Como atrasar o aparecimento de pelos faciais

12 de janeiro de 2019
Sempre e quando não houver nenhum problema hormonal subjacente ou alguma outra causa que mereça tratamento especializado e monitoramento regular, você pode colocar em prática algumas técnicas caseiras para combater o aparecimento de pelos faciais, como a que vamos comentar abaixo.

O aparecimento de pelos faciais nas mulheres geralmente não é bem-vindo. Muitas vezes o pelo está associado a uma aparência descuidada e até masculina, entre outros preconceitos. Por isso, muitas mulheres procuram eliminá-lo completamente, ou pelo menos disfarçá-lo, através de várias técnicas.

O pelo facial é um problema estético que não aparece da mesma maneira em todos os casos. Assim, há mulheres que o sofrem em maior medida, enquanto outras têm uma leve sombra em certas áreas do rosto.

Por que as mulheres têm pelos faciais?

O aparecimento de pelos faciais em mulheres é bastante comum, acima de tudo, sobre o lábio superior.

No entanto, em muitas mulheres estes também aparecem no queixo ou em outras áreas do rosto, como as bochechas. É sempre conveniente visitar o dermatologista para analisar o caso.

Os hormônios são os responsáveis ​​pelo aparecimento de pelos faciais e também em outras partes indesejadas do corpo (em torno dos mamilos ou do umbigo, por exemplo).

Uma possível causa é a síndrome do ovário policístico (SOP). Por esse motivo é essencial levar em consideração a possibilidade de que seja um sintoma de outros distúrbios endócrinos.

Em caso de sofrer algum desequilíbrio desse tipo, é possível que a mulher também tenha outros sintomas. Os mais frequentes são a  acne, as irregularidades menstruais, a diabetes, ou dificuldade em perder peso, apesar de fazer dieta.

Descubra também: 9 sinais de alerta de cistos nos ovários que as mulheres mais ignoram

Técnicas para remover os pelos faciais

Embora seja verdade que a solução para os casos mais extremos é o tratamento a laser, os especialistas reconhecem que muitas vezes não é necessário recorrer ao mesmo.

Nesse sentido, pode-se recorrer a outra técnica bem conhecida: depilação com cera quente. No entanto, é preciso destacar que isso deve sempre ser feito por um profissional, de modo a não maltratar a pele do paciente.

Dependendo da quantidade de pelos faciais e do tempo necessário para estes reaparecerem, algumas sessões de remoção de pelos deverão ser agendadas. É importante respeitá-los e, durante a espera, não use barbeadores, lâminas e similares, para tentar remover o pelo.

Assim, aquelas mulheres que têm pele muito sensível devem ter muito cuidado. Portanto, é essencial que você siga as instruções do seu dermatologista.

Uma cera depilatória caseira

Para preparar sua própria cera depilatória em casa você deve ter apenas três ingredientes à mão, aveia, limão e açúcar. Basicamente, nisso consiste o método sugaring.

Não se preocupe se você não tiver tiras de pano, com esta cera você não precisa recorrer a elas. Em vez disso, você precisará de uma espátula.

A farinha de aveia

Farinha de aveia para atrasar o aparecimento de pelos faciais

A aveia é um dos cereais mais saudáveis ​​e nutritivos. A nível tópico, a aveia tem um efeito antioxidante e protetor.

Logo, se a deixarmos agir por alguns minutos, fornecerá uma grande quantidade de vitaminas e minerais que deixarão a pele suave e luminosa. Além disso, é um ingrediente ideal para todos os tipos de pele, mesmo os mais sensíveis.

Este cereal tem a textura perfeita para ajudar a eliminar os pelos faciais. Quando combinado com o suco de limão e açúcar, adquire uma textura granulosa e pegajosa que ajudará a esfoliar a pele, sem danificá-la 

O limão

O limão é um dos alimentos com mais propriedades medicinais que existem. A nível tópico fornece os seguintes benefícios:

  • Tem propriedades anti-inflamatórias.
  • Elimina impurezas e excesso de gordura.
  • Limpa e esfolia a pele graças ao seu conteúdo enzimático.
  • Fornece vitamina C, que promove a produção de colágeno.

Preparação do remédio para pelos faciais 

Preparação do remédio para pelos faciais

Ingredientes

Para preparar este remédio caseiro para remover pelos faciais, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de aveia (10 g).
  • 2 xícaras de açúcar (200 g).
  • 10 gotas de suco de limão
  • Água (quantidade necessária).

Recomendamos ler esse artigo: Aprenda a preparar um creme depilatório natural e evite os pelos encravados

Preparação

  • Primeiramente, em uma panela em fogo médio, coloque o açúcar e um pouco de água. Uma vez que começar a se transformar em caramelo, adicionamos as gotas de suco de limão.
  • Tente obter uma pasta granulosa e pegajosa.
  • Por outro lado, coloque a aveia em uma tigela com um pouco de água quente, e misture até obter uma pasta.

Modo de uso

  • Primeiramente, aplique a cera (não muito quente) na área com pelo.
  • Deixe agir 2 minutos.
  • Pegue a espátula e, na direção oposta ao pelo, remova a cera.
  • Logo depois, aplique a aveia e deixe na pele por cerca de 5 minutos. Esta atuará como um hidratante e amaciante para a pele.

Recomendações

Para evitar maltratar a pele não repita a aplicação da cera no mesmo local várias vezes seguidas. Antes de tentar remover o pelo de algum lugar é preferível deixar a pele descansar, e tentar no dia seguinte.

Definitivamente, pessoas com pele muito seca ou sensível devem usar suco de limão com precaução. Depois, devem hidratar bem a pele, para evitar irritação.

Para evitar o aparecimento de manchas é extremamente importante realizar este tratamento à noite, e enxaguar bem o rosto e as mãos uma vez finalizado o processo.

Da mesma forma, se você não notar os resultados desejados, recomendamos que consulte o dermatologista.