Quais são as principais causas da dor nos rins?

29 de abril de 2020
Existem várias respostas para explicar por que os rins podem doer. O fato de haver dor nesses órgãos é motivo suficiente para consultar um médico, pois todas as condições renais devem ser tratadas o mais rápido possível para evitar consequências mais sérias.

Diversas causas podem provocar dor nos rins. A primeira coisa a dizer sobre esse assunto é que não é comum que esses órgãos apresentem dor. Portanto, esse sintoma deve sempre ser levado muito a sério.

Existem muitos mitos a respeito de por que os rins podem doer. Acredita-se popularmente que esse desconforto se deve ao fato de as costas não estarem bem cobertas e do frio “entrar no corpo”, de modo que acabe causando essa dor. Crenças como esta são falsas.

A esse erro é adicionado o fato de que muitas vezes não sabemos como identificar com precisão a área em que o desconforto ocorre. Às vezes nos perguntamos por que os rins estão doendo, mas, na realidade, a dor ocorre em uma área diferente.

Quais são as principais causas de dor nos rins?

Homem com dor nos rins

Os rins são órgãos vitais que desempenham um papel fundamental no corpo. Basicamente, eles são responsáveis ​​por filtrar o sangue para mantê-lo limpo e equilibrado do ponto de vista químico. Eles processam cerca de 190 litros de sangue por dia e descartam aproximadamente dois litros de resíduos no mesmo período.

Os rins estão localizados na parte de trás do abdômen, logo abaixo das costelas e em cada lado da coluna vertebralQuando esses órgãos doem, a sensação é sentida no meio das costas ou nas laterais dessa área. Às vezes, dói apenas de um lado. No entanto, nem todas as dores nas costas são dores nos rins.

Muitas doenças renais são silenciosas até que estejam em um estado avançado. As razões pelas quais os rins podem doer variam da presença de cálculos renais ao câncerA seguir, listamos algumas das principais causas de dor nos rins.

Pedras nos rins

As pedras nos rins provocam uma dor muito intensa. As pedras são formadas pelo acúmulo de substâncias presentes na urina. Às vezes são tão pequenas quanto um grão de areia, mas podem atingir o tamanho de uma pérola.

Quando as pedras são muito pequenas, elas se movem livremente pelo trato urinário e geralmente são expelidas sem nenhum sintoma. Por outro lado, quando a pedra é maior, gera uma forte dor que se apresenta em ondas, sentida nas costas ou no abdômen inferior, e piora com o movimento.

O mais comum é que a dor esteja localizada de um lado, mas com o passar das horas ela pode descer e alcançar a região da virilha e dos órgãos genitaisO desconforto não é aliviado com nenhuma postura e geralmente é acompanhado por náusea, vômito e queimação ou ardor ao urinar.

Homem sentindo dor nos rins

Infecção

Uma das respostas para explicar por que os rins doem é a presença de uma infecçãoMais comumente, a infecção começa na uretra ou na bexiga e depois sobe para os rins. Isso pode causar danos permanentes a esses órgãos ou se espalhar na corrente sanguínea, colocando a vida do paciente em risco.

Um dos sintomas é uma dor profunda e persistente nas costas, além de dor e queimação ao urinar. Muitas vezes, há vontade de ir ao banheiro e a urina emite um cheiro bastante forte. Não é incomum que também haja náusea, vômito, febre e calafrios.

Você também pode se interessar: Antibióticos para as infecções urinárias

Rins policísticos ou cisto

Um cisto no rim não causa nenhum sintoma até atingir um volume significativo. Quando isso acontece, uma forte dor é sentida nas costas e/ou na região lombar. Dor de cabeça e sangramento na urina também são comuns.

Os rins policísticos têm a ver com uma doença genética que forma grupos de cistos que crescem e impedem o funcionamento adequado desses órgãos. Causam dor lateral ou nas costas e muitas vezes levam a pedras e infecções frequentes.

Leia também: 8 sintomas de insuficiência renal que muitos ignoram

Outras causas da dor nos rins

Por fim, os rins também podem sofrer de hidronefrose, uma inflamação renal devido ao acúmulo de urina. Ela causa dores profundas nas costas, além de urina com sangue e febre. A dor também pode ser motivada por uma trombose da veia renal, um problema sério em que há fortes dores nas costas, na parte inferior traseira das costelas e nos quadris.

Outras possíveis causas incluem lesões e inchaços, além da gestação. Neste último caso, a dor surge devido a alterações da coluna em virtude do peso da barriga. A presença de dor nas costas e no abdômen simultaneamente, acompanhada de hematúria, pode ser um sintoma de câncer de rim.

Morata Alba, J., Pérez García, B., & Carpena Lucas, P. J. (2015). Dolor abdominal: no siempre es lo que parece. Pediatría Atención Primaria, 17(67), e189-e192.