Como fazer seu próprio esfoliante caseiro
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Para que os cuidados de beleza não tragam mais dores de cabeça do que coisas positivas, nada melhor do que não gastar muito com produtos comerciais que não são eficazes e utilizar ingredientes disponíveis casa para fazer o próprio esfoliante.
A esfoliação é algo muito importante para a pele. Permite limpá-la e arrasta as células mortas e a sujeira para renovar o visual.
Se você é jovem, evite esfoliantes à base de retinol (vitamina A) ou ácidos frutais (denominados alfa-hidroxiácidos) porque exercem uma ação muito ativa e podem danificar a pele.
Caso tenha a pele oleosa deve esfoliar o rosto no mínimo uma vez por dia. Por outro lado, se sua pele for seca, faça a esfoliação a cada quinze dias.
Para saber se a esfoliação é excessiva basta observar se aparece uma área avermelhada sobre a pele fina que cobre a parte superior da bochecha.
Se isso acontece, interrompa a esfoliação. Se achar que esfregou muito forte diminua a intensidade, e se pensar que é pelos produtos que usou, então deixe-os e procure outras alternativas.
Esfoliante caseiro (para uma aplicação)
Ingredientes
- Um punhado de aveia
- Três colheres de sopa de açúcar
- Meio limão (se tiver a pele oleosa) ou água (para pele normal ou seca)
- Escova de dentes
Modo de uso
- Primeiramente, em uma batedeira, coloque primeiro a aveia, depois três colheres de sopa de açúcar e bata os ingredientes.
- Ao misturar a aveia e o açúcar, tem-se uma limpeza profunda, porém suave, que não danificará a pele.
- Em seguida, esprema meio limão na mistura.
- O limão é um adstringente que limpa e purifica a pele.
- Ainda mais, se usá-lo neste esfoliante caseiro lembre-se de aplicar a máscara apenas a noite e usar um protetor solar no dia seguinte.
- Misture tudo muito bem para ficar com uma pasta uniforme que possa ser facilmente aplicada.
- Com o rosto limpo e úmido, aplique a máscara com a mão (claro que sua mão também deverá estar limpa).
- Faça movimentos circulares de dentro para fora. Depois, retire com água.
Saiba mais: 7 esfoliantes corporais para a pele seca
* É possível usar a escova de dentes para esfoliar com mais profundidade.
* Se quiser ter o esfoliante já preparado, bata apenas a aveia e o açúcar e adicione o limão ou a água, dependendo do tipo da sua pele, quando for aplicá-lo.
Por fim, ddepois da aplicação do esfoliante, recomenda-se usar um tônico ou creme hidratante.
Imagem oferecida por caolinacainzos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Doctorología. Peeling químico: Beneficios estéticos, pero también médicos. https://www.doctologia.es/medicina-estetica/peeling-quimico-beneficios-esteticos-medicos/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.