Logo image
Logo image

Chás para melhorar a digestão

4 minutos
O consumo dessas infusões pode servir tanto para tratar quanto para prevenir a má digestão, portanto, é conveniente bebê-las diariamente depois das refeições.
Chás para melhorar a digestão
Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 26 maio, 2022

A má digestão ou indigestão é a incapacidade de processar corretamente os alimentos consumidos, e se produz de forma lenta. No artigo de hoje, falaremos sobre chás que ajudam a melhorar a digestão.

Não devemos confundir a indigestão com a dispepsia, já que esta é ocasional e dura pouco.

Se você sofre com esse problema, pode aproveitar os benefícios da natureza para diminuir seus sintomas.

Por que temos má digestão

Some figure

As razões pelas quais podemos apresentar indigestão são várias. Entre as mais frequentes, encontram-se:

Doenças do sistema digestivo

A presença de úlceras no estômago é a principal causa, mas não é a única. Também pode se dever a pedras na vesícula, gastrite, câncer de pâncreas ou de estômago e refluxo.

Neste último caso, além disso, apresentamos uma irritação que prejudica as paredes estomacais e do esôfago, o que as torna mais vulneráveis a dores após comer.

Leia também: Como combater a acidez e a gastrite com alguns remédios caseiros

Hábitos alimentares

Certamente você já ouviu a frase: “Somos o que comemos”. Poderíamos fazer uma versão diferente que diga “adoecemos com o que comemos” e ela seria totalmente verdadeira.

Ter uma dieta desequilibrada, rica em gorduras ou alimentos pesados, aumenta as possibilidades de sofrer de indigestão.

Por sua vez, comer muito rápido, “beliscar” entre as refeições, ingerir muitas leguminosas, tomar café e mascar chiclete, são hábitos que podem levar a uma indigestão.

Também precisamos mencionar a intolerância a certos alimentos (sendo a mais conhecida a intolerância à lactose) e a incompatibilidade alimentar (combinar alimentos como água fria e sopa quente não são bons para o estômago).

Medicamentos ou substâncias tóxicas

Some figure

Outra razão pela qual podemos sofrer com problemas de indigestão é o uso de antibióticos ou de remédios potentes, tais como antidepressivos, anti-inflamatórios e corticoides. No caso das substâncias tóxicas, devemos evitar o cigarro.

Problemas psicológicos

Estamos nos referindo ao estresse, ao nervosismo, à ansiedade, ou aos problemas pessoais. Tudo isso influencia nossa digestão. Por essa razão, quando, por exemplo, estamos nervosos, irritados ou tristes, não conseguimos apreciar a comida.

Chás para melhorar a digestão

Um dos remédios de nossas avós quando temos dor de estômago ou indigestão é “tomar um chá”.

A indigestão pode diminuir e podemos tratar os sintomas típicos se consumirmos alguns dos chás dos quais falaremos a seguir:

Chá verde

Os benefícios desse chá são muitos, e a maioria está relacionada com o sistema digestivo.

Para começar, temos que saber que trata-se de um excelente substituto do café e pode ser consumido frio ou quente, de acordo com a época do ano (ou de nossos gostos particulares).

O chá verde é antioxidante, favorece o trabalho dos sucos gástricos e, por isso, facilita a digestão.

Como se não bastasse, tem a capacidade de diminuir os gases e processos inflamatórios. Você pode tomar uma xícara de chá verde pela manhã, outra à tarde e uma terceira antes de dormir. Ele pode ser obtido em sachês ou pacotes com a erva seca.

Camomila com anis

Some figure

É considerada uma planta antiespasmódica e anti-inflamatória, que serve para acalmar a dor de estômago, reduzir a sensação de inchaço e expulsar os gases.

Como a camomila é uma planta calmante, funciona bem quando a indigestão é causada pelos nervos ou ansiedade. Por sua vez, é muito saborosa! Beba duas xícaras por dia e poderá ver os resultados.

Endro

Esta planta, originária do Mar Mediterrâneo e usada na gastronomia, também tem benefícios terapêuticos que vale a pena destacar.

Recomenda-se seu consumo porque estimula as secreções digestivas, reduz as flatulências e a indigestão, e aplaca o soluço espasmódico.

Beber uma xícara de endro pode ser uma opção ideal se você sofre de dores de estômago depois de comer. A dose recomendada é de até duas xícaras por dia.

Erva-doce

Some figure

Usa-se como ingrediente culinário, mas também pode nos ajudar a melhorar a digestão. Diminui o inchaço da barriga ao expulsar gases, trata cólicas e transtornos gastrointestinais, ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de saciedade.

Dentro do grupo das plantas digestivas, a erva-doce é uma das mais suaves, e pode ser combinada com cominho e anis.

Não hesite em experimentá-la se for a primeira vez que você sofre de indigestão.

Milefólio

Se você sofre com dores muito fortes de estômago ou intestinos, deve consumir o chá desta planta, porque contém uma boa quantidade de flavonoides (que ajudam a melhorar a digestão e o trânsito intestinal).

Também pode ser usado para as náuseas e a acidez. Tem propriedades diuréticas e estimula o funcionamento do fígado.

Você pode obter nas lojas de produtos naturais um chá para beber diariamente e aproveitar todos os benefícios.

Visite este artigo: Os 12 melhores laxantes naturais

Tomilho

Usado há séculos para melhorar a digestão devido às suas propriedades contra os espasmos e as flatulências. É muito bom para aliviar diarreia, cólicas, flatulências e vômitos.

É conveniente consumir seu chá durante a noite. Uma xícara antes de dormir e adeus ao estômago pesado, aos pesadelos e à insônia.

Outras plantas que podem ajudar a aliviar a indigestão são angélica, o anis-verde, a melissa, o rooibos e a manjerona.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Nasehi, M., Sehhatie, F., Zamanzadeh, V., Delazar, A., Javadzadeh, Y., & Chongheralu, B. M. (2013). Comparison of the effectiveness of combination of fennel extract/vitamin E with ibuprofen on the pain intensity in students with primary dysmenorrhea. Iranian journal of nursing and midwifery research, 18(5), 355-9.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3877456/
  • Oral fennel (Foeniculum vulgare) drop effect on primary dysmenorrhea: Effectiveness of herbal drug (2013). Bokaie M1, Farajkhoda T, Enjezab B, Khoshbin A, Karimi-Zarchi M.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23983742
  • Srivastava, J. K., Shankar, E., & Gupta, S. (2010). Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular medicine reports, 3(6), 895-901.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/
  • Babaeian, M., Naseri, M., Kamalinejad, M., Ghaffari, F., Emadi, F., Feizi, A., Hosseini Yekta, N., … Adibi, P. (2015). Herbal Remedies for Functional Dyspepsia and Traditional Iranian Medicine Perspective. Iranian Red Crescent medical journal, 17(11), e20741. doi:10.5812/ircmj.20741
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4698144/
  • Thymol, thyme, and other plant sources: Health and potential uses (2018). Salehi B, Mishra AP, Shukla I, Sharifi-Rad M, Contreras MDM, Segura-Carretero A, Fathi H, Nasrabadi NN, Kobarfard F, Sharifi-Rad J.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29785774

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.