Alivie a dor de estômago com remédios caseiros

· 19 de julho de 2016
Podemos tirar mais proveito das qualidades da camomila e da menta se as juntarmos em uma mesma infusão. Deste modo nos beneficiaremos de suas propriedades anti-inflamatórias, sedativas e digestivas.

Existem várias causas para uma dor de estômago:

  • Indigestão;
  • Uma possível intoxicação alimentar;
  • Prisão de ventre;
  • Uma moléstia passageira.

Não importa qual seja a razão, a realidade é que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer momento. Além disso, é uma experiência muito desagradável. 

Por isso, para aliviar rapidamente este incômodo você pode usar remédios caseiros muito efetivos.

O gengibre

O gengibre é muito benéfico, visto que tem propriedades anti-inflamatórias, tornando-o muito útil para o tratamento da dor de estômago. Assim como pode melhorar a digestão e reduzir a acidez estomacal.

Então, para prepará-lo descasque uma rodela de gengibre, rale-a e prepare um chá.

Outra forma de consumir o gengibre é misturar duas colheres de suco de limão com uma de gengibre e meia colher de açúcar.  Mexa muito bem e tome o suco duas vezes, uma pela manhã e outra pela tarde.

A camomila

Chá de camomila para dor de estômago

Esta maravilhosa planta é um excelente calmante para os nervos, bem como tem propriedades anti-inflamatórias e sedativas que ajudam a relaxar o trato digestivo e eliminar os espasmos.

Pode-se preparar um delicioso chá com as flores e algumas gotas de suco de limão. Tome o chá quente para acabar com a dor de estômago.

A menta

A menta é excelente para melhorar e aumentar o fluxo de bile, o que ajuda a melhorar a digestão. Pode-se preparar um chá com folhas de menta e uma colher de suco de limão.

Cristais de aloe vera

Gel de aloe vera para dor de estômago

A aloe vera tem vários benefícios para nosso organismo. Não só pode servir tanto para as dores de estômago, como também para a diarreia e para a constipação.

Pode-se fazer um suco com alguns cristais de aloe vera e com um pouco de suco de limão. Esta bebida pode ser muito efetiva para aliviar a dor de estômago.

Colocar compressas de água quente

As compressas de água quente ajudam a relaxar os músculos e as contrações estomacais que podem causar a dor de estômago. Para realizar este tratamento, basta esquentar água e molhar uma toalha, escorra-a muito bem e coloque-a sobre o abdômen até esfriar, depois repita a operação.

Outro modo de aplicar calor sobre esta zona é colocar arroz em uma bolsa e esquentá-la no micro-ondas, não deixe ficar muito quente, pois pode queimar seu abdômen. Assim que estiver pronto coloque sob o ventre e logo sentirá o efeito calmante.

Receita para acalmar a dor de estômago

Utilizando alguns dos ingredientes anteriores pode-se preparar uma mistura que sem dúvidas será muito efetiva para este problema:

  • Gengibre seco
  • Pimenta negra
  • Sementes de cominho torrado
  • Alho
  • Folhas de menta secas
  • Sal

Misture tudo em partes iguais e moa. Em seguida misture uma colher em um copo com água quente e beba depois das refeições.

Se depois de testar alguns destes remédios não sentir nenhuma melhoria, bem como sentir febre e aumento da dor, procure um médico imediatamente. Pode tratar-se de apendicite, algo muito grave que requer atenção imediata.

Imagem cortesia de DiarioEnRed