4 coisas que você nunca deve fazer com seus ouvidos

Respeitar a saúde dos ouvidos é algo que devemos ter em mente para prevenir problemas no futuro. Descubra o que evitar.
4 coisas que você nunca deve fazer com seus ouvidos

Última atualização: 24 Setembro, 2021

As orelhas costumam ser uma das partes do corpo que menos recebem atenção. No entanto, elas também sofrem com os nossos maus hábitos. Você sabe quais são as coisas que nunca deve fazer com seus ouvidos?

Você saberia dizer quais cuidados eles devem receber após um dia na piscina? Você calculou corretamente quantas horas passa com fones de ouvido ouvindo música no volume máximo? Você limpa demais os ouvidos com cotonetes? Talvez, agora que leu essas perguntas, você tenha descoberto que está danificando esses órgãos sensíveis sem saber.

Coisas que você nunca deve fazer com seus ouvidos

Quer saber como pode melhorar a limpeza e o cuidado dos seus ouvidos? Em caso afirmativo, continue lendo para descobrir o que é melhor evitar para mantê-los em perfeitas condições. 

1. Usar cotonetes para remover a cera

Mulher usando cotonete para remover a cera

Para começar, apresentamos um dos erros mais comuns: usar cotonetes para limpar os ouvidos. Este método de higiene tem sido encorajado erroneamente (com a melhor das intenções, mas sem as informações corretas). Isso, aliado à má fama de que cera é sinônimo de sujeira, criou um mito que prejudica a saúde auditiva.

A realidade é que, como explica um artigo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o cerúmen é secretado pelo ouvido e tem propriedades antibacterianas. Além disso, serve como lubrificante; portanto, ter cera é, na verdade, um sinal de boa saúde.

Nessa mesma linha, usar cotonetes é uma das coisas que você não deve fazer para limpar os ouvidos, pois pode causar coceira e irritação. O cotonete empurra mais cera do que remove e, com o tempo, cria um tampão que afeta a capacidade auditiva. Essa cera acumulada danifica o ouvido e, se ficar muito compactada, será preciso consultar um médico para removê-la.

O que fazer para manter a higiene?

  • Você pode estar acostumado a usar cotonetes desde a infância. Por isso, eliminá-los do seu dia a dia pode ser difícil.
  • Se sentir que seus ouvidos estão sujos, use uma toalha macia para remover o excesso de cera.

Você quer saber mais? Leia: Higiene do ouvido no verão

2. Ouvir música em um volume muito elevado

Alguém já te disse: Abaixe o volume da música porque você vai ficar surdo”? Bom, este aviso não está errado. Usar fones de ouvido para ouvir música em um volume elevado deteriora o sistema auditivo.

A perda ou deficiência auditiva ocorre quando as células ciliadas dentro do ouvido, que convertem as ondas sonoras em sinais elétricos, são danificadas ou deterioradas. Embora isso aconteça naturalmente com o passar do tempo e da idade, um artigo publicado no McGuill Journal of Medicine atesta que costumes relacionados ao excesso de ruído também estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a permanência em shows, discotecas ou o uso de dispositivos pessoais tocando música alta.

Dessa forma, uma das coisas que você deve evitar é ouvir música alta com fones de ouvido. Mas… Como saber se o volume está prejudicando seus ouvidos? Pergunte às pessoas ao seu redor se elas conseguem ouvir a música. Se a resposta for sim, você está colocando seus ouvidos em risco.

Recomendamos seguir a regra 60:60. Ou seja, não ultrapasse 60% do volume máximo e ouça música com fones de ouvido por no máximo 60 minutos por dia.

3. Usar “velas de ouvido”

Tratamento aplicando vela no ouvido

Nos últimos anos, diferentes métodos sem evidências científicas surgiram para manter a beleza e a higiene. Um exemplo são as famosas “velas auriculares”, ou “ignioterapia auricular”, uma das coisas que você nunca deve fazer com seus ouvidos.

Esse método funciona inserindo uma extremidade dessa “vela” na orelha e acendendo a outra extremidade. Em teoria, a cera do ouvido é absorvida por um tubo dentro da vela.

O problema? O resíduo que acaba dentro da vela não tem nada a ver com as orelhas, é o resíduo natural da própria vela. Isso significa que você introduzirá componentes externos ao ouvido que podem causar infecção, conforme evidenciado por uma pesquisa realizada em 2007 por membros da Northwest Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery.

4. Ouvidos secos são ouvidos saudáveis

Ao nadar na piscina ou na praia, é comum tomar um banho para remover o sal ou o cloro. No entanto, você deve prestar igual atenção aos seus ouvidos, pois é nele que podem se alojar bactérias que, tendo um ambiente úmido, crescem rapidamente e causam infecções dolorosas.

Portanto, quando for à piscina, lembre-se de lavar as orelhas por fora e depois seque bem com uma toalha. Você pode até usar algumas gotas especiais que o ajudarão a eliminar qualquer bactéria que esteja presente.

Você faz alguma dessas coisas que nunca deveria fazer com seus ouvidos?

E você? Costuma levar as questões mencionadas em consideração? É importante que você aprenda a cuidar de si mesmo para evitar complicações no futuro. Lembre-se também de que, se tiver alguma dúvida, se estiver começando a ter problemas de audição ou se sentir que seus ouvidos estão sujos, é melhor consultar um médico.

Pode interessar a você...
Quais são as causas do zumbido no ouvido?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Quais são as causas do zumbido no ouvido?

Para falar sobre as causas do zumbido no ouvido, é preciso entender que se trata de um sintoma, e não de uma doença em si.



  • Khan, NB, Thaver, S. y Govender, SM (2017). Prácticas de autolimpieza del oído y el riesgo asociado de lesiones en el oído y síntomas relacionados con el oído en un grupo de estudiantes universitarios. Revista de salud pública en Áfricahttps://doi.org/10.4081/jphia.2017.555
  • Petrescu N. (2008). Escuchar música a todo volumen. Revista de medicina McGill: MJM: un foro internacional para el avance de las ciencias médicas por estudiantes , 11 (2), 169-176.
  • Rafferty, J., Tsikoudas, A. y Davis, BC (2007). Velas de oído: ¿deberían recomendarlo los médicos generales. Médico de familia canadiense Medecin de famille canadien , 53 (12), 2121–2122.
  • Tapón de Cerumen. MedlinePlus, en línea: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/000979.htm