Como fazer sopa castelhana: descubra aqui!

26 de dezembro de 2019
É possível que a sopa castelhana não lhe atraia muito no começo, mas seu sabor e múltiplos benefícios farão que mude de opinião e a inclua em seu menu de inverno.

A receita da sopa castelhana, ou sopa de alho, tem sua origem na Espanha, onde geralmente é frequentemente consumida em estações frias, como o Natal, ou é inclusive uma tradição cozinhá-la na Semana Santa.

Nesse sentido, o alho como principal ingrediente ativo de toda a receita é responsável pela sensação de calor. Além disso, entre muitas outras coisas, este é um dos melhores elementos existentes na natureza para obter muitos benefícios à saúde.

Na realidade, a sopa castelhana não é constituída de apenas alho. Também inclui ovos, azeite, presunto serrano e até linguiça. Note-se que este prato é fácil de preparar. É muito prático, delicioso, nutritivo (devido às calorias do caldo de carne) e saudável para o consumo.

Como fazer a sopa castelhana em casa

Sopa de alho

Como mencionamos anteriormente, a sopa castelhana é uma das mais famosas da culinária espanhola, com mais tradição e que exige a menor quantidade de ingredientes para fazê-la.

Do ponto de vista da saúde e nutricional, pode ser ingerida por quase todas as pessoas. Por precaução médica não é recomendada para pessoas com condições como hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo I e II, etc… No entanto, aqueles que estão sujeitos a dietas especiais podem prová-la.

É uma receita maravilhosa e perfeita para quem não gosta de cozinhar, pois é feita rapidamente. Além disso, devido à presença dos ovos escalfados você terá uma sensação de saciedade no estômago.

Leia: Descubra as propriedades anticoagulantes e saudáveis do alho

Ingredientes da sopa castelhana

Dentes de alho

  • 10 dentes de alho sem pele
  • 6 ovos
  • 4 xícaras de caldo de carne (1 litro)
  • 12 fatias de pão duro
  • 6 tiras de presunto serrano (150 g)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem (30 ml)
  • 2 colheres de sopa de páprica verde doce (30 g)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 1 pitada de pimenta do reino moída

Leia também este artigo: Dicas para preparar sopas rápidas, deliciosas e saudáveis

Preparação

  1. Comece lavando o alho e cortando-o em pedaços muito finos.
  2. Posteriormente, reserve o alho em uma emulsão de água e óleo. Em uma tigela vai ficar bem.
  3. Logo em seguida, em uma panela grande, despeje as colheres de azeite extravirgem, leve ao fogo e deixe aquecer um pouco.
  4. Adicione o alho junto com as tiras de presunto serrano e comece a mexer com uma paleta de madeira.
  5. Quando você notar que o alho adquiriu uma cor de mel tostado, coloque as fatias de pão na panela e comece a mexer novamente. Retire do fogo por alguns minutos.
  6. Em seguida, adicione as colheres de sopa de páprica verde doce e continue a integrar os ingredientes.
  7. Despeje o caldo de carne agora. Coloque tudo em fogo muito baixo e comece a mexer todos os ingredientes.
  8. Você vai deixar cozinhar por cerca de 20 minutos. Quando o tempo indicado passar, poderá adicionar algumas fatias de pão extras (opcional). Não se esqueça de acrescentar sal e pimenta também.
  9. Quase para terminar, adicione os ovos enquanto a sopa ainda está cozinhando e coloque a tampa. Faça isso quando restarem 5 minutos para finalizar a receita.
  10. Por fim, sirva a sopa bem quente e a desfrute da melhor maneira possível. Bom proveito!