Macarrão de arroz refogado com tofu e pimentão

01 Fevereiro, 2019
Entre as preparações mais saudáveis ​​e nutritivas estão aquelas que tomam o tofu como ingrediente principal. Um exemplo é essa receita de macarrão de arroz refogado com tofu e pimentão, ideal para veganos.
 

O macarrão de arroz refogado com tofu e pimentão é uma preparação de baixa caloria, adequada para aqueles que têm uma dieta vegana, porque contém apenas alimentos naturais. O macarrão de arroz não é contraindicado para pessoas que sofrem de doença celíaca.

Antes de mais nada, é útil conhecer as propriedades e benefícios de outro dos principais ingredientes deste prato, o tofu, que é sua sugestão de proteína principal.

Propriedades e benefícios do tofu

Primeiramente, analisando o tofu, este ingrediente culinário de origem oriental é elaborado de soja. Em sua fabricação, o conteúdo das sementes de soja é extraído até obter uma espécie de leite. É depois processado com coagulantes e água, e pressionado. O resultado é um produto sólido semelhante ao queijo. Na verdade, é conhecido como queijo de soja.

Certamente, no mercado se conseguem diversas variedades, determinadas pela sua textura e grau de dureza; O seu sabor neutro permite combinar muito bem com outros alimentos e ingredientes. A coisa mais notável sobre o tofu como alimento, é que ele nos fornece uma grande quantidade de proteína vegetal.

Macarrão de arroz refogado com tofu
 

O tofu fornece 8 gramas de proteína por cada 100 gramas, o que fornece todos os aminoácidos que o corpo necessita. É muito fácil de digerir, e recomendado para pessoas que sofrem de distúrbios gástricos. Além disso, o tofu é de baixa caloria, e é ideal para dietas veganas ou regimes de baixa caloria.

Sem dúvida alguma, a contribuição de gorduras insaturadas do tofu tem um efeito positivo sobre o sistema cardiovascular e facilita a absorção de vitaminas lipossolúveis. Também destaca-se sua contribuição de fibras ao organismo, com grande benefício para os órgãos gastrointestinais.

Além disso, entre os minerais que o tofu proporciona, destaca-se o cálcio, em quantidade suficiente para aqueles vegetarianos estritos, ou como fortalecimento do sistema ósseo. Ele também tem muito ferro para satisfazer essa necessidade, e evitar as doenças associadas à sua carência.

Assim, o tofu suporta muitos tipos de processamento culinário. Permite fervê-lo, fritá-lo, dourá-lo no forno, pode ser cozinhado, marinado, e também refogado. Se moído, pode ser integrado a muitos alimentos, e em certas receitas como almôndegas e tortas.

Sabia? Estes são os benefícios de beber um copo de água de arroz. Você ficará surpreso!

Macarrão de arroz refogado com tofu e pimentão

Sem dúvida, esta preparação é muito agradável, e sua ingestão fornece carboidratos, proteínas, e vegetais de qualidade. Essas proporções são suficientes para duas pessoas.

Arroz refogado com tofu e pimentão
 

Ingredientes

  • 1 xícara de macarrão de arroz (150 g)
  • 250 g de tofu
  • 1 pimentão vermelho
  • 4 colheres de chá de gengibre (20 g)
  • 1 colher de sopa de molho de soja (15 ml)
  • ¼ colher de chá de alho em pó (1 g)
  • ½ colher de chá de curry (3 g)
  • 1 colher de chá de açafrão (5 g)
  • O suco de ½ limão
  • Azeite extravirgem (quantidade necessária)
  • 1 colher de sopa de salsinha bem picada (15 g)
  • Sal e pimenta do reino (a gosto)

Descubra: Poderosa bebida de cúrcuma, canela e mel para estimular o seu cérebro

Preparação do tofu

  1. Em primeiro lugar, escorra o tofu, e espalhe várias camadas de papel toalha sobre ele. Coloque algo pesado sobre ele, para retirar o máximo de líquido possível. Deixe assim por alguns momentos.
  2. Assim que o tofu tenha secado bem, corte-o em pedaços pequenos ou médios. Fica ideal para ser refogado, se o cortarmos em pequenos cubos.
  3. Ademais, adicione um pouco de azeite em uma panela e doure os pedaços de tofu de todos os lados. Em seguida, coloque-os em papel absorvente, e reserve.

Preparação do macarrão

  1. Logo, cozinhe o macarrão em água salgada pelo tempo indicado na embalagem. Este deve ser deixado “al dente”, e não pastoso. Escorra e lave-o imediatamente com água fria. Reserve-o em um recipiente coberto.
  2. Também, corte o pimentão em tiras, e rale o gengibre. Em uma panela com um pouco de azeite, refogue por alguns minutos e em alta temperatura, ambos os ingredientes.
  3. Além disso, adicione o molho de soja, o sal, a pimenta do reino, e outras especiarias na panela. Refogue o pimentão e o gengibre por mais alguns minutos.
  4. Adicione o tofu, e mexa um pouco. Em seguida, adicione o macarrão à esta mistura e continue mexendo delicadamente. Tenha em mente que o tofu é um ingrediente delicado.
  5. Finalmente, no momento de servir, distribua a salsa por cima. Se desejado, pode ser polvilhado com algumas gotas de limão ou lima.
 

Este delicioso macarrão de arroz refogado com tofu e pimentão pode ser enriquecido com outros ingredientes vegetais. Especialmente se forem crocantes, como a cebolinha, assim como a cenoura, e o repolho ralado.