Quais são os benefícios da cerveja para a sua saúde?

Para aproveitar todos os benefícios que enumeramos a seguir é fundamental beber a cerveja com moderação, já que, em excesso, ela pode ser prejudicial.

Muitas pessoas gostam de tomar um chopp bem gelado nos dias de calor, na companhia de alguns amigos ou para acompanhar um jogo importante de seu time de futebol favorito, mesmo sem saber dos vários benefícios da cerveja para a saúde.

Por outro lado, também existem os que veem a cerveja como uma bebida alcoólica como qualquer outra. Essas pessoas podem menosprezar as propriedades e benefícios que essa bebida traz para a saúde.

A cerveja tem um maior teor de proteína e de vitamina B que o vinho. Seus níveis de antioxidantes são similares, mas, além disso, essa bebida tem lúpulo.

Essa planta é uma fonte de flavonoides e contém alguns minerais que ajudam certos processos de seu metabolismo.

Se quiser saber mais, continue a ler e descubra como essa bebida pode favorecer a sua saúde.

Certamente, você vai querer tomar uma caneca geladinha.

Propriedades anticancerígenas

cancer

O xanthohumol é um composto flavonoide que se encontra no lúpulo. Esse composto desempenha um papel preventivo fundamental a nível químico quando se trata de evitar o câncer.

A cerveja também é uma fonte importante de polifenóis, por causa dos grãos que intervêm na fermentação dessa bebida. Por tudo isso, é tão eficaz para prevenir o câncer quanto o vinho tinto.

Não se esqueça de ler: Como o vinho tinto pode nos ajudar a prevenir o câncer?

Previne as doenças cardiovasculares

Graças à vitamina B6, a cerveja protege seu coração de doenças, já que evita que a homocisteína se acumule. Esse é um aminoácido que o corpo humano produz e que prejudica suas artérias.

Além disso, a cerveja faz com que a consistência de seu sangue seja um pouco mais fina. Por isso, previne a formação de coágulos que poderiam bloquear suas artérias e causar ou agravar problemas do coração.

Consumir cerveja de forma moderada também reduz o risco de sofrer com a inflamação produzida pela aterosclerose e pelo acúmulo de placa em seus vasos sanguíneos e paredes arteriais.

Aumenta a sua densidade óssea

coluna_vertebral_espinha_ossos

Consumir essa bebida de forma moderada diminui o risco de que você venha a sofrer fraturas. Isso significa que pode evitar ou retardar complicações, como a osteoporose ou a degeneração que vem com o passar dos anos.

Essa é uma boa notícia se em sua família existem antecedentes desses problemas.

Previne a anemia

Por ser uma boa fonte de vitamina B12 e de ácido fólico, a cerveja evita a deficiência das mesmas, sendo portanto benéfica para prevenir a anemia.

A vitamina B12 também é essencial para manter o crescimento normal, a boa memória e a concentração de uma pessoa.

Previne o envelhecimento precoce

A cerveja potencializa os efeitos da vitamina E.

Já que essa vitamina é um antioxidante importante para a aparência do corpo, atuará melhor e terá efeitos positivos sobre a saúde de sua pele, retardando os efeitos do envelhecimento.

Diminui o risco de cálculos biliares

Cálculos biliares

Consumir regularmente uma quantidade moderada de cerveja afeta os níveis de colesterol de seu corpo de forma positiva.

Isso diminui a concentração de bile em seu corpo e diminui o risco de desenvolver cálculos biliares.

Previne a demência e as doenças coronárias

A cerveja não apenas ajudará a controlar muito melhor os níveis de colesterol ruim (LDL) em seu sangue, mas pode aumentar o colesterol bom (HDL) de seu corpo entre 10% e 20%.

Assim, diminui o risco de ter problemas de saúde como a demência e as doenças cardiovasculares.

Diminui os cálculos renais

A cerveja tem um alto teor de potássio e baixo teor de sódio, além de ser rica em magnésio. Tudo isso combinado se traduz em um menor risco de sofrer de cálculos renais.

Por outro lado, o silício presente na cerveja também é absorvido com facilidade, proporcionando um efeito protetor contra a osteoporose.

É um bom diurético

mulher com dor de estômago

Certamente alguma vez, ao tomar apenas umas duas cervejas, você começou a sentir uma necessidade constante de ir ao banheiro.

Isso ocorre porque a cerveja é um diurético muito eficaz que ajuda a eliminar com mais facilidade as toxinas e resíduos de que seu corpo não precisa através da urina.

Diminui o estresse

Assim como muitas outras bebidas alcoólicas, a cerveja também consegue ter um efeito relaxante que diminuirá consideravelmente seus níveis de estresse. Ela inclusive pode servir para que você consiga pegar no sono com mais facilidade.

Limpa seu trato intestinal

mulher_coracao_barriga

Além de tudo que mencionamos, a cerveja é uma excelente fonte de fibras solúveis.

Elas promovem a saúde geral do seu corpo, o que, é claro, inclui benefícios para seu coração e contribui para manter seu trato digestivo limpo.

Quer saber mais? Leia: Como regular a flora intestinal naturalmente

A moderação é o segredo para tomar cerveja

Esses são apenas alguns dos benefícios que beber cerveja poderia trazer para a sua saúde. É importante entender que não se trata de beber litros e litros de cerveja diariamente.

Se você consumir essa bebida com moderação, também não estará ingerindo calorias desnecessárias, que poderiam trazer inconvenientes para a sua saúde.

Por ser uma bebida alcoólica, ela pode causar um vício se for consumida em quantidades excessivas, razão pela qual devemos bebê-la com moderação.

Recomendados para você