Cerveja de gengibre para reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue

· 1 de abril de 2017
Além de nos ajudar a combater a inflamação, graças ao gengibre fermentado esta cerveja também nos traz culturas vivas que regulam a flora bacteriana do intestino para melhorar a saúde digestiva.

A raiz de gengibre é uma alimento medicinal valorizado desde a antiguidade devido ao seu alto valor nutricional e benefícios para a saúde, mas você já conhece a cerveja de gengibre? É sobre ela que queremos falar hoje.

O gengibre é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, e é um dos anti-inflamatórios naturais mais efetivos e saudáveis que podemos encontrar.

Mesmo que seu poder aromático e sabor particular o tenham transformado em um complemento de muitas receitas, costuma ser empregado com regularidade como tratamento alternativo para muitas doenças.

E ainda que seja desconhecido para muitos, seus princípios ativos reduzem o risco de doenças cardíacas, dores musculares e outras patologias associadas à inflamação.

O mais interessante é que o gengibre é um ingrediente muito versátil, ideal para ser usado em vitaminas, infusões e uma ampla variedade de pratos.

Além disso, por suas características, serve para elaborar uma cerveja terapêutica e natural cujo consumo reduz o colesterol, os níveis de açúcar e a dor.

Quer aprender a prepará-la?

Cerveja de gengibre para controlar o colesterol e o açúcar no sangue

gengibre

A cerveja de gengibre é uma bebida natural que ganhou fama em todo o mundo por suas potentes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Ela é obtida através de um processo de fermentação do gengibre, o qual permite concentrar suas múltiplas qualidades medicinais.

Costuma ser utilizada como complemento contra os problemas articulares, dado que controla a sensação de dor, o inchaço e a retenção de líquidos nos tecidos.

Também é recomendada para reduzir a tensão muscular e outros tipos de transtornos que causam dores corporais fortes.

Por outro lado, cabe destacar que contém culturas vivas, as quais ajudam a regular a flora bacteriana do intestino pra melhorar a saúde digestiva.

Além disso, sua ingestão regular ajuda a eliminar o excesso de colesterol contido nas artérias e os níveis de glicose no sangue.

Visite este artigo: 6 exercícios para liberar a tensão do corpo  

Benefícios contra o colesterol

colesterol-no-sangue

O gengibre contém mais de 21 substâncias antioxidantes que ajudam a inibir a peroxidação lipídica nas artérias. 

Este processo está relacionado com a redução dos níveis de colesterol bom (HDL) e o dano celular que impede a regulação dos lipídios ruins.

Este condimento possui uma substância ativa chamada gingerol, que age como anti-inflamatório e antioxidante para reduzir a síntese hepática de colesterol ruim (LDL).

Sua inclusão na dieta reduz o acúmulo de plaquetas nas paredes arteriais, facilitando o fluxo de sangue e evitando transtornos obstrutivos.

Benefícios contra a diabetes tipo 2

diabetes

Os compostos químicos do gengibre estimulam de forma positiva duas enzimas que se encarregam da degradação e do metabolismo da glicose no sangue.

Também age sobre as enzimas da inflamação, o qual é determinante para a estabilização dos picos de açúcar.

Seu consumo reduz o risco de síndrome metabólica, uma condição que aumenta o risco de sofrer de obesidade e diabetes.

Seus extratos naturais apoiam o processo digestivo, que costuma ser mais lento e pesado quando a glicemia está muito elevada.

Como se fosse pouco, aumenta a produção de uma proteína chamada GLUT4, que otimiza a utilização do açúcar por parte das células musculares. 

Como preparar esta cerveja de gengibre?

cerveja-de-gengibre

Mesmo que os princípios do gengibre possam ser aproveitados através de muitas fórmulas e remédios, esta cerveja caseira é uma das formas mais efetivas de usá-lo.

Não só facilita seu consumo diário, como concentra os nutrientes e contribui para potencializar todas as suas propriedades e benefícios para o organismo.

Ingredientes

  • 1 pedaço de raiz de gengibre fresco (5 cm)
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo ou mel (150 g)
  • 1/2 xícara de suco de limão (125 mL)
  • 2 litros de água
  • 1/2 xícara de gengibre fermentado (100 g)
  • 1 pitada de sal marinho (opcional)

Modo de preparo

  • Coloque para ferver três xícaras de água e, quando chegar à ebulição, adicione o gengibre ralado, o açúcar (ou o mel) e o sal marinho.
  • Reduza o fogo e deixe durante 5 minutos para que o açúcar se derreta por completo.
  • Uma vez pronto, adicione o resto da água, retire do fogo e espere até esfriar em temperatura ambiente.
  • Depois de algumas horas, incorpore o limão e a meia xícara de gengibre fermentado.
  • Quando estiver pronto, verta a bebida em um frasco de vidro escuro e coloque em um local fresco.
  • Deixe repousar entre dois e três dias para que fique bem concentrado.
  • Tenha em mente que se deixar por muito tempo, ela pode se converter em uma bebida alcoólica. 
  • Consuma duas ou três vezes por semana.

Está animado para prepará-la em casa? Como você pode notar, esta bebida é muito saudável e pode ser convertida em uma excelente aliada para o organismo.

Seus ingredientes são econômicos e podem ser adquiridos em qualquer loja de produtos naturais.