6 grandes benefícios da água de linhaça

A água de linhaça é uma bebida hidratante que pode ser consumida como complemento de uma dieta balanceada.
6 grandes benefícios da água de linhaça

Última atualização: 18 Outubro, 2020

A água de linhaça é uma daquelas bebidas naturais e caseiras, de fácil preparo e que pode ser utilizada como ingrediente em diversas receitas, de chás de ervas a vitaminas. Mas você sabe quais são os benefícios da água de linhaça?

Nos últimos anos, tornou-se popular o uso da linhaça, ou semente de linho, no preparo de pães e outros produtos de panificação para alimentação humana. Isso se deve ao fato de a linhaça ter sido classificada como um alimento funcional.

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de suas atribuições nutricionais, atuam de modo benéfico no organismo e ajudam a reduzir e prevenir os fatores de risco do aparecimento de doenças. 

Na verdade, a linhaça, proveniente da planta de linho, é uma fonte de alimento reconhecido desde a Antiguidade. Os egípcios, por exemplo, a utilizavam como alimento, medicamento e laxante.

Durante um tempo, o processo de industrialização da linhaça se orientou para a produção do óleo de linho. No entanto, graças à popularização de seus benefícios para a saúde e a prevenção de doenças, a semente de linho e, portanto, a água de linhaça, têm recebido muita atenção.

Propriedades da linhaça

A semente de linho apresenta compostos interessantes em sua composição. Listamos alguns deles a seguir.

Ácido alfa linolênico (ALA)

Possui um teor alto de ômega 3 (cerca de 50-55% dos ácidos graxos totais de sua composição, de acordo com a literatura científica). Por isso, afirma-se que contribui para a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Fibra dietética

Cerca de 28% do peso da semente representa fibra dietética. Dessa quantidade, 25% corresponde a fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol e glicose. Os 75% restantes correspondem s fibras insolúveis, que aumentam o volume das fezes e reduzem o tempo de trânsito intestinal.

Entre outros benefícios, a linhaça favorece o trânsito intestinal e ajuda a prevenir a obstipação e regular os níveis de colesterol no sangue.

Lignanas

A linhaça contém algumas substâncias que, combinadas com o suco gástrico e as enzimas, se transformam em lignanas. Esses compostos químicos são especialmente benéficos por sua capacidade protetora do DNA (o material genético). Além disso, essa semente conta com efeitos antioxidantes.

Dessa maneira, a inclusão da linhaça na alimentação inibe o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e coronárias.

Benefícios da linhaça

Visto que as sementes de linhaça têm potencial medicinal, a água de linhaça também tem. Vejamos a seguir quais são os principais benefícios do consumo da água de linhaça, assim como de sementes e do óleo de linhaça:

  1. Ajuda a reduzir a inflamação e a retenção de líquidos (porque tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas).
  2. Auxilia na perda de peso, pois tem efeito saciante, evitando o consumo de alimentos entre as refeições.
  3. Fornece um suprimento extra de antioxidantes ao corpo, o que contribui para a boa saúde de todos os órgãos e sistemas.
  4. Ajuda a prevenir alguns dos sintomas da menopausa.
  5. Favorece o trânsito intestinal, pois tem efeito laxante.
  6. Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Cabe ressaltar, entre outras coisas, que as sementes de linho são ideais para aumentar a formação de massa muscular, pois fornecem proteínas de origem vegetal. Além disso, reduzem a resposta glicêmica porque têm um certo teor de amido.

As sementes também contêm aminoácidos como arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico. Portanto, seu consumo ajuda a conter a sensação de ansiedade e fortalecer as funções imunológicas.

De acordo com Conselho Canadense do Linho, para satisfazer as quantidades diárias recomendadas de ômega 3, basta consumir 8 gramas de linhaça moída ou 5 gramas de óleo de linhaça.

Receitas com água de linhaça

Além de adicioná-la em saladas, pães ou refeições, a linhaça pode servir para o preparo de uma bebida diferente, nutritiva e refrescante. Além disso, também pode ser preparada a modo de infusão, pura ou acompanhada de outros ingredientes naturais.

A seguir, listamos algumas receitas para o preparo de bebidas com linhaça em casa.

Receitas de água de linhaça

Água de linhaça

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 colher de chá de linhaça moída (5 g).
  • Opcional: mel, canela em pau.

Modo de Preparo

  • Coloque a linhaça moída na xícara com água fria ou morna.
  • Deixe repousar por 30 minutos.
  • Quando tiver formado um gel com a água, já pode ser consumida.
  • Você pode acompanhar a água de linhaça com vitaminas de frutas ou sucos naturais. Algumas pessoas também adicionam o suco ou a casca de um limão.

Infusão de linhaça

A infusão de linhaça seria uma opção para aqueles momentos em que você deseja saborear uma bebida quente e reconfortante.

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervendo (250 ml).
  • 1 colher de chá linhaça (5 g).

Modo de Preparo

  • Adicione a linhaça em um recipiente. Em seguida, adicione a água fervendo.
  • Espere que a semente moída libere suas propriedades.
  • Beba depois que a infusão tiver alcançado uma temperatura agradável.

Contraindicações

Teoricamente, as sementes de linho podem ter contraindicações, especialmente em doses altas. Tenha em mente que a ingestão diária recomendada não deve exceder 30 gramas por dia, cerca de duas colheres de sopa.

Entre os efeitos negativos estão:

  • Redução da absorção de cálcio, zinco e ferro.
  • Redução da digestibilidade das proteínas.
  • Diarreia (se a dose diária recomendada for excedida).

As sementes de linho imaturas podem ser tóxicas por conterem pequenas quantidades de cianeto. Apesar disso, nosso corpo tem a capacidade de neutralizar essas pequenas quantidades.

No entanto, até o momento nenhum índice de cianeto foi detectado em produtos de panificação, como pães ou cereais.

Para considerar

As sementes de linho são seguras para mulheres grávidas ou em período de lactação se consumidas nas quantidades dietéticas indicadas. No entanto, recomenda-se consultar um médico para maior segurança.

Seu consumo não é recomendado para:

  • Pacientes com câncer de mama, útero, ovário ou próstata
  • Pessoas com obstrução intestinal, estreitamento do esôfago ou inflamação do intestino

Lembre-se de que se decidir incluir a linhaça em sua alimentação, você deve manter a moderação e ter em mente suas contraindicações, em especial se você estiver seguindo algum tratamento farmacológico.

Pode interessar a você...
Água de linhaça e seus maravilhosos usos para a saúde, o cabelo e a pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Água de linhaça e seus maravilhosos usos para a saúde, o cabelo e a pele

Além de possuir propriedades gastroprotetoras e antibacterianas, a água de linhaça ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos no sangue.



  • Alshafe, M. M., Kassem, S. S., Abdelkader, M. M., & Hanafi, E. M. (2015). Flaxseed as functional food. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences. https://doi.org/10.1002/jsfa.898
  • Ricky W. Fedeniuk, Costas G. Biliaderis. 1994. Composition and physicochemical properties of linseed (Linum usitatissimum L.) mucilage. Journal of Agricultural and Food Chemistry 42 (2): 240-247
  • Tabla Nutricional: Semillas, semillas de lino. http://www.todoalimentos.org/semillas-semillas-de-lino/
  • Guía de alimentos funcionales – fesnad   www.fesnad.org/resources/files/Publicaciones/guia_alimentos_funcionales.pdf 
  •  Lignans in food and nutrition. Crosby GA. 2005. Food Technology 59 (5): 32-35.
  • Adlercreutz, H. (2007). Lignans and human health. Critical Reviews in Clinical Laboratory Sciences. https://doi.org/10.1080/10408360701612942