Hábitos que o tornam menos atrativo e que você não percebe

· 5 de fevereiro de 2019
Ser pouco atrativo não implica ser pouco elegante fisicamente. Você pode ser a pessoa com as mais belas feições e ter um comportamento que faça as pessoas se afastarem de você.

Existem muitos comportamentos que podem ser considerados como maus “hábitos” que você tem e que o lhe fazem parecer menos atrativo, mais irritante, ou alguém por quem ninguém quer se aproximar.

Todo mundo geralmente se esforça para ser uma pessoa amável, atenta e compassiva. No entanto, para algumas pessoas este não é o caso.

Se você se encarregar de mudá-los, fará com que seu grupo de amigos cresça com facilidade à medida que melhora como pessoa.

Hábitos que o tornam menos atrativo

1. Pensar unicamente em si mesmo

É normal que muitas pessoas façam isso sem se dar conta. Isso ocorre quando você se concentra unicamente em si mesmo, fala só de si e não avalia se os que estão ao seu redor têm algo a dizer.

Você acha que é o único que importa? Se for este seu caso, é o momento de pensar um pouco e começar a mudar. Ninguém quer ser amigo ou rodear-se de pessoas que só se preocupam consigo mesmas.

Leia também: O mais valioso da vida não são coisas, mas pessoas

2. Focar na beleza exterior e ignorar a interior

Focar na beleza exterior e ignorar a interior é um dos hábitos que o tornam menos atrativo

A verdadeira beleza vem de dentro do seu corpo, de seu coração e sua alma. Sua aparência física não é a mais importante.

Uma pessoa com comportamentos pouco atrativos os outros não é vista como alguém com quem gostariam de passar o tempo.

Se você pensa que ter uma boa aparência é tudo o que precisa, o melhor é se afastar um pouco do espelho. Veja mais além de seu físico e mude sua maneira de pensar.

3. Ser uma pessoa competitiva demais

Você é daquelas pessoas que sempre tem que ser melhor do que os outros? Se for assim, esta é uma das coisas que o tornam menos atrativo.

Quando você se preocupa mais com seus amigos, deixa que eles também tenham seu momento de brilhar.

Evite ser uma pessoa que minimiza as conquistas dos outros só por querer se destacar. Valorizar as capacidades alheias o torna uma pessoa mais agradável.

Aliás, você se sentirá melhor ao valorizar e fazer os demais se sentirem valorizados.

4. Discutir com seus amigos como se fossem seus inimigos

Este é outro hábito que o torna menos atrativo. Em lugar disso, trate de resolver e respeitar suas diferenças. Desse modo será capaz de cuidar dos demais.

Se você olha seus amigos como se fossem seus opositores, é provável que não se importe em traí-los.

Deve-se levar em conta que os amigos são para se protegerem mutuamente. Por isso, deve vê-los como seus aliados, ainda que existam diferenças.

5. Questionar sua importância para os demais

Questionar sua importância para os demais é um dos hábitos que o tornam menos atrativo

Isso, sem dúvida, o torna uma pessoa menos atrativa. Quando constantemente questiona a importância que os outros lhe dão, você demonstra que é uma pessoa insegura e isso geralmente afasta as pessoas.

Quando, por exemplo, dois de seus amigos decidem sair para um lugar sem você, isso não tem por que lhe fazer duvidar de sua amizade. Continuarão sendo seus amigos e suas vidas não têm por que parar quando você não está presente (nem vice-versa).

Não deixe de ler: Baixa autoestima: quando seu inimigo é você mesmo

6. Ser dominante demais

O ideal em um grupo de amigos é que todos estejam em igualdade de condições.

Normalmente é você quem toma as decisões? Sente a necessidade permanente de estar dirigindo cada situação? Trata de controlar o que os outros fazem?

Em qualquer dos três casos anteriores, há atitudes que o tornam pouco atrativo. Trate de relaxar e permitir que os demais também expressem suas opiniões e assumam a liderança de vez em quando.

Isso, além de fazê-lo parecer mais atrativo, permitirá relaxar um pouco e não carregar sempre a responsabilidade em seus ombros.

7. Ser desonesto

Quando se trata de ser um bom amigo, ou de alguém que os demais querem ter por perto, a honestidade é muito importante. Uma das coisas que o faz pouco atrativo é a desonestidade.

Mentir sobre tudo ou dar desculpas desnecessárias não é algo que alguém espere de um amigo. Quando você pratica esse comportamento é provável que se torne uma pessoa que desconfia dos demais e sinta a necessidade de jugar os atos daqueles que o rodeiam.

Ser desonesto não leva a nada. Lembre-se de que seus amigos estão ali para entender você e apoiá-lo, seja honesto.

8. Ser grosseiro

Ser grosseiro é um dos hábitos que o tornam menos atrativo

Quando você é uma pessoa mal-educada, ofensiva ou que aprecia envergonhar seus amigos será pouco atrativo. É irritante estar ao lado de uma pessoa que não sabe se comportar.

Um ato tão simples como concordar em fazer algo juntos pode se tornar uma cena da qual ninguém quer fazer parte se tiver que lidar com alguém grosseiro.

Então não se trata de fingir ser quem não é. Melhorar suas atitudes e comportamentos o fará uma pessoa mais sociável.

9. Ser negativo

Outro hábito que o torna menos atrativo é a negatividade. Isso ocorre quando você está constantemente vendo o lado negativo das coisas, imaginando a pior situação possível ou se entregando sem querer tentar algo.

Certamente ninguém gosta de ficar perto de alguém que, além de não ser um apoio, torna-se uma fonte de desânimo quando menos deveria.

Quando você é positivo, normalmente anima as demais pessoas que o rodeiam e consegue muitas mais coisas do que com a negatividade.

  • Stephan, E., Liberman, N., & Trope, Y. (2010). Politeness and Psychological Distance: A Construal Level Perspective. Journal of Personality and Social Psychology. https://doi.org/10.1037/a0016960