11 remédios naturais com abacate
Contando com todo tipo de nutrientes, o abacate serve para realizar uma grande quantidade de remédios naturais. Conheça os mais importantes no seguinte artigo.
Características do abacate
O fruto do abacateiro ou da Persea americana, nome científico da árvore, é originário do México e possui muitas propriedades. A sua forma é a de uma pera, de casca verde escura e interior verde claro chamativo e com uma grande semente no meio.
A árvore de abacate pode medir até 20 metros e produzir 120 frutos ao ano, sendo o fruto o único elemento que se pode consumir, pois a casca e as folhas são tóxicas (principalmente para os animais de estimação).
Os astecas consideravam o abacate como a fruta da fertilidade. E mais, “ahucuatl” quer dizer em sua língua “testículo”. Além disso, acreditavam que tinha poderes afrodisíacos. Foi empregado desde aqueles tempos para tratar os problemas sexuais masculinos.
Ao mesmo tempo, ele tem uma grande quantidade de vitamina E, protege contra as doenças do coração e oferece uma boa dose de gordura monoinsaturada (que reduz o colesterol e protege as artérias, e também dilata os vasos sanguíneos para que o sangue flua melhor).
Entretanto, muitas pessoas que estão fazendo dieta não consomem essa fruta por que tem uma quantidade elevada de calorias (227 por peça).
Benefícios do Abacate
O abacate contém os dez elementos minerais mais importantes da natureza:
- Zinco.
- Sódio.
- Selênio.
- Cobre.
- Potássio.
- Manganês.
- Magnésio.
- Ferro.
- Fósforo.
- Cálcio.
Todos eles ajudam, por exemplo, a melhorar o metabolismo celular. Além disso, o abacate também tem ácido oleico, que elimina os vermes intestinais e os radicais livres. Isso evita a aparição de certos tipos de câncer, principalmente o de pulmão.
Ao ser uma fonte maravilhosa de vitamina A, B6 e ácido fólico, também está indicado para as pessoas com artrite reumatoide e diabetes.
O abacate também ajuda a reduzir os gases, incrementa a visão, reduz o sangramento de gengivas, fortalece os ossos, combate a gripe e os resfriados, combate a diarreia, é eficaz contra a constipação e acalma a dor de cabeça, entre outros usos.
Em relação ao uso externo, o abacate (precisamente, seu óleo) atrasa o envelhecimento da pele, dando uma aparência mais saudável e sem rugas. Mantém o cabelo brilhante e sedoso, e o creme serve para controlar as estrias e para hidratar a cútis ressecada. Além disso, combate a caspa, os piolhos e as lêndeas.
Remédios naturais com abacate
Eliminar a caspa
O primeiro dos remédios naturais com abacate é para o tratamento da caspa.
Primeiramente, moa o caroço do abacate e misture com óleo de rícino até formar uma pasta. Coloque-a no couro cabeludo e cubra com uma touca plástica ou sacola de náilon. Deixe agir por duas horas e então enxágue com abundante água morna. Depois, lave normalmente.
Expulsar as lombrigas intestinais
Outro dos remédios naturais com abacate, utiliza apenas seu caroço ou casca, e serve para expulsar lombrigas.
Beba una xícara de infusão feita com o caroço ou a casca do abacate encharcados em água quente, sempre em jejum.
Matar piolhos e lêndeas
Para matar piolhos e lêndeas, primeiramente, ferva cinco caroços de abacate picados e dois raminhos de arruda em ¼ litro de água.
Quando estiver morno, friccione no couro cabeludo, envolva a cabeça com uma toalha e então deixe agir por meia hora. Em seguida, enxágue com água morna e lave com xampu e creme condicionador.
Combater as rugas
O abacate também é um remédio natural para combater as rugas, pois tem capacidade de atrasar o envelhecimento da pele.
Corte um abacate pela metade e extraia sua polpa. Esmague bem e acrescente umas gotas de azeite de oliva até obter uma pasta homogênea. Aplique no rosto e no pescoço limpos, deixe agir por 30 minutos e lave com água morna e logo depois aplique um creme hidratante caseiro.
Suavizar os lábios rachados
Derreta uma colher de óleo de coco, meia colher de manteiga de karité e meia colher de óleo de abacate em banho-maria. Mexa bem e deixe esfriar. Guarde na geladeira e aplique todas as noites sobre os lábios, sem enxaguar.
Aliviar a psoríase
Abra pela metade um abacate e esfregue diretamente na zona afetada por essa doença. Outra alternativa é utilizar um algodão embebido no óleo de abacate.
Regular o colesterol
Coma um abacate cru por dia, como substituto da maionese nos sanduíches, como ingrediente para as saladas ou como lanche no meio da tarde. Isso pode reduzir os triglicerídeos em até 15% em um mês.
É possível obter ótimos resultados com remédios naturais feitos com abacate.
Condicionador para o cabelo seco
Primeiramente, misture uma xícara de maionese com a polpa de meio abacate bem amadurecido, até conseguir uma pasta homogênea. Espalhe por todo o cabelo, envolva com uma toalha quente e então deixe agir durante 20 minutos.
Depois, enxágue com água morna e lave como de costume. Repita uma vez por semana. Se quiser uma opção mais saudável, no lugar de maionese, pode-se usar um ovo e o suco de um limão junto à polpa do abacate.
Reduzir as estrias
Depois do parto ou ao emagrecer e engordar em reiteradas ocasiões, as estrias aparecem. Para poder melhorar seu aspecto, é possível fazer um dos remédios naturais com abacate.
Misture a polpa de meio abacate com uma colher de suco de limão e uma colher de mel de abelhas. Quando conseguir uma pasta homogênea, aplique na zona afetada com massagens circulares, sempre com a pele limpa. Depois, enxágue com água morna e então aplique um creme hidratante.
Eliminar úlceras ou aftas bucais
Lave uma folha de abacate e mastigue-a sem engolir. Deixe que o líquido resultante seja absorvido. Repita várias vezes e então jogue a folha fora.
Reduzir a diarreia
Primeiramente, lave o caroço do abacate e coloque-o em um recipiente. Leve ao forno e, quando ele estiver torrado, moa-o até obter um pó. Dissolva duas colheres em uma xícara de água morna e beba.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cowan, A. K., & Wolstenholme, B. N. (2015). Avocado. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00049-0
- Dreher, M. L., & Davenport, A. J. (2013). Hass Avocado Composition and Potential Health Effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.556759
- Rodríguez-Carpena, J. G., Morcuende, D., Andrade, M. J., Kylli, P., & Estevez, M. (2011). Avocado (Persea americana Mill.) phenolics, in vitro antioxidant and antimicrobial activities, and inhibition of lipid and protein oxidation in porcine patties. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf1048832
- Sanders, M. G., & van Doorn, W. G. (2004). The Avocado: Botany, Production and Uses. Postharvest Biology and Technology. https://doi.org/10.1016/j.postharvbio.2003.11.010