Canudos de metal: uma alternativa para reduzir o uso de plástico

05 Junho, 2020
Os canudos de metal se tornaram uma opção interessante para tomar diversas bebidas sem causar poluição ambiental. Por que você deveria usá-los? Descubra a seguir.

Os canudos são utensílios usados para passar um líquido de um copo ou garrafa diretamente para a boca. Porém, atualmente constituem mais de 0,02% dos 9 milhões de toneladas de plástico que chegam ao mar anualmente. Como alternativa, você já ouviu falar dos canudos de metal?

A maioria dos canudos usados ​​em todo o mundo é feita de plástico ou polietileno. No entanto, devido aos danos ambientais que causam, foram pesquisadas formas de fabricá-los com materiais biodegradáveis ​​ou reutilizáveis. 

Hoje, queremos mencionar de maneira especial os canudos de metal, pois eles estão cada vez mais populares entre os que procuram alternativas amigas do meio ambiente. Quais são as suas vantagens? Como podemos limpá-los? Responderemos a estas perguntas a seguir.

Vantagens dos canudos de metal

Canudos de plástico
A principal função dos canudos é obter o líquido dos copos sem entrar em contato direto com eles.

O uso de canudos vai além do consumo de bebidas com mais conforto, embora, em muitos casos, eles sejam desnecessários. Inicialmente, eles foram fabricados como uma alternativa para reduzir o risco de contrair doenças por meio do contato com recipientes mal lavados, como garrafas, copos, xícaras, etc.

A desvantagem é que eles começaram a ser feitos de plástico, pois é um material maleável e econômico. Desde que foram fabricados pela primeira vez, seu uso mundial se tornou inevitável. Obviamente, as consequências começaram a se tornar visíveis anos depois, depois que as autoridades identificaram que eles também contribuem para a poluição ambiental.

Felizmente, graças às campanhas para reduzir o seu uso, muitos os dispensaram quando eles não precisam ser usados. Além disso, como esperado, muitos também começaram a procurar outras opções para substituir o plástico ao fabricá-los.

Nas redes sociais, especialmente no Instagram, o uso de canudos de metal se tornou uma tendência ao consumir sucos, refrigerantes, smoothies ou qualquer outra bebida. A razão? Eles são 100% reutilizáveis ​​e contribuem significativamente para cuidar do meio ambiente.

Não deixe de ler: Como reciclar garrafas de vidro para decorar o seu jardim

Eles são mais resistentes e mais duráveis

Vantagens dos canudos de metal
Por serem feitos de aço inoxidável, são reutilizáveis ​​e facilmente laváveis.

Os canudos de metal são feitos de aço inoxidável, e é por isso que são mais duráveis ​​e resistentes do que os de plástico. O material é mantido em ótimas condições independentemente da temperatura ou textura dos líquidos.

Eles são reutilizáveis

Ao contrário daqueles feitos de plástico e outros tipos de materiais, os canudos de metal são 100% reutilizáveis ​​e podem durar muitos anos com o devido cuidado. O que significa isso? Obviamente, você vai reduzir o consumo de plástico e, por sua vez, economizará dinheiro.

Você pode levá-los a qualquer lugar

Se você quiser fazer a diferença em todos os lugares que visitar, mantenha esse utensílio à mão. Felizmente, ele pode ser transportado sem problemas na bolsa ou na mochila, pois não ocupa muito espaço e não há risco de quebrar.

Eles não dobram

Os canudos de plástico costumam ser moles e racham com muita facilidade. Por sua vez, os de aço inoxidável são de alta qualidade e não apresentam esse tipo de problema. Além disso, eles mantêm sua forma original o tempo todo, para que estejam sempre prontos para o uso.

Ajudam a cuidar do meio ambiente

Poluição ambiental e canudos
Os canudos de plástico são responsáveis ​​por parte da poluição causada pela presença do plástico nos mares e oceanos.

O plástico é um dos elementos que causa mais danos aos ecossistemas naturais. Por esse motivo, mesmo que pareça um pequeno gesto, evitar o uso de canudos de plástico é muito benéfico para ajudar a proteger o meio ambiente. Assim, você tem muitas razões para usar canudos de metal.

Leia também: 10 dicas para cuidar do meio ambiente em sua casa

Como se deve lavar os canudos de metal?

Por razões óbvias, para usar canudos de metal com segurança, é importante saber como desinfetá-los. Obviamente, não podemos ignorar o fato de que os resíduos de bebida se acumulam em seu interior, o que pode criar um ambiente perfeito para as bactérias. Dessa forma, certifique-se de usar um dos seguintes métodos para lavá-los:

  • Lave com água e sabão antibacteriano, usando uma escova especialmente projetada para esses utensílios.
  • Esterilize-os em água fervente.
  • Lave com uma solução de vinagre branco, água e bicarbonato de sódio. Obviamente, use a escova para remover quaisquer resíduos que possam estar dentro deles.

Onde você pode obter canudos de metal?

Devido à popularidade que conquistaram no ano passado, os canudos de metal já estão disponíveis em muitas lojas de utensílios de cozinha. No entanto, eles também podem ser adquiridos pela Internet, juntamente com suas ferramentas de limpeza. Você pode encontrá-los em diferentes cores e desenhos. Então, o que você está esperando para incluí-los no seu dia a dia?

  • UNEP. (2017). Exploring the potential for adopting alternative materials to reduce marine plastic litter. Unep. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.26075.87849
  • Rigamonti, L., Grosso, M., Møller, J., Martinez Sanchez, V., Magnani, S., & Christensen, T. H. (2014). Environmental evaluation of plastic waste management scenarios. Resources, Conservation and Recycling. https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2013.12.012