Casamento: escolha a melhor estação

26 de fevereiro de 2019
Ao escolhermos a estação do casamento devemos levar em conta muitos aspectos, já que a organização varia substancialmente de uma celebração na primavera ou no verão, a uma no outono ou inverno.

Escolher a estação para o casamento requer que o casal pense em todas as circunstâncias imagináveis. Se possível, os noivos não devem marcar uma data aleatoriamente ou por capricho, mas analisar o contexto. A partir dessa primeira decisão, todos os preparativos serão derivados, por isso devemos pensar muito bem sobre o assunto.

Se a necessidade de se casar não é urgente, o ideal é escolher uma data acima de 6 meses. Desta forma, se garante que terão tempo suficiente para organizar tudo. Cada detalhe, por mínimo que pareça, afeta o resultado final.

Dicas para escolher a estação para o casamento e fazer uma festa inesquecível

Existem vários fatores que devem ser levados em conta para escolher a melhor estação para o casamento, e estes variam desde o lado pessoal, até o clima.

1. Uma data única para os amantes

Casamento no campo

Uma data muito escolhida é aquela que lembra um momento especial para o casal. A primeira vez que se viram, o primeiro beijo, ou o aniversário de noivado. É uma escolha romântica que lhes permite reviver o amor que têm desde aquela data.

No entanto, nem sempre pode coincidir com o resto dos fatores que devem ser avaliados. Portanto, este dia pode ser tomado como uma primeira delimitação para escolher a melhor estação para o casamento.

Leia este artigo: 7 ideias para celebrar o seu primeiro aniversário de casamento

2. Dia da semana

As sextas-feiras ou sábados são os dias em que a maioria dos casamentos é celebrada em todo o mundo. No entanto, em alguns países, acredita-se que se casar em um sábado traz má sorte. Em geral, as festividades são realizadas nos finais de semana para contar com um maior comparecimento dos convidados.

Não são dias úteis e há o domingo para descansar. Atualmente, e por uma questão de custos, muitos casamentos também são realizados aos domingos. É bom ter o calendário e marcar os feriados prolongados para aproveitar essas datas.

3. Estação do ano para o casamento

Casamento no inverno

Saber em que mês do ano se realizará o casamento define, em grande parte, o estilo do casamento. O vestido, os acessórios, as flores, a lua de mel, e outros fatores estão diretamente relacionados ao clima. Além disso, o orçamento investido muda consideravelmente de uma estação para outra.

Os mais comuns são casamentos na primavera e no verão, mas não significa que sejam, por padrão, os melhores. Em todas as estações do ano você pode realizar cerimônias e tão sonhadas festas. É simplesmente se trata das preferências do casal, disponibilidade de datas pessoais, e custos.

O que é importante considerar, é a possibilidade de chuvas na data escolhida. Há épocas e áreas geográficas que geralmente têm meses muito instáveis. O ideal é evitá-los, para que não tenha que sofrer até o último momento.

4. Lugar do casamento

Como já foi esclarecido, tudo está conectado e relacionado, e o local não está fora dessa lógica. Se o plano é ter uma cerimônia na praia, a melhor estação para o casamento é o verão.

Se, no entanto, quiserem fazer uma festa temática em uma sala cercada por montanhas cobertas de neve, a estação será de inverno. O espaço e o meio ambiente tendem a ser decisivos na escolha da data.

Recomendamos que leia também: 6 melhores destinos no exterior para a sua lua de mel

5. Crenças pessoais

Casamento em uma cassa

Algumas noivas são mais supersticiosas e decidem seguir suas crenças para escolher o dia em que celebrarão sua união. Assim, muitas evitam se casar em uma sexta-feira 13, por ser considerado um dia azarado.

Em relação aos meses, junho e janeiro são símbolos de boa sorte e felicidade. Da mesma forma, geralmente costuma-se optar por sextas ou domingos, nos quais as noivas se sentem mais seguras com o compromisso.

6. O período feminino

Toda noiva quer poder aproveitar seu casamento e sua lua de mel ao máximo, sem nenhuma complicação que interfira. Assim, pensar na data provável do período menstrual é de grande ajuda para evitá-lo.

Embora existam muitos métodos atuais para a higiene feminina durante a menstruação, é melhor estar totalmente livre nesse dia. É um detalhe que raramente é levado em conta, mas que serve muito para a tranquilidade das meninas.

Conclusão

A melhor estação para o casamento é aquela que os casais escolhem juntos, e que lhes permite desfrutar com todos os seus convidados. Talvez, um feriado prolongado e um bom clima ajudem a melhorar a festa. No entanto, é verdade que a natureza não está sob o controle das pessoas.