Como decorar a cozinha com um toque clássico?

5 de fevereiro de 2019
É bem fácil decorar a cozinha com toques clássicos, siga os conselhos a seguir e ponha as mãos à obra.

A cozinha é o cômodo da casa que já ficou obsoleta, devido à grande evolução da tecnologia e, consequentemente, dos eletrodomésticos. É esta a razão pela qual decorar a cozinha com um toque clássico é a melhor solução.

Para isso, seu trabalho é buscar eletrodomésticos de funcionalidade atuais, mas de estéticas clássicas. O recomendado são os eletrodomésticos do tipo Smeg, a típica geladeira de interior, ainda que com tecnologia atual.

Além disso, pode decorar este tipo de eletrodoméstico com acessórios de ferro esmaltados, semelhantes aos de nossos avós, com isso conseguiremos com que a decoração da cozinha tenha um toque clássico.

Recomendamos mais essa leitura: 6 dicas rápidas para a decoração de interiores

O estilo retrô segue na moda para decorar a cozinha

Os estilos retrô podem decorar as cozinhas urbanas e as rústicas; conseguindo uma aparência de cozinha americana dos anos 50 e 60 similar as que aparecem nos filmes.

E, por outro lado, podemos fazer uma clara olhada nas cozinhas de nossos antepassados com tons brancos e negros, com azulejos, prateleiras ou elementos decorativos como quadros ou relógios de parede.

E não é só isso, também podemos optar por colocar móveis de madeiraque darão uma aparência mais quente, rústica e caseira. Para conseguir este toque clássico, o normal seria utilizar madeira de pinho e cedro.

Pode decorar a cozinha com um toque clássico nos detalhes

Decorar a cozinha com acessórios

Com relação aos acessórios, o ideal seria ir aos mercados e antiquários da cidade. Temos que ir em busca de peças únicas e autênticas para restaurá-las.

Por exemplo: uma cadeira de madeira antiga, uma mesa dos anos 50, um lustre de cristal, etc.

Ainda que também exista a possibilidade de comprar objetos em lojas vintage.

Por exemplo: as típicas caixas de biscoitos, para guardar os legumes com imagens da infância dos anos 70.

Este tipo de decoração de toques clássicos está destinado para cozinhas pequenasPor isso, o gasto não será tão grande, pois teremos que decorar com poucos objetos, e as bancadas, por exemplo, não serão grandes.

Decorar sua cozinha com toque clássico implica em brincar com as cores em contraste, misturando as cores bege e azul claro para os móveis. Por outro lado, para o piso e as paredes é preferível o branco e preto, como dissemos antes.

Com relação aos materiais, o trabalho seria utilizar granito ou pedra. Com isso se rejeita o mármore, posto que estes materiais são os típicos das casas de campo.

Além do mais, se você tem uma cozinha mais ou menos ampla, a mesa deve ir no centro e ser de madeira.

Não deixe de ler: 3 dicas para decorar uma sala de estar estilo vintage

Pode decorar a cozinha com um toque clássico nos móveis

A iluminação é fundamental

A iluminação deverá vir de lâmpadas penduradas, como as de aranha; e sempre brincando com as cores do resto da cozinha; ou seja, bege ou celeste.

No entanto, não há nada mais retrô e mais na moda, do que usar a lâmpada pendurada no exterior.

Além das lâmpadas penduradas para fora, podem-se incluir lâmpadas industriais para as mesas e bancadas. Isso ainda nos permite decorar a cozinha com um toque mais clássico.

Mas, para a luz que vem da rua, as cortinas de listras ou às pintas são as indicadas para deixar passar o sol. Com seus estampados podemos conseguir um toque alegre para a cozinha em contraste com o resto das cores suaves.

As cadeiras e mesas devem ser de madeira, mas não necessariamente da cor natural desta. Pintar os móveis com as cores de acordo com o resto da cozinha trará certa modernidade ao retrô; e, também, deixará sua compra mais barata com uma simples camada de pintura; não se esqueça do verniz, que impedirá riscos e trará aquele toque brilhante.

Finalmente, introduza um quadro para as listas de compra ou para as normas da casa; retirando assim as típicas notas de papel na geladeira. Com tudo isso, já poderá decorar a cozinha de maneira fácil e barata.