Coloque suas pernas para o alto por 20 minutos todos os dias

Ao colocarmos as pernas para o alto mudamos o eixo postural e favorecemos a descongestão dos fluídos e um correto retorno venoso que costuma ser dificultado pela gravidade.
Coloque suas pernas para o alto por 20 minutos todos os dias

Última atualização: 31 Outubro, 2018

A princípio, pode ser que esta recomendação pareça estranha para muitas pessoas. Colocar as pernas para o alto todos os dias por 20 minutos? Com que finalidade?

O que em algumas ocasiões pode parecer uma grande bobeira, na realidade traz diversos benefícios inesperados em virtude de: nosso desconhecimento sobre o próprio corpo e seu funcionamento.

Devemos pensar, por exemplo, no grande esforço que nosso coração realiza para que o sangue chegue com força a cada uma de nossas extremidades. Bem como funciona o retorno venoso das pernas que, às vezes, falha, e que pouco a pouco causa as clássicas varizes.

Nunca é demais experimentar coisas novas. Alguns exercícios simples, ainda que não nos façam perder peso ou deixem nossas pernas mais firmes e torneadas, proporcionam bem-estar e uma calma mental.

Sendo assim, descubra mais e melhore sua qualidade de vida com esta simples rotina cotidiana. Além de não custar nada, não lhe tomará muito tempo e também não causará cansaço.

Em que consiste o exercício de colocar as pernas para o alto?

Mulher colocando as pernas para o alto

Não é só um exercício, mas também uma técnica terapêutica. Não podemos chamá-lo de exercício visto que não há nenhum esforço físico envolvido; não fazemos nenhum movimento ou tensão muscular.

Em outras palavras, é mais uma técnica de ioga a ser colocada em prática com frequência a fim de estabelecer uma conexão mente-corpo. Como resultado, gera grandes benefícios a nível circulatório.

  • Em contrapartida, se você tem alguma lesão nas costas, não será recomendável fazer esta rotina.
  • O ideal é colocar uma pequena almofada sobre a lombar para conseguir uma postura mais harmônica.
  • Sendo assim, fique com as pernas coladas verticalmente na parede e com os braços descansados, esticados e relaxados.
  • Mantenha esta posição no mínimo por 15 a 20 minutos; sem fazer nada mais, apenas sinta o equilíbrio, a tranquilidade e a calma ao receber um melhor fornecimento de sangue até o peito e a cabeça.

Em conclusão, se você quiser realizar esta técnica de relaxamento, é necessário vestir uma roupa confortável que não aperte a cintura e os tornozelos.

Do contrário, pode dificultar a finalidade deste exercício: favorecer a circulação sanguínea.

5 Benefícios de colocar as pernas para o alto

Duas amigas colocando as pernas para o alto

1. Reduz a retenção de líquidos nas pernas e nos pés

A retenção de líquidos nas pernas e nos pés se deve a problemas circulatórios dos quais devemos descobrir a origem.

  • Em alguns casos, a causa é um problema renal, cardíaco, ou sobrepeso, efeitos de alguma medicação, ou até mesmo uma dieta pouco adequada.
  • É necessário descobrir a origem da retenção e tratá-la. Futuramente, estes exercícios caseiros podem oferecer um grande alívio.
  • Colocar as pernas para o alto favorece o movimento dos fluidos que prejudicam a correta circulação sanguínea.
  • Geralmente passar o dia inteiro de pé faz com que nossos pés inchem.

Sendo assim, algo tão simples quanto tirar os sapatos, relaxar e colocar as pernas apoiadas na parede fará com que a força da gravidade desinflame as áreas problemáticas.

2. Alivia as pernas cansadas

Colocar as pernas para o alto é uma das melhores formas de aliviar a tensão das pernas, dos pés e até dos quadris.

Estas três áreas são as que mais sentem no final do dia. Por isso, este exercício, no qual mudamos o eixo postural e liberamos toda a tensão, proporciona um alívio notável.

3. Melhora a digestão

Colocar as pernas para o alto é um exercício que se encaixa na conhecida “inversão ativa”.

Mudar a postura para que os pés fiquem no alto e a cabeça no chão ajuda, em primeiro lugar, a descongestionar os fluidos presos e, por último, melhorar a digestão.

Assim como favorece a mobilidade intestinal. Algo que, a longo prazo, melhora a absorção dos nutrientes, combate a prisão de ventre e recupera o bem-estar.

4. Relaxa o sistema nervoso

Em suma, esta postura ajudará a melhorar a respiração: o ar fica mais retido e, aos poucos, favorece uma inspiração e uma expiração mais lenta e ritmada.

Em síntese, o exercício tem um grande impacto em nosso sistema nervoso: aliviamos as tensões musculares, sobrecargas. Como também a tensão que se concentra na região do estômago, no pescoço e nos seios paranasais.

5. Conseguir uma calmaria mental

Experimente, coloque este exercício em prática hoje mesmo. Você só vai precisar de 20 minutos do seu tempo. A primeira coisa que perceberá é um alívio físico que, posteriormente, relaxa a sua mente.

Esta postura favorece, ademais, uma oxigenação correta do cérebro.

O exercício nos convida a meditar, a descansar a mente e a nos sentir mais presentes, mais conscientes de nosso corpo; nos envolvendo em calma, bem-estar e uma harmonia perfeita.

Conforme você praticar esta simples terapia, notará cada vez mais os benefícios.

Então, animado para começar?

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