6 benefícios do café no combate a várias doenças

· 2 de dezembro de 2016
Ainda que para a obtenção do seu benefício máximo devêssemos consumi-lo puro, é importante incluí-lo em nossa dieta para melhorar a nossa saúde.

O café é considerado uma das bebidas mais deliciosas existentes em todo o mundo, mas não é só isso. Graças ao seu sabor surpreendente, é também um dos mais consumidos.

A maioria das pessoas já o experimentou pelo menos uma vez na vida e, ainda que muitos não tenham tido química com seu sabor ou textura, para a grande maioria foi despertado um imenso amor por ele, que se tornou parte da sua rotina diária.

Um amante do café tende a tomá-lo pelo menos uma vez por dia, especialmente na parte da manhã, para começar o dia com o “pé direito” e boa energia, uma vez que esta é uma das propriedades presentes na bebida.

Um líquido tão popular como o café chegou a despertar vários mitos, alguns bons e outros nem tanto, que chegaram a confundir os simpatizantes mais manipuláveis. Destes, alguns abandonaram a bebida, outros criaram o hábito.

Graças a todos os mitos desenvolvidos em torno desta bebida, a comunidade científica tem se encarregado da realizar várias pesquisas com o objetivo de desmentir ou apoiar os rumores.

Com base nisso, o café foi considerado uma bebida completamente saudável para o organismo.

Estudos recentes sobre os benefícios do café

A Harvard Gazette (EUA) publicou um artigo com uma compilação dos mais recentes estudos sobre o café e seus poderes de cura.

Com base nesses estudos foi enumerada uma série de potenciais benefícios graças à ingestão do mesmo. Confira quais são eles a seguir.

1. Previne o mal de Parkinson

mal-de-parkinson

O mal de Parkinson é uma doença crônica e degenerativa presente no sistema nervoso, tanto no periférico como no central. Embora haja mais casos em idosos, todos podem tê-lo.

O café pode contribuir para a prevenção da sua ocorrência, embora isto dependa da predisposição genética do consumidor da bebida.

2. Previne o mal de Alzheimer

Essa é uma doença semelhante ao mal de Parkinson. É degenerativa e afeta o sistema nervoso. A diferença é que o Alzheimer é de origem mental e causa uma diminuição da massa cerebral.

Vários testes científicos indicaram o café como uma bebida “mágica” no combate a esta doença; o seu consumo regular favorece a prevenção e, inclusive, pode chegar a combater os primeiros sintomas de demência.

3. Previne o câncer

O corpo é “minado” por um grande número de células potencialmente cancerígenas. Estas podem ativar-se em muitas pessoas e provocar o câncer no órgão ou parte do corpo onde reagirem.

A cafeína presente no café ajuda a prevenir vários tipos de câncer, tais como o de fígado, colorretal, de pele, e um dos mais letais registrados pela comunidade médica: o desenvolvido na próstata.

4. Protege o fígado

saude-do-figado

Entre os muitos benefícios do hábito de beber café regularmente destaca-se a prevenção do câncer de fígado, o que é uma grande contribuição para um dos órgãos mais importantes do corpo.

No entanto, essa bebida mágica não só nos ajuda a prevenir esta doença. No que diz respeito ao fígado em geral, também previne o desenvolvimento de cirrose (uma das doenças mais comuns deste órgão).

Além disso, fortalece o fígado e ajuda você a se sentir melhor.

5. Limpa a boca

A cavidade oral ou bucal representa um papel primordial no corpo humano. É responsável por receber e triturar 99% dos alimentos, nutritivos ou não, que vão para os principais sistemas do corpo.

Ainda que receba os alimentos, esta também tende a armazenar um grande número de micro-organismos e bactérias causadoras de infecções ou doenças. O problema é que estas não são devidamente removidas durante a escovação dental.

Felizmente, as propriedades de uma xícara de café proporcionam uma higiene adequada, uma vez que eliminam o maior percentual possível de bactérias, de modo que previne doenças nas gengivas.

Para alcançar estes efeitos positivos ele deve ser bebido completamente puro.

Recomendamos a leitura: 6 problemas bucais que indicam a presença de doenças

6. Alivia as dores musculares

dores-musculares

As dores musculares podem ocorrer por diversos fatores, dentre eles o excesso de exercício manifestado por meio do ácido lático.

Beber duas xícaras de café diminui essa dor em até 40%, por isso sua ingestão diária é recomendada.