Clementinas: o que são, benefícios e diferenças com a tangerina

As clementinas têm semelhanças e diferenças com as tangerinas. Mostraremos as suas características.
Clementinas: o que são, benefícios e diferenças com a tangerina

Última atualização: 02 junho, 2022

As clementinas são um híbrido entre tangerina e laranja doce que vale a pena conhecer. Não só se destacam pelas suas características organolépticas, como também podem fornecer uma quantidade significativa de nutrientes essenciais.

Elas ajudarão a manter uma boa saúde quando incluídas no contexto de uma dieta variada e equilibrada. Além disso, permitirão aumentar o espectro de frutas consumidas.

Antes de começar, devemos salientar que a maioria dos especialistas em nutrição recomenda comer pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia para manter o corpo em boas condições. Desta forma, será alcançada a eficiência de muitas reações fisiológicas que ocorrem diariamente no ambiente interno.

O que são clementinas?

São uns pequenos frutos alaranjados. Elas são fáceis de descascar e têm um sabor mais doce do que a maioria das frutas cítricas.

Além disso, não costumam conter sementes em seu interior, outra característica que as diferencia das demais frutas do gênero. Devido a essas qualidades, costumam ser consumidas com frequência entre as crianças, pois sua aceitação é boa.

Do ponto de vista nutricional, destaca-se o seu aporte de vitamina C. Elas também contêm uma grande quantidade de fitoquímicos com capacidade antioxidante.

Agora, não devemos esquecer que alguns desses compostos podem interagir com certos medicamentos. Por esta razão, se estiver em regime farmacológico, será sempre necessário perguntar ao médico se pode consumir clementinas.

No que diz respeito à energia, estamos falando de uma contribuição de cerca de 50 calorias por 100 gramas de alimento; quase todos elas provenientes de carboidratos. Elas também têm fibras, além de algumas vitaminas do complexo B. Elas são até fonte de água, necessária para garantir uma boa hidratação.

Laranjas cortadas ao meio.
Semelhante às laranjas e tangerinas, mas sem sementes, as clementinas são um híbrido comercial.

Benefícios das clementinas

A maioria dos benefícios das clementinas tem a ver com seu teor de vitamina C. E estamos falando de um nutriente capaz de aumentar a função imunológica, conforme confirmado por um estudo publicado na revista Nutrients.

Este elemento melhora os sistemas inato e adaptativo. Desta forma, manter os níveis de vitamina C em faixas adequadas reduz a incidência de patologias infecciosas e melhora o manejo dos sintomas se eles se desenvolverem.

Por outro lado, a própria vitamina também é capaz de potencializar a síntese endógena de colágeno. É a proteína mais abundante no corpo humano, pois faz parte de quase todos os tecidos.

É responsável por fornecer elasticidade e contratilidade ao músculo, por exemplo. Garantir sua produção é fundamental para evitar problemas relacionados à lesão muscular. Para isso, uma ingestão adequada de vitamina C tem se mostrado eficiente.

Agora, os fitoquímicos presentes nas clementinas também se beneficiam. Esses elementos são capazes de neutralizar a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos. Esse mecanismo está associado a um menor risco de desenvolver doenças crônicas e complexas, segundo pesquisa publicada no European Journal of Medicinal Chemistry.

Diferenças com as tangerinas

Para finalizar, devemos destacar as principais diferenças entre clementinas e tangerinas, ainda que sejam duas frutas que compartilham várias semelhanças.

Em primeiro lugar, é importante comentar que as tangerinas têm a pele mais próxima da carne, por isso podem ser mais difíceis de descascar. Além disso, têm sementes e  o sabor será mais ácido.

Elas são alimentos cujo cultivo é muito mais antigo. De fato, as clementinas começaram a ser colhidas no século XIX na Ásia, embora pouco a pouco tenham migrado para as margens do Mediterrâneo.

Atualmente, as terras banhadas por este mar são as áreas com maior produção da fruta no mundo. A melhor época para consumi-las é o outono. Mesmo no início do inverno, elas geralmente estão disponíveis. Elas podem ser consumidas in natura ou usadas para fazer sobremesas.

Tangerinas descascadas.

Clementinas: frutas cítricas de alta qualidade

As clementinas são frutas cítricas características que trazem benefícios à saúde. Elas são uma fonte de nutrientes essenciais, água e fibras.

Graças a isso, elas podem ajudar a garantir a eficiência dos processos fisiológicos internos, além de garantir um estado ideal de hidratação. Como se isso não bastasse, seu sabor é excelente e mais doce que o de outras frutas cítricas.

Pode interessar a você...
Como preparar água de chia com limão para perder peso
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como preparar água de chia com limão para perder peso

Quer saber uma ótima maneira de começar o dia e emagrecer aos poucos? Descubra como fazer essa deliciosa água de chia com limão.