Combata a boca seca com 5 remédios naturais
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Ter a boca seca é muito desconfortável, pois gera uma sensação pegajosa e seca, além de ardor, lábios quebradiços, dificuldade para mastigar, engolir, provar ou falar, entre outros problemas. Combata a boca seca com 5 remédios naturais. Leia mais.
Além de todos os desconfortos citados, a boca seca (xerostomia) pode causar mau hálito e aumentar o desconforto da pessoa.
A boa notícia é que, indo ao médico e o alertando sobre o que está acontecendo, é possível obter um tratamento adequado para o problema. Além disso, o profissional pode autorizar o uso de determinados remédios caseiros, para amenizar o mau hálito e outros desconfortos específicos.
O que é a boca seca?
Antes de mais nada, vamos rever um ponto importante: “a saliva é fundamental para manter o equilíbrio na boca. Sua ausência ou mudanças em suas características representariam um importante problema de saúde”. É assim que os médicos De Luca e Roselló Llabrés explicam em um ensaio sobre a etiopatogenia e o diagnóstico da boca seca.
A boca seca (xerostomia) é causada pelas glândulas salivares que não produzem saliva suficiente. Embora isso possa ser um grande desconforto para muitas pessoas, a boca seca não é uma doença em si, mas um sintoma.
Pode ter várias origens, como reações a medicamentos ou qualquer outra coisa que seja ingerida.
Causas da boca seca
As causas variam dependendo de cada pessoa. Dentre estas podemos encontrar as seguintes:
- Fumo.
- Alergias a comida.
- Consumo de água insuficiente.
- Consumo de vários medicamentos.
- Efeitos colaterais de certos medicamentos.
- Cirurgia, radioterapia e quimioterapia de áreas próximas às glândulas salivares.
Como reconhecer que precisa de algum remédio?
O principal sinal é as rachaduras que surgem nos lábios. Estas, embora possam desaparecer ao longo dos dias, continuarão surgindo com muita facilidade. Da mesma forma, outros sintomas podem ser rouquidão ou secura na garganta. O que é mais desconfortável e pode causar falta de voz.
Também podem surgir problemas para engolir ou mastigar, sensações de ardor na boca e mau hálito. Embora estes problemas desapareçam logo, eles provavelmente vão voltar em questão de horas até você começar a usar alguma solução.
Alivie a boca seca com estes 5 remédios naturais
Aqui estão alguns remédios que, de acordo com a sabedoria popular, podem ajudar a aliviar a secura e o desconforto.
Nota: é preciso ter em mente que a eficácia pode variar dependendo da pessoa, seu estado de saúde e seu estilo de vida.
1. Gengibre
O gengibre é uma especiaria de sabor picante e por isso considera-se que pode ser útil. Pode ser consumido in natura com um pouco de água com limão, em pó com uma batida ou até mesmo como caramelo.
Ingredientes
- 2 raízes de gengibre
- 2 xícaras de água (500 ml)
O que fazer?
- Lave o gengibre e deixe ferver por 20 minutos.
- Deixe descansar e coe.
- Despeje o suco em um recipiente e tome uma vez por dia.
Veja: Como utilizar o gengibre para combater a gordura abdominal
2. Aloe vera
No caso da boca seca, a aloe vera protege os tecidos sensíveis dentro da boca. Também promove a produção de saliva. Recomenda-se preparar um enxágue caseiro para aproveitar seus benefícios.
Ingredientes
- 1 folha de aloe vera
- 1 xícara de água (250 ml)
O que fazer?
- Tire o gel da aloe vera e misture-o com o copo de água.
- Despeje em um recipiente com tampa.
- Use-o para fazer bochechos todas as manhãs.
3. Pimenta-caiena
Semelhante ao gengibre, a pimenta-caiena tem um sabor picante, que pode promover a salivação e ajudar a aliviar a boca seca.
Ingredientes
- Pimentas-caiena
- 1 copo de água (250 ml)
O que fazer?
- Pegue um pouco de pimenta caiena, uma pitada deve bastar, e adicione a um copo de água morna.
- Mexa várias vezes com a ajuda de uma colher até ficar bem integrado.
- Consuma com moderação.
4. Suco de limão
O limão é uma fruta que, devido aos seus ácidos cítricos, ajuda a neutralizar o hálito, refrescar a boca e, em certa medida, aliviar o ressecamento. Para aproveitá-lo, você pode preparar a seguinte bebida.
Ingredientes
- O suco de 5 limões.
- 2 copos de água fervente (500 ml)
- 4 colheres de sopa de açúcar (60 g)
O que fazer?
- Primeiro, esprema os limões e adicione o suco à água fervente.
- Em seguida, adicione o açúcar e mexa.
- Deixe descansar um pouco antes de consumir.
- Finalmente, recomenda-se tomar uma vez ao dia, à noite.
Leia: 12 benefícios do limão que você possivelmente não conhecia
5. Camomila com hortelã
Uma infusão de camomila com hortelã também pode estimular a produção de saliva, ao mesmo tempo que contribui para o desconforto causado pela boca seca. Para prepará-la, basta um pouco de hortelã fresca e o clássico saquinho de camomila.
Ingredientes
- 5 saquinhos de chá de camomila.
- 5 ramos de hortelã fresca.
- 1 xícara de água (250 ml).
O que fazer?
- Coloque a camomila e a hortelã em uma tigela com água.
- Leve para ferver e depois deixe descansar.
- Consuma.
O que mais você pode fazer para obter alívio?
Além de todas as recomendações feitas, existem outras maneiras de acabar com a boca seca. Podem ser escovagens constantes ou banhos quentes para respirar o vapor e manter as cavidades nasais umidas.
Da mesma forma, existem métodos como os doces sem açúcar que podem ajudar bastante. Em qualquer caso, os remédios naturais para aliviar a boca seca tendem a funcionar bem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Silvestre Donat, F. J., Miralles Jordá, L., & Martínez Mihi, V. (2004). Tratamiento de la boca seca: puesta al día. Medicina Oral, Patología Oral y Cirugía Bucal (Ed. Impresa).
- Chimenos Küstner, E. (2014). Boca seca y boca ardiente. Avances En Odontoestomatología. https://doi.org/10.4321/S0213-12852014000300003
- López-López, J., Jané Salas, E., & Chimenos Küstner, E. (2014). Pronóstico y tratamiento de la boca seca. Revisión sistemática. Medicina Clinica. https://doi.org/10.1016/j.medcli.2013.02.036
- Authors, A. /, Küstner, E. C., Sueli, M., & Soares, M. (2002). Boca ardiente y saliva. Medicina Oral © Medicina Oral. B.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.