Como fazer seus próprios vasos decorativos?

20 de março de 2019
Os vasos são um dos acessórios mais populares na decoração de interiores e, principalmente, das áreas comuns. Vá em frente e crie o seu próprio vaso decorativo!

Não é preciso dominar a arte da olaria ou ser um gênio criativo para colocar em práticas alguns truques para fazer vasos decorativos que você tanto deseja. Tudo vai depender da engenhosidade e da atenção aos objetos cotidianos que podem ter outra função diferente da original.

Em outras palavras: aprenda a aproveite bem os elementos para fazer uma mudança extraordinária. Para ajudá-lo com isso, temos algumas sugestões de ideias a seguir.

Ideias para criar seus próprios vasos decorativos

Dentro da tendência do DIY ou “faça você mesmo”, há uma infinidade de opções para criar seus próprios vasos decorativos que criam a ilusão de que são de vidro, cerâmica, porcelana, etc.

1. Com unidades de CD-ROM

Se quiser um vaso decorativo com aspecto marroquino, colorido e alegre, recomendamos que:

  • Em primeiro lugar, pegue um recipiente (do formato de sua preferência) e o pinte com uma tinta em spray, de uma cor só (branco, preto, dourado, a cor que quiser).
  • Logo em seguida, corte vários CDs em pedaços e cole-os na superfície do recipiente com cola de silicone.

Algumas pessoas, antes de colar os pedaços de CD no recipiente, gostam de pintar os recipientes com marcadores coloridos e aplicar uma camada de verniz transparente ou goma laca para fixar a cor. Outra opção é, se quiser um vaso mais exótico, colar miçangas e pedrarias pequenas. Nesse aspecto, as possibilidades são bem amplas.

Não deixe de ler: Ideias para reciclar potes de vidro

Cds para fazer vasos decorativos

2. Com tinta fosca e barbantes

  • Em primeiro lugar, pegue uma ou várias garrafas de vidro transparente e aplique uma ou duas camadas de tinta fosca (da cor que preferir).
  • Posteriormente, decore o pescoço ou a base com um barbante fino.
  • Outra opção é usar juta ou cânhamo, mas, se quiser, você também pode cobrir a garrafa toda com barbante, se o seu estilo for mais “orgânico” ou “artesanal”.

3. Com tinta spray e purpurina

  • Em primeiro lugar, pegue um recipiente plástico (como algumas garrafas de leite) e pinte com tinta spray brilhante
  • Logo, jogue purpurina de alguma outra cor por cima.
  • Uma sugestão é pintar a garrafa de branco e acrescentar purpurina bronze ou pintar de turquesa e acrescentar purpurina dourada.

Apenas com esses dois materiais, é possível criar uma infinidade de combinações, com resultados sempre incríveis!

4. Vasos decorativos com conchas ou pedras

As conchas e pedras pequenas também podem ser usadas para decorar, por exemplo, uma garrafa de vidro ou um recipiente simples de cerâmica. Basta colá-las com um pouco de cola quente e pronto. Se quiser um visual mais sofisticado, acrescente uma camada de cimento no recipiente e cole algumas conchas do mesmo tamanho na base.

Na parte superior, você pode pintar um triângulo invertido de uma cor pastel e seu vaso novo estará pronto. A vantagem dessa ideia é que ela pode ser aplicada em outros tipos de recipientes, como potes.

Confira também: Como fazer vasos com recipientes reciclados

Vasos decorativos com pedras e conchas

5. Vasos decorativos com lâmpadas

Em vez de usar apenas os recipientes comumente usados na cozinha, também pode fazer um vaso decorativo com outras coisas.

Portanto, ao adicionar uma lâmpada ao conjunto (decorada com qualquer uma das técnicas explicadas acima), você obterá um resultado muito original.

6. Vasos decorativos com latas

Definitivamente, você também pode usar latas para criar lindos vasos. Graças ao retorno dos estilos country, vintage e boho-chic, as latas foram incorporadas na decoração de diferentes maneiras, desde nos porta-lápis aos centros de mesa.

Elas podem ser decoradas de acordo com as técnicas mencionadas acima. Confira se a tinta usada é apropriada para esse tipo de material.

Se a sua casa tiver um estilo mais retrô ou rústico, vasos feitos com latas são perfeitos para a decoração. É comum fazê-los na cor prata, mas pode pintá-los de bronze e “envelhecê-los” um pouco com graxa para sapatos na cor marrom. Assim, não vai parecer que elas acabaram de sair do supermercado.

Em conclusão, existem muitas maneiras de fazer vasos decorativos. Tudo vai depender do gosto e do tipo de decoração que você deseja. No entanto, essas ideias podem ser combinadas para alcançar resultados super originais e bonitos.