Como evitar os excessos do Natal?
Escrito e verificado por a nutricionista Marta Guzmán
Evitar os excessos do Natal pode se tornar uma missão complicada, pois esta é uma época em que celebramos comendo e bebendo. Se não nos controlarmos, provavelmente nos arrependeremos daqueles quilos extras mais tarde. Portanto, leia bem as recomendações que faremos a seguir.
Recomendações para evitar os excessos do Natal
Calcula-se que, em média, podemos ganhar cerca de 4 kg com as festas de fim de ano. Em uma refeição de Natal, podemos comer facilmente 1.500 calorias. Se multiplicarmos isso por vários dias, porque não é só a véspera de Natal ou Réveillon, mas também o jantar da empresa, a reunião entre amigos, etc., podemos ver que o excesso é bem grande.
Um estudo publicado no The BMJ comparou dois grupos. Um grupo foi orientado a se pesar pelo menos duas vezes por semana e registrar seu peso. Eles também receberam dicas para controlar o peso durante o Natal e orientações de exercícios físicos.
Enquanto isso, o outro grupo recebeu apenas informações a respeito de como levar uma vida saudável. Aqueles no grupo de intervenção não ganharam peso, enquanto o outro grupo ganhou. O que podemos fazer para que isso não aconteça conosco?
Planeje as refeições
Um conselho que lhe damos é que você imprima o calendário de feriados e marque os dias em que vai fazer refeições e jantares com a família ou os amigos. Esses dias são aqueles em que você pode exagerar, mas o resto dos dias deve ser respeitado. Ou seja, neles, você deve continuar mantendo uma dieta saudável.
Leia também: 3 pratos e sobremesas de Natal de outras partes do mundo
Evite os excessos do Natal: compre e cozinhe a quantidade certa
Se quiser experimentar alguns doces de Natal, compre a quantidade certa para as festas de fim de ano. Se você não tiver sobras em casa, não vai comê-las. Além disso, se sobrarem muitos doces, em janeiro você continuará comendo até que eles acabem. Vale lembrar que o açúcar é um dos inimigos do ganho de peso, conforme afirma um artigo publicado na revista Critical Reviews in Clinical Laboratory Sciences.
Nos dias em que você fizer as refeições de Natal em casa, é melhor cozinhar uma quantidade razoável, e não grandes quantidades, pois se houver sobras, certamente você acabará comendo a mesma coisa nos dias seguintes.
Coma normalmente nos dias seguintes
Nos dias que não estiverem marcados no calendário, continue com a sua rotina de alimentação normal. Você não precisa parar de comer, nem fazer nenhum plano de desintoxicação. Você deve priorizar o consumo de vegetais, carnes magras, peixes e leguminosas. Coma frutas na sobremesa e limite o consumo de refrigerantes e álcool. Você pode reduzir um pouco as quantidades se souber que ultrapassou o limite no dia anterior.
Não se esqueça dos vegetais e das frutas
Nos feriados, você também pode comer vegetais e frutas. Você pode inserir várias saladas, vegetais assados e crudités nas refeições. Cozinhe de uma forma atrativa e com uma boa apresentação e com certeza você vai ter sucesso!
Além disso, quando você colocar na mesa as comidas mais pesadas, também leve uma bandeja com frutas cortadas: abacaxi, framboesa, kiwi, mirtilo, tangerina, manga, etc… Se tudo já estiver preparado e cortado, com certeza todos vão comer. Além disso, existem muitas maneiras de decorar as frutas e lhes dar um toque natalino. Você pode designar esta tarefa às crianças da casa.
Não deixe de ler: Eu não gosto do Natal! O que faço?
Pegue um prato para evitar os excessos do Natal
Durante a refeição, se a comida estiver servida para compartilhar e “beliscar”, sirva no prato apenas o que vai comer para que fique atento à quantidade. O mesmo deve ser feito na hora da sobremesa: pegue um pratinho, dê uma olhada em tudo o que está na mesa e escolha o que mais gosta. Coma aos poucos, para evitar passar a noite beliscando a comida que está na mesa.
Não deixe de se exercitar
Às vezes, nas férias, algumas pessoas esquecem o que é ir à academia ou praticar esportes. Mantenha sua rotina e, se você não gostar de praticar esportes regularmente, faça uma caminhada. Se você passar um dia comendo, aumente seu nível de exercício físico no dia seguinte.
Lembre-se de que, para manter ou perder peso, os exercícios intervalados de alta intensidade são os mais eficazes. Isto é afirmado por uma pesquisa publicada na revista Sports Medicine.
No Natal, faça exercício e fique atento ao que come
Para terminar, aproveite o Natal com moderação e não se esqueça de se cuidar. Embora seja fácil cair em dezenas de tentações, é importante que você esteja ciente de que os excessos não fazem bem.
Se você se cuidar com alguma flexibilidade, não só aproveitará mais as festas, mas também se sentirá muito melhor quando chegar o mês de janeiro. Portanto, aproveite as dicas que oferecemos aqui para aplicar essa fórmula vencedora!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Stanhope KL., Sugar consumption, metabolic disease and obesity: the state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci, 2016. 53 (1): 52-67.
- Maillard F., Pereira B., Boisseau N., Effect of high intensity interval training on total, abdominal and visceral fat mass: a meta analysis. Sports Med, 2018. 48 (2): 269-288.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.