Como combater o cansaço na gravidez

· 15 de setembro de 2018
As mulheres grávidas costumam se sentir muito cansadas. Isto se deve às mudanças que ocorrem em seu corpo, enquanto o bebê está se formando. Por este motivo, é importante saber como combater este estado.

O esgotamento físico acompanha as mulheres grávidas durante os nove meses. Por esta razão se você estiver esperando seu bebê nascer, mas não consegue desfrutar desse processo maravilhoso por causa do cansaço, propomos ler esse artigo, pois daremos algumas dicas úteis para lidar com esse problema.

Desde o início da gravidez, o corpo da mulher faz um grande esforço para se adaptar a certas alterações. Estas adaptações servem para dar vida a outro ser dentro de seu corpo.

Sugestões para combater o cansaço na gravidez

Fazer exercícios

O cansaço na gravidez pode ser combatido com exercícios

Praticar exercícios suaves, de baixo impacto ou dar um passeio de manhã irá ajudar a exercitar o corpo inteiro. Além disso, promove a flexibilidade, o controle do peso e reduz o cansaço durante a gravidez.

  • Deve-se começar com alongamentos e aquecimentos e, em seguida, fazer os exercícios recomendados para mulheres em gestação.
  • Existem muitos exercícios que você pode fazer sozinha ou com a ajuda de um instrutor: exercício cardiovascular, como caminhadas, natação, aeróbicos de baixo impacto, dançar e correr.
  • Para favorecer a flexibilidade recomenda-se a ioga ou o Tai Chi, dentre outros.

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Dieta equilibrada para combater o cansaço na gravidez

A alimentação durante esta etapa é essencial para o bom desenvolvimento do bebê. Também é importante para a mãe, especialmente se ela se sente constantemente cansada. É preciso saber que esse tipo de fraqueza, em muitas ocasiões, se deve a anemia por deficiência de ferro. A falta de ferro é muito frequente nesta fase.

É aconselhável consumir alimentos ricos em ferro tais como carne, cereais e legumes, entre outros. Também é aconselhável complementá-los com outros ricos em vitamina C, para que o corpo tenha uma melhor absorção.

no entanto, você também pode consultar um especialista antes de iniciar este tipo de dieta. Assim, através de testes laboratoriais você pode obter um diagnóstico mais preciso, caso seja necessário se medicar para reforçar a dieta.

Evite o consumo de bebidas que contenham cafeína, pois inibe a absorção de ferro no organismo. Lembre-se de que a hidratação é parte de uma dieta equilibrada, então você deve tomar, no mínimo, 1,5 litros de água por dia.

Tomar um banho

Uma dica infalível para relaxar e mitigar o cansaço é tomar um banho de água quente. Por sua vez, usar essências ou flores aromáticas é ideal. Recomenda-se que o faça duas vezes por dia,, de preferência pela manhã e também à noite antes de ir para a cama.

Peça ao seu parceiro que te dê uma massagem suave durante o banho, uma vez que isso favorece o combate ao cansaço na gravidez. Também ajudaria a reforçar os laços de amor entre o casal e o mais novo membro da família.

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Dormir as horas recomendadas

O cansaço na gravidez pode se dever aos movimentos do bebê na barriga

Caso o cansaço seja produto de insônia, recomenda-se consumir alimentos que contenham triptofano, de preferência após o jantar, já que esta substância favorece o sono. Conciliar o sono é difícil para as mulheres grávidas. No entanto, a dica mais importante para as gestantes é a de dormir o necessário durante esta etapa.

O recomendável são oito horas por noite e uma hora durante o dia. Embora você não consiga dormir durante o dia, deite e descanse.

  • À noite, antes de se deitar, escolha a melhor posição, principalmente a partir do último trimestre, no qual a barriga já cresceu muito.
  • Use a ajuda de almofadas: colocá-las entre os joelhos, lombar, quadris e costas facilitará uma posição confortável para dormir.

Conclusões

Finalmente, é aconselhável combinar essas opções para obter melhores resultados. Também é essencial ter a opinião de um especialista para que autorize as dietas e exercícios.

Lembre-se de que uma mãe saudável é o mais importante. Se você estiver constantemente exausta, não poderá desfrutar desta bela etapa da gestação. E, depois do parto, você estará muito fraca e a recuperação será muito lenta. Você deve ter em mente que cuidar de um recém-nascido requer muita energia!