Como fazer chucrute caseiro em passos simples

15 de janeiro de 2020
Além de ser um alimento probiótico, o chucrute é rico em antioxidantes, vitaminas, ferro e magnésio. Não vamos esquecer que seu sabor também é incrível.

O chucrute é uma receita característica da gastronomia da Europa Central, já famosa em todo o mundo. É um produto probiótico feito de repolho fermentado.

Além disso, como prepará-lo em casa é simples e econômico, você pode se beneficiar das propriedades dos probióticos da maneira mais fácil. A seguir, mostramos como fazê-lo passo a passo, de maneira clara e simples.

Chucrute

Chucrute caseiro no frasco

O chucrute é basicamente repolho fermentado. Aliás, a palavra «chucrute» vem, em última análise, do alemão «sauerkraut» que significa «repolho azedo». Por esse motivo, para prepará-lo, você só precisa de sal e repolho.

De fato, o chucrute nada mais é do que o resultado da fermentação das folhas do repolho na água salgada. Assim de simples.

Muito mais que um alimento probiótico

O repolho e a saúde intestinal

Como indicado acima, o chucrute é um produto com propriedades probióticas. Ou seja, contém microrganismos vivos que podem proporcionar benefícios à nossa saúde digestiva, como estimular enzimas e facilitar a digestão. Além disso, fortalecem a imunidade da mucosa intestinal.

Descubra: Os 15 melhores probióticos e prebióticos para cuidar da sua saúde

Os probióticos se desenvolvem naturalmente em produtos fermentados. Por esse motivo, podem ser encontrados em uma ampla variedade de alimentos, como:

  • Iogurte
  • Kefir
  • Tempeh
  • Alguns tipos de queijo

Embora os tipos mais estudados de probióticos sejam Bifidobacterium e Lactobacillus (L. Casei, B. Bifidus, etc.), existem muitos outros tipos que ainda não foram investigados em profundidade.

Por outro lado, as propriedades do chucrute não se limitam a ser um alimento probiótico. Além disso, contém vitaminas C, B e K. É também uma fonte de ferro e magnésio. Aliás, contém também antioxidantes, como luteína e zeaxantina, importantes para a saúde ocular.

Por outro lado, também tem um alto teor de sódio; portanto, se você é um daqueles que deve limitar o seu consumo, recomendamos que evite esse alimento.

Como preparar chucrute caseiro

Ingredientes

Como indicado acima, para preparar o chucrute em casa, você precisará apenas de:

  • 1 repolho branco (você também pode usar o repolho lombardo mas a receita tradicional é com repolho branco).
  • Sal (15 gramas de sal por quilo de repolho). O sal de mesa não é a melhor opção. Portanto, prefira sal marinho.
  • 2 ou 3 cenouras (opcional).

Você também precisará de um recipiente ou frasco de vidro para armazenar o chucrute.

Leia mais: Descubra esta sopa de repolho perfeita para a dieta

Preparação

Chucrute feito em casa

Corte o vegetal

  • Primeiramente, limpamos bem o repolho. Para obter uma melhor fermentação, escolha apenas as folhas que estão em boas condições. Portanto, remova qualquer pedaço escuro que estiver nas folhas e descarte o caule e a grande parte branca do coração.
  • Em seguida, corte o repolho em tiras muito finas. Nesse momento, você pode pesar o repolho para saber quanto sal precisará.
  • Se você optar por adicionar também cenoura, execute o mesmo procedimento. Pegue 2 cenouras e limpe-as bem e descasque. Em seguida, corte-as em tiras finas e misture-as com o repolho.

Adicione o sal, assim obterá a salmoura

  • Logo depois, divida a quantidade de repolho que você obteve em várias pilhas e comece com uma delas. Coloque a primeira pilha em uma tigela e polvilhe o sal.
  • Em seguida, com um pilão ou à mão, pressione com força “massageando” as folhas do repolho por alguns minutos. O objetivo é ir retirando um pouco do suco do repolho para que se acumule no fundo da tigela. Este suco ou salmoura será o responsável pela fermentação posterior.
  • Em seguida, faça o mesmo com a seguinte pilha de repolho: polvilhe o sal e massageie. Então continue até terminar com todo o repolho.

Armazene o chucrute no frasco

  • Em seguida, introduza a mistura no frasco de vidro. Mas é importante que você coloque a preparação e ao mesmo tempo vá apertando muito bem para que não fique ar dentro do recipiente. Ou seja, deve ser bem compactado.
  • Nesse ponto, a salmoura ou o suco devem ser suficientes para cobrir o repolho no frasco. Caso contrário, você pode completá-lo misturando 3 colheres de sopa de sal por litro de água até cobrir totalmente o repolho.
  • Não encha o recipiente de vidro até o topo, apenas até o gargalo.
  • Por fim, feche o frasco muito bem e deixe fermentar à temperatura ambiente em local escuro por 2 a 4 semanas.

Fácil? Após as semanas necessárias de fermentação, o chucrute está pronto para desfrutar.