Como aromatizar sua casa de forma natural?

· 11 de novembro de 2014
As plantas aromáticas são uma opção muito recomendada para disfarçar e acabar com os odores das frituras, peixes ou de algum alimento que tenha estragado na geladeira.

Se o mau odor invadir sua casa e você não tiver a mínima ideia de como combatê-lo de forma natural para não ter que utilizar os sprays que fazem mal ao meio ambiente, siga lendo esse artigo. Aprenda a como aromatizar sua casa de maneira natural.

Alguns sprays  próprios para a eliminação de odores na casa contêm substâncias tóxicas que contaminam o ar e afetam a saúde.

Além de caros, não proporcionam um efeito prolongado, e por esses importantes motivos nada melhor que optar por um eliminador de maus odores com ingredientes naturais.

Certamente você terá o que é necessário para a fabricação caseira na cozinha da sua casa. E caso não tenha essas matérias-primas, não será difícil encontrá-las em uma loja ou mercado mais próximo de seu bairro.

Ambientadores naturais para aromatizar sua casa

Aromatizar sua casa com baunilha

Umedeça um chumaço de algodão com algumas gotas de essência de baunilha e coloque em um recipiente que seja próprio para exalar o aroma (um difusor), sem tampa e deixe-o no ambienta durante umas quatro horas.

Quando não sentir mais o aroma, umedeça outro algodão e volte a colocá-lo no recipiente.

odor agradável

Aromatizar sua casa com cítricos e ervas

Para esse ambientador, necessitaremos de cinco limões, 10 laranjas, folhas de alecrim, folhas de menta, 250 ml de água e a mesma quantidade de álcool.

Leia também: Descubra os incríveis benefícios e usos do alecrim

Coloque as cascas da laranja e do limão ao centro de um lenço e amasse com um auxílio de um martelo de cozinha.

Em seguida, acrescente as folhas das ervas e amasse todos os ingredientes até que estejam todos bem triturados.

Coloque os ingredientes dentro de um frasco de spray e acrescente a água e o álcool. Utilize esse ambientador natural nas cortinas, tapetes e roupas.

Aromatizar sua casa com flores secas

Para o preparo do ambientador de flores secas, precisaremos de algumas pétalas de rosas, folhas e flores de eucalipto, folhas de louro, de nogueira, de tomilho, de murta, de sálvia, gengibre, canela e baunilha.

Coloque todos os ingredientes misturados em uma cesta no ambiente ou, se quiser dar um toque desse aroma nas gavetas, coloque a mistura em pequenos sacos de seda fechados.

Quando sentir que já não exala o aroma, acrescente algumas gotas de álcool ou essência de rosas sobre os ingredientes.

flores secas odor agradável,

Elimine os maus odores da sua cozinha

As plantas aromáticas são perfeitas para eliminar os odores das frituras, peixes e até de algum alimento cru ou cozido que tenha estragado dentro da geladeira.

O que precisaremos é simplesmente ter plantado em um vaso com terra algumas das seguintes ervas: alfavaca, alecrim ou tomilho. Algumas dessas ervas podem ser mantidas somente em um recipiente com água na sua cozinha.

Além de neutralizar o mau cheiro, você também poderá utilizá-las ao cozinhar. Quando utilizadas como condimento no preparo dos alimentos, acrescentam um maior sabor.

Outra boa opção tanto para os maus odores quanto para o uso na gastronomia é a lavanda.

Marmelo

Essa fruta normalmente é colhida no outono e é usada para preparar marmeladas e geleias. Também podem ser armazenadas no guarda-roupa por alguns dias para perfumar a roupa.

Conheça: 17 ideias interessantes para organizar o guarda-roupa e ganhar espaço

Fique atento ao tempo que você mantiver a fruta no guarda-roupa, retirando-a quando perceber que está a ponto de começar  a apodrecer, porque uma vez podre, pode atrair insetos.

Ambientador elaborado com sabão neutro

Quando o sabonete está terminando e já não o utilizamos devido ao seu tamanho, normalmente o substituímos por um novo. Como podemos utilizar esses pequenos pedaços de sabonetes que já não servem para o banho?

Podemos preparar um excelente ambientador. O que você deve fazer é cortá-lo em pedaços bem pequenos e colocar em saquinhos próprios (com pequenas perfurações para que se exale o odor) nas gavetas do seu guarda-roupa, armários, etc.

Outra ideia com produtos em fase de finalização é, por exemplo, os perfumes que não utilizamos mais ou porque contêm pouco no frasco; a essa pequena quantidade restante podemos acrescentar água e colocar a mistura em uma tigela.

Com o decorrer dos dias, o líquido irá evaporando e espalhando o aroma pelo ambiente.

sabonete com odor agradável

Neutralizador de odores de bicarbonato de sódio

Em um frasco com tampa, coloque meia xícara de bicarbonato de sódio e 8 a 12 gotas do óleo essencial de sua preferência (pode utilizar somente um tipo de óleo essencial ou combinar vários óleos).

Na tampa do frasco, faça alguns furos. Para dar um ar decorativo, coloque na tampa um tule, por exemplo. Esse preparado pode ser utilizado para aromatizar qualquer ambiente da sua casa.

Aroma em gel

Essa é uma forma econômica e sem a necessidade de comprar produtos caros. Você mesmo pode fazer em casa seu ambientador em gel.

Basta que coloque em um frasco duas ou três gotas de colorante para bolos e 30 gotas do óleo essencial de sua preferência.

Em uma panela, ferva a medida de uma xícara de água e acrescente um envelope de gelatina sem sabor.

Em seguida, coloque mais uma xícara de água e a mesma medida de sal.

Antes que esfrie, coloque a mistura no frasco com as gotas do óleo essencial, misturando bem os ingredientes.

Deixe que repouse à noite. Pela manhã, você terá um ambientador que renderá por aproximadamente um mês.

gel de babosa

Ambientador para o carro

Troque os ambientadores industrializados, por um caseiro que você mesmo pode preparar. Compre um molde com o desenho que o agrade. Coloque o molde sobre um tecido e faça dois modelos iguais.

Coloque esse tecido já com o formato do desenho e em uma cartolina e cole ambos. Acrescente 10 gotas de óleo essencial de cada lado.

Deixe que o tecido absorva o óleo e faça um furo na parte superior do desenho, que permita passar uma linha e o pendure no espelho.

Aromas à base de fervura

Este método de preparo é maravilhoso para aromatizar sua casa e qualquer ambiente. Além disso, é muito econômico. Em uma panela pequena, coloque água e leve ao fogo até que ferva.

Iniciada a fervura, coloque alguns destes ingredientes: canela em pau, essência de baunilha, cravos, casca de limão, casca de laranja ou grãos de café.

Quando todos os ingredientes tiverem fervido, despeje em um recipiente sem tampa e bonito e coloque no seu quarto ou no ambiente que preferir até que o líquido esfrie.

Aroma de laranja com cravos-da-índia

cravo da índia

Esses dois componentes combinados distribuirão com um aroma doce para toda a casa. A receita é bem simples.

Basta fincar os cravos na casca da laranja e colocá-la em um recipiente como, por exemplo, um pires decorado ou uma pequena bandeja.

A laranja com o cravo se mantém por dias ou até semanas.