Como aproveitar os restos de sabonete

18 de julho de 2019
Não é necessário jogar fora os pedaços de sabonete que sobram. Na verdade, você pode reciclá-los e fazer um novo sabonete com os pedaços restantes.

Usamos os sabonetes para, principalmente, lavar as mãos no banheiro. No entanto, ele vai diminuindo e ficando cada vez menor. Assim, em algum momento fica realmente incômodo usar um pedaço tão pequeno. É nesse momento que a maioria das pessoas jogam o sabonete fora e o substituem por um novo. No entanto, você já pensou que é possível reciclar esses restos de sabonete? Confira!

Aproveitar os restos de sabonete

Em vez de jogar fora os pedaços restantes de sabonete ou deixá-los sem uso em algum canto, você pode reciclá-los. De fato, é possível juntá-los e fazer um sabonete novo ou, até mesmo, sabonete líquido.

Por isso, a seguir, apresentamos 2 formas alternativas de aproveitar os restos de sabonete. Saiba que são dois modos realmente fáceis de reciclar cujo resultado você, com certeza, vai adorar.

Um sabonete novo

Sabonete feito de restos

É um processo realmente fácil que te permitirá ter um sabonete novo sem muito esforço:

  1. Em primeiro lugar, junte todos os pedaços de sabonete que conseguir e coloque-os em um recipiente largo de vidro.
  2. Em seguida, adicione a loção que preferir. Pode ser um creme hidratante, por exemplo, um leite corporal, etc. Não é necessário colocar muito, apenas um pouco já basta.
  3. Depois, coloque o pote com o sabonete e o creme em banho-maria. Lembre-se de que o recipiente não deve estar tampado enquanto o sabonete derrete. Além disso, você deve mexer constantemente para que todos os pedaços de sabonete derretam sem deixar grumos.
  4. Em seguida, escolha um molde. O ideal é que seja algum recipiente de silicone com o formato e o tamanho que você quiser.
  5. Com muito cuidado (porque a mistura resultante do banho-maria estará muito quente), coloque no molde. Não toque no líquido de forma alguma e utilize luvas para evitar queimaduras.
  6. Por fim, espere algumas horas até esfriar e você terá um novo sabonete com as cores e o aroma escolhidos.

Leia também: Receita de bolsas de sabonete de aveia para o banho

Sabonete líquido

Reaproveitar restos de sabonete

Então agora, em vez de um novo sabonete em pedaço, vamos propor o preparo de um sabonete líquido para as mãos. Embora o processo seja um pouco mais complicado, não é tão difícil assim. Confira!

  1. Em primeiro lugar, calcule o quanto de sabonete você conseguiu juntar. Dessa maneira, será possível saber qual é a proporção de água necessária para obter uma textura adequada do seu novo sabonete líquido.
  2. Para isso, rale os pedaços de sabonete até obter o máximo possível.
  3. Depois, calcule: para cada 40 gramas de sabonete em pó você vai precisar de 1 litro de água.
  4. Agora que você já sabe a quantidade de água que vai precisar, escolha uma panela adequada e coloque no fogo. Quando atingir o ponto de ebulição, misture o sabonete e abaixe o fogo.
  5. O objetivo é fazer o sabonete diluir bem e se misturar na água sem deixar grumos. Para isso não é necessário que a temperatura do fogo esteja muito alta. Assim, é melhor derreter o sabonete em fogo baixo mesmo que leve mais tempo.
  6. Em seguida, quando o sabonete já tiver derretido, reserve e deixe esfriar.
  7. Enquanto a mistura esfria, você vai perceber que ela vai engrossar, adquirindo uma textura como a da gelatina.
  8.  Depois, quando já tiver esfriado por completo, você só precisa colocar no recipiente que preferir.
  9. No entanto, antes de fechar, você deve “bater”, ou seja, misturar bem o líquido com uma colher.
  10. Por fim, feche o recipiente e use seu novo sabonete líquido para as mãos.

Leia mais: 7 recomendações para cuidar das mãos e prevenir o envelhecimento

Pronto, agora você pode utilizar até os últimos restos de sabonete!

Como você pôde ter notado, aproveitar os pedaços de sabonete não é muito difícil. Você só precisa seguir alguns passos para conseguir obter um novo sabonete ou, como no segundo caso, um sabonete líquido para lavar as mãos.

Por outro lado, é preciso considerar que quanto mais variados (em cores e aromas) forem os pedaços que você juntar, mais original será o resultado. Certamente você já descobriu uma boa razão para reciclar e nunca mais jogar fora ou acumular os pedaços restantes de sabonete.

  • Francisco J. (2018). 5 accesorios indispensables que deben tener los baños. Retrieved April 29, 2019, from https://midecoracion.com/bano/accesorios-indispensables-banos/
  • Papa, Y. (2018). Aprendiendo a reciclar en familia. Retrieved April 29, 2019, from https://eresmama.com/aprendiendo-a-reciclar-en-familia/