Como acabar com o efeito frizz naturalmente?

· 12 de outubro de 2014
Para nutrir o cabelo, antes de lavá-lo é possível aplicar uma máscara de mel de abelha puro e óleo essencial. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água fria.

Um dos problemas mais habituais em qualquer idade é o frizz que faz com que o cabelo se torne tão antiestético, principalmente nos dias de umidade.

O efeito frizz pode ocorrer por várias razões, por exemplo: a falta de umidade ou de hidratação, o uso de tintas ou agressões mecânicas (como as causadas pelo uso da chapinha), cabelos muito secos ou muito porosos.

Existem muitos produtos no mercado que prometem solucionar esse problema, mas também é possível aproveitar os benefícios de receitas e recomendações naturais e caseiras. Conheça algumas delas nesse artigo.

Remédios caseiros para evitar o frizz no cabelo

Banana, limão e óleo de girassol

Amasse uma banana madura, adicione uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de óleo de girassol.

Em seguida, misture tudo muito bem e depois aplique no cabelo. Deixe atuar durante meia hora e depois lave o cabelo com os produtos de costume, mas não utilize o secador, deixe que o cabelo seque naturalmente.

Azeite de oliva e ovo

Misture uma xícara de azeite de oliva e um ovo cru. Em seguida, aplique no cabelo depois de lavá-lo ou pelo menos molhá-lo.

Deixe atuar por trinta minutos e lave novamente. O azeite de oliva é um emoliente perfeito, que ajuda a umedecer as fibras do cabelo.

O ovo contém lecitina, que é um aminoácido que serve para reparar os tecidos e gerar novas células.

remédio anti-frizz

Banana e abacate

Misture bem uma banana madura com a polpa de um abacate. Em seguida, aplique no cabelo úmido. Deixe atuar por vinte a trinta minutos e depois enxágue.

Lave como sempre. A banana tem ótimos antioxidantes e minerais que servem para reparar o cabelo. O abacate possui ácidos graxos, ideais para nutri-lo.

Saiba mais: 11 remédios naturais com abacate

Maionese e abacate

Misture uma xícara de maionese (caseira ou comprada) com a polpa de meio abacate. Em seguida, aplique a mistura no cabelo e deixe repousar por pelo menos meia hora; envolvendo a área com uma touca plástica e uma toalha úmida e morna. Depois desse tempo lave como de costume.

Ovo

Aplique um ovo cru para manter o frizz longe de seu cabelo. Esfregue bem na região do couro cabeludo e onde o cabelo “ourice” mais. Em seguida, deixe atuar por quinze minutos e depois lave com o shampoo e o condicionador habituais.

cabelo-miss-pupik

Vinagre de maçã

Misture 120 ml de vinagre de maçã com um litro de água. Aplique a mistura no cabelo seco, antes de lavá-lo. É uma alternativa mais do que natural para seu cabelo e o bom é que não ajuda apenas a acabar com o frizz como também serve para dar mais brilho.

Óleos essenciais

Aplique qualquer óleo natural ou essencial no cabelo como, por exemplo, o de amêndoas ou o de coco. Eles servem para nutrir o cabelo e dar-lhe um cheiro delicioso.

Lave como sempre e quando estiver semi-seco, coloque algumas gotas do óleo escolhido. O azeite de oliva é uma opção mais fácil de conseguir, ainda que não ofereça fragrância.

Leia mais: Mel de abelhas para atenuar as rugas

Mel de abelha

Esfregue uma colher de sopa de mel de abelha no cabelo. O mel é um ótimo condicionador natural e tem um aroma mais do que doce.

Misture partes iguais com óleo essencial e massageie o cabelo, deixando que penetre bem, durante dez minutos. Enxágue com água fria e depois lave como de costume.

Água com gás

Utilize água carbonatada ou água com gás (gaseificada), também conhecida como “soda” em algumas regiões. Depois lave o cabelo como de costume, dando um enxágue final com uma xícara de água morna.

Cabelo-crespo

Iogurte e pepino

Misture uma xícara de iogurte natural (sem sabor) com a polpa de um pepino médio ou grande. Aplique no cabelo e deixe atuar por meia hora, aproximadamente. Enxágue com água morna, desembaraçando com os dedos.

Leite de coco, mel de abelha, azeite de oliva e abacate

Misture uma xícara de leite de coco, duas colheres de mel de abelha, duas xícaras de azeite de oliva e a polpa de um abacate. Essa mistura é excelente para nutrir o cabelo, basta aplicá-la e deixar que atue por 30 minutos, depois enxágue com água abundante. Lave como de costume.

Creme de coco e suco de limão

Misture uma lata de creme de coco com quatro colheres de sopa de suco de limão. Com o cabelo limpo e seco, aplique essa máscara, coloque uma touca de banho para que os ingredientes reajam e deixe que atuem por pelo menos uma hora (aproveite o tempo para fazer outra atividade).

Em seguida, lave com shampoo e condicionador habituais e repita o tratamento duas vezes por semana.

Azeite de oliva

Misture duas colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de seu condicionador preferido. Use essa receita sempre que lavar o cabelo.

cabelo-seco6

Recomendações para evitar o efeito frizz no cabelo

  • Escolha produtos de boa qualidade, não economize os gastos nesse aspecto se o objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do cabelo.
  • Além disso, existem produtos especializados para esse problema, quando sair em busca deles, preste bastante atenção para que não apresentem álcool em sua composição.
  • Lave o cabelo com água morna ou fria, nunca quente, afinal, a água quente é capaz de ressecá-lo sempre mais.
  • Depois de lavá-lo, seque com uma toalha e aplique um creme para hidratar ou pentear, por fim, deixe que o cabelo seque sozinho.
  • Não use acessórios como presilhas ou borrachinhas, pois danificam as fibras, quebrando-as. Além disso, não escolha penteados muito apertados e durma com o cabelo solto.
  • Prefira pentes de madeira, os de metal ou de plástico produzem mais cargas elétricas, e isso influencia no frizz.
  • Evite o uso da chapinha e do secador. Nesse último caso, só use em casos excepcionais e sempre a trinta centímetros de distância do couro cabeludo.
  • Não lave o cabelo todos os dias, isso faz com que os poros se abram mais e que o cabelo se “ourice”. Opte por lavar o cabelo de dois em dois dias.
  • Hermes, V. C., Machado, L. E. M., Benitez, L. B., Silva, F. K. B. D., Muller, C. R., & Silva, C. D. M. D. DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS UTILIZANDO ÓLEO DE ABACATE. Seminário de Iniciação Científica, 67.
  • Brito, D. S. (2018). Desenvolvimento e caracterização de máscara capilar contendo óleo coco (Cocos nucifera L.).