma porção de 147 gramas, usualmente tem um teor energético de 490 calorias. Isso representa 25% do consumo diário recomendado (IDR) em média. Tem um importante teor de gordura e carboidratos. Destes, 147 g, 31,67 gramas correspondem a gorduras e 42,47 gramas são carboidratos. O conteúdo de proteína anda em 8,3 gramas. Assim, se está fazendo dieta, tenha em conta estes dados e consuma responsavelmente.

Veja também: 3 receitas de sobremesas perfeitas para reuniões familiares

Ingredientes

Vamos preparar um tiramisu caseiro para 6 pessoas. Se tem mais convidados, te convidamos a aumentar as porções dos ingredientes segundo se requer. Agora, no total você vai precisar de:

  • 4 ovos médios (240 g).
  • 1/2 xícara de açúcar (100 g).
  • 3/4 de xícara de café (180 ml).
  • Cacau em pó (a gosto).
  • 4 xícaras de queijo Mascarpone (400 g).
  • 2 xícaras de chocolate preto ralado (200 g).
  • 1 pacote grande de biscoitos Champagne (200 g).

Preparo

Tiramisu

Como mencionamos anteriormente, o preparo do tiramisu é bem fácil. Deve ter algo de paciência já que seu preparo vai levar aproximadamente uma hora.

Mas é super entretido prepará-lo e você vai ver que, uma vez que esteja pronto, seu sabor vai ser recompensador. Siga estes passos para preparar um delicioso tiramisu caseiro:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é preparar os 180 ml de café. Prepare-o bem forte, deixe esfriar e reserve.
  2. Use uma batedeira, bata 2 claras de ovo até o ponto de neve e reserve.
  3. Em outro recipiente grande, bata 4 gemas de ovo com o açúcar até conseguir uma consistência espumosa.
  4. Uma vez que tenha a consistência desejada, comece a adicionar o queijo mascarpone pouco a pouco, batendo lentamente para conseguir uma consistência uniforme.
  5. Adicione as claras em neve e desta vez misture com uma espátula fazendo movimentos envolventes.
  6. Coloque uma capa de biscoitos champagne em um molde retangular e empape-os com café.
  7. Cubra-os com uma capa do creme mascarpone e polvilhe com a metade do chocolate ralado.
  8. Depois, em cima disso volte a colocar biscoitos, adicione o café para empapá-los e adicione o creme de mascarpone e o chocolate ralado.
  9. Agora, polvilhe a superfície com cacau em pó. Em seguida, leve sua sobremesa de tiramisu para gelar por três horas. Preferencialmente, deixe-a na geladeira a noite toda para que a mistura adquira corpo.

Leia também: 4 sobremesas caseiras com poucas calorias

Algumas sugestões para sua sobremesa de tiramisu

Você já viu o quão simples é preparar esta sobremesa e a única coisa é que deve ter paciência para esperar compartilhá-la. É muito provável que ao provar o tiramisu que preparou em casa, não o encontre parecido com o que compra na rua. Isso é porque usualmente ele é preparado com creme de leite.

Esta versão caseira é mais nutritiva e claro, como você preparou em casa, é provável que seja mais deliciosa.

Para acompanhar sua sobremesa, pode optar por uma deliciosa xícara de café (evite o escuro), ou também pode acompanhá-la com um bom chá ou infusão de sua preferência. Os menores podem desfrutá-la com um suco de frutas cítrico com água. Os mais velhos podem acompanhá-lo com meia taça de vinho tinto de corpo médio para realçar seu sabor.

Recomendados para você