6 grandes benefícios da água de linhaça

23 de dezembro de 2019
Embora a linhaça seja um alimento muito completo e benéfico, é recomendável consultar um especialista antes de incluí-la em sua alimentação devido à possibilidade de haver alguma contraindicação.

Nos últimos anos, tornou-se popular o uso da linhaça, ou semente de linho, no preparo de pães e outros produtos de panificação. Isso se deve ao fato de a linhaça ser classificada como um alimento funcional.

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de suas atribuições nutricionais, atuam de modo benéfico no organismo e ajudam a reduzir e prevenir os fatores de risco do aparecimento de doenças. 

A linhaça, proveniente da planta de linho, é uma fonte de alimento reconhecido desde a Antiguidade. Os egípcios, por exemplo, a utilizavam como alimento, medicamento e laxante. Durante um tempo, o processo de industrialização da linhaça se orientou para a produção do óleo de linho.

No entanto, graças às suas propriedades para a saúde, a linhaça atraiu a atenção do mundo e da comunidade científica em particular.

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Propriedades da linhaça

Propriedades da linhaça

A semente de linho apresenta compostos interessantes em sua composição. Listamos alguns deles a seguir.

Ácido alfa linolênico (ALA)

Possui um teor alto de ômega 3 (cerca de 50-55% dos ácidos graxos totais de sua composição, de acordo com a National Center for Biotechnology Information). Por isso, contribui para a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Fibra dietética

Cerca de 28% do peso da semente é de fibra dietética. Desta quantidade, 25% corresponde à fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol e glicose. Os 75% restantes correspondem à fibras insolúveis, que aumentam o volume das fezes e reduzem o tempo de trânsito intestinal.

Entre outros benefícios, a linhaça favorece o trânsito intestinal e ajuda a prevenir a constipação e a regular os níveis de colesterol no sangue.

Lignanas

A linhaça contém algumas substâncias que, combinadas com o suco gástrico e as enzimas, se transformam em lignanas. Estes compostos químicos são especialmente benéficos por sua capacidade protetora do DNA (material genético). Além disso, essa semente conta com efeitos antioxidantes e anticancerígenos.

Desta maneira, a inclusão da linhaça na alimentação inibe o desenvolvimento de doenças coronárias.

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Benefícios da linhaça

A seguir, listamos os benefícios mais importantes do consumo de sementes e óleo de linho:

  • Reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares
  • Possui propriedades anti-inflamatórias
  • Pode ter efeitos anticancerígenos
  • Proporciona um efeito laxante
  • É uma grande antioxidante
  • Reduz a resposta glicêmica pelo consumo de amido
  • Ajuda na prevenção dos sintomas da menopausa

Cabe ressaltar, entre outras coisas, que as sementes de linho são ideais para a perda de peso e o aumento da formação de massa muscular, pois fornecem proteínas de origem vegetal.

Especificamente, é rica em aminoácidos como arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico. Portanto, seu consumo ajuda a conter a sensação de ansiedade. Além disso, fortalece as funções imunológicas.

De acordo com o Flax Council Of Canada, para satisfazer as quantidades diárias recomendadas de ômega 3 basta consumir apenas 8 gramas de linhaça moída ou 5 gramas de óleo de linhaça.

Receitas de água de linhaça

Receitas de água de linhaça

Além de adicioná-la em saladas, pães ou refeições, a linhaça pode servir para o preparo de uma bebida diferente, nutritiva e refrescante. Além disso, também pode ser preparada a modo de infusão, pura ou acompanhada de outros ingredientes naturais.

A seguir, listamos algumas receitas para o preparo de bebidas com linhaça.

Água de linhaça

Ingredientes

  • Uma xícara de água (250 ml)
  • Uma colher de chá de linhaça moída (5 g)

Modo de Preparo

  • Coloque a linhaça moída na xícara com água fria ou morna.
  • Deixe repousar por trinta minutos.
  • Quando tiver formado um gel com a água, você pode consumi-la.

Você pode acompanhar a água de linhaça com vitaminas de frutas ou sucos naturais. Algumas pessoas também adicionam o suco ou a casca de um limão.

Infusão de linhaça

Ingredientes

  • Uma xícara de água fervendo (250 mL)
  • Uma colher de chá linhaça (5 g)

Modo de Preparo

  • Adicione a linhaça em um recipiente. Em seguida, adicione a água fervendo.
  • Espere que a semente moída libere suas propriedades.
  • Beba depois que a infusão tiver alcançado uma temperatura agradável.

Contraindicações

Teoricamente, as sementes de linho podem ter contraindicações, especialmente em doses altas. Tenha em mente que a ingestão diária recomendada não deve exceder 30 gramas por dia, cerca de duas colheres de sopa.

Entre os efeitos negativos estão:

  • Redução da absorção de cálcio, zinco e ferro
  • Redução da digestibilidade das proteínas
  • Diarréia (se a dose diária recomendada for excedida)

As sementes de linho imaturas podem ser tóxicas por conterem pequenas quantidades de cianeto. Apesar disso, nosso corpo tem a capacidade de neutralizar essas pequenas quantidades. No entanto, até o momento nenhum índice de cianeto foi detectado em produtos de panificação, como pães ou cereais.

Precauções

As sementes de linho são seguras para mulheres grávidas ou em período de lactação se consumidas nas quantidades dietéticas indicadas

As sementes de linho são seguras para mulheres grávidas ou em período de lactação se consumidas nas quantidades dietéticas indicadas. No entanto, recomenda-se consultar um médico para maior segurança.

Seu consumo não é recomendado para:

  • Pacientes com câncer de mama, útero, ovário ou próstata
  • Pessoas com obstrução intestinal, estreitamento do esôfago ou inflamação do intestino

Ao integrar a linhaça à sua alimentação, você deve manter a moderação e ter em mente suas contraindicações, em especial se você estiver seguindo algum tratamento farmacológico.