Como eliminar parasitas com cravos secos e linhaça
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
Os parasitas intestinais, também conhecidos na linguagem popular como “vermes”, são organismos que desencadeiam doenças perigosas quando colonizam o intestino.
Podem ser do tipo protozoos (como a Giárdia) ou vermes (como as tênias), que conseguem entrar no corpo por meio do consumo de alimentos ou líquidos contaminados.
O principal fator de risco é a exposição à ambientes com condições sanitárias precárias. No entanto, também pode ser causada por um mau manuseio de alimentos ou contato com um elemento contaminado por alguém infectado.
A gravidade com que ocorre pode variar dependendo da resposta do sistema imunológico de cada pessoa.
Dessa forma, é importante prestar atenção desde as etapas iniciais, uma vez que existe um risco contínuo de complicações.
Felizmente, além de recorrer a tratamentos médicos, pode-se usar remédios 100% naturais que podem ajudar a expulsá-los facilmente.
Entre estes encontra-se um remédio de cravo seco e linhaça, reconhecido por sua capacidade de limpar o intestino sem alterar a flora bacteriana.
Tratamento com cravos secos e linhaça para eliminar parasitas intestinais
A mistura de cravos secos e sementes de linhaça é um remédio que ajuda a restaurar o bom funcionamento do intestino, minimizando o impacto negativo causado por infecções parasitárias.
Ambos os ingredientes ajudam a eliminar parasitas intestinais, bem como alteram o ambiente que precisam para se desenvolverem.
Ao contrário de outros remédios para eliminar parasitas, esses não alteram o pH da flora intestinal e, pelo contrário, ajudam a fortalecê-lo para melhorar a resposta contra infecções.
Benefícios do cravo para eliminar parasitas
O cravo tem propriedades antiparasitárias, antibacterianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a destruir vários tipos de microrganismos que conseguem proliferar no sistema digestivo.
- É eficaz para eliminar parasitas, já que seus óleos essenciais conseguem parar seu crescimento.
- Impede esses organismos de liberarem toxinas através da corrente sanguínea, o que poderia causar outras complicações de saúde.
- Reduz a irritação do revestimento do intestino, inchaço, e dor abdominal recorrente.
Leia mais: Cravo-da-índia: para que serve?
Benefícios da linhaça contra parasitas
Famosa por ser uma fonte significativa de fibra, ácidos graxos polinsaturados e fitoquímicos, a linhaça é um ótimo remédio para uma grande variedade de problemas digestivos.
- Contém uma quantidade significativa de fibra solúvel, uma substância que se torna um tipo de gelatina que absorve as toxinas para facilitar a eliminação de parasitas.
- Além disso, fornece fibra insolúvel, necessária para “varrer” os excessos que normalmente se acumulam dentro do cólon.
- Tem um efeito laxante suave que combate o trânsito intestinal lento para aliviar a constipação.
- Fortalece o sistema imunológico e aumenta a presença de anticorpos que ajudam a combater infecções.
- Tem efeitos antiparasitários e anti-inflamatórios que restauram a saúde digestiva na presença desses organismos.
- Nutre a flora intestinal e evita sua deterioração.
Saiba mais: Benefícios da água de linhaça
Como preparar este remédio de cravos secos e sementes de linhaça?
O cravo seco e a linhaça podem ser usados como suplemento para tratar infecções parasitárias. No entanto, o consumo regular também é recomendado como um preventivo desses problemas.
Ingredientes
- 1 ½ colheres de sopa de cravos secos (20 g)
- ¾ xícara de linhaça (sementes) (cerca de 100 g)
Preparação
- Primeiramente, triture o cravo até que se torne um pó.
- Em seguida, triture as sementes de linhaça e misture o pó com o cravo.
Modo de consumo
- Adicione algumas colheres de sopa da mistura em uma xícara de água morna.
- Consuma com o estômago vazio.
- Repita o remédio por 3 dias seguidos, repouse o mesmo tempo e repita a tomada.
- Opcionalmente, pode-se adicioná-lo na vitamina do café da manhã ou nos sucos de frutas.
Como saber se tenho parasitas?
Algumas infecções parasitárias ocorrem de forma leve e não produzem sintomas evidentes. No entanto, uma vez que se complicam, desencadeiam uma série de reações que permitem suspeitar de seu desenvolvimento.
Os sintomas incluem, por exemplo:
- Episódios de diarreia, alterações na cor e textura das fezes
- Alterações no apetite, perda de peso sem motivo aparente
- Deficiências nutricionais
- Sensação de fadiga, insônia e irritabilidade
- Inflamação e dor abdominal
- Tosse seca
- Comichão na área anal ou vaginal
- Náuseas e vômitos
Se essas manifestações se agravarem com o passar dos dias, é importante consultar o médico imediatamente.
Por fim, para evitá-las, basta reforçar as medidas de higiene, principalmente quando se manipula alimentos ou objetos de uso compartilhado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Chaieb, K., Hajlaoui, H., Zmantar, T., Kahla-Nakbi, A. Ben, Rouabhia, M., Mahdouani, K., & Bakhrouf, A. (2007). The chemical composition and biological activity of clove essential oil, Eugenia caryophyllata (Syzigium aromaticum L. Myrtaceae): A short review. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.2124
- Cortés-Rojas, D. F., de Souza, C. R. F., & Oliveira, W. P. (2014). Clove (Syzygium aromaticum): A precious spice. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. https://doi.org/10.1016/S2221-1691(14)60215-X
- Nzeako, B. C., Al-Kharousi, Z. S. N., & Al-Mahrooqui, Z. (2006). Antimicrobial activities of clove and thyme extracts. Sultan Qaboos University Medical Journal.
- Nuñez, L., & D’Aquino, M. (2012). Microbicide activity of clove essential oil (Eugenia Caryophyllata). Brazilian Journal of Microbiology. https://doi.org/10.1590/S1517-83822012000400003
- N., H. (2012). Pharmacological properties of flax seeds: A review. Hygeia.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.