Broto de trigo: nutrição, propriedades e como prepará-lo

Os brotos de trigo podem ser uma excelente opção para incluir na sua dieta alimentar. Veja como tirar proveito dos seus benefícios.
Broto de trigo: nutrição, propriedades e como prepará-lo

Última atualização: 05 Outubro, 2021

O broto de trigo é o broto da semente do trigo. Não é o mesmo que o gérmen de trigo, que é a parte interna da semente e é removida durante o processo de refino.

Os brotos de trigo são comestíveis. Na verdade, são ricos em minerais e nutrientes. Descubra como você pode prepará-los para tirar proveito dos seus benefícios na cozinha.

Valor nutricional do broto de trigo

100 gramas de broto de trigo contêm 49 gramas de carboidratos e 12 gramas de fibra. Também possui 31 gramas de proteína e 366 quilocalorias.

Esta é uma boa fonte de minerais. Ele fornece 200 miligramas de fósforo, 1.097 miligramas de potássio, 50 miligramas de cálcio, 16 miligramas de sódio e 42,5 microgramas de selênio.

Além disso, possui um alto teor de ácido linoleico. É ele que dá aos brotos de trigo a sua maior ingestão calórica, por se tratar de um ácido graxo poliinsaturado que não pode ser sintetizado pelo organismo. Portanto, deve ser incorporado à dieta alimentar.

Este ácido graxo é essencial para a produção de outros ácidos graxos, auxilia o sistema imunológico e contribui para o controle da pressão arterial. Também contribui para a regulação do colesterol e triglicérides.

Benefícios do broto de trigo

Consumir brotos de trigo é benéfico para a sua saúde. A seguir, vamos dizer o que você ganha ao incluí-lo em sua dieta.

1. Regula os níveis de colesterol

O ácido linoleico tem a capacidade de regular os níveis de colesterol. Esta substância normaliza as gorduras do sangue e reduz o dano arterial.

Estudos com hamsters mostraram que os níveis de colesterol diminuem quando este ácido graxo é incluído na dieta, embora mais pesquisas sejam necessárias em humanos.

Níveis de colesterol
A adição de ácido linoleico à dieta diária pode ser um fator de proteção cardiovascular, reduzindo o colesterol.

2. Fortalece o sistema imunológico

Os altos níveis de ácidos graxos tornam os brotos de trigo uma ótima opção para estimular o sistema imunológico. O ácido linoleico estimula a síntese da imunoglobulina A, que é a primeira linha de defesa contra infecções. A imunoglobulina G também aumenta sua produção, assim como a M, responsável pelo combate às infecções bacterianas e virais.

3. Beneficia o sistema digestivo

De acordo com a Clínica Mayo, é recomendável ingerir entre 25 e 30 gramas de fibra por dia. 100 gramas de brotos de trigo contêm 12 gramas desta substância.

Um bom teor de fibras na dieta favorece a saúde intestinal de várias maneiras, embora o principal benefício seja o controle do peso e do tamanho das fezes. Elas também as amolecem, por isso ajudam a evacuar e reduzem a constipação.

4. Retarda o envelhecimento

O ácido linoleico é um poderoso antioxidante. Os antioxidantes são compostos químicos capazes de neutralizar os radicais livres.

Os radicais livres são moléculas produzidas pelo organismo em reações biológicas, que causam a oxidação das células e contribuem para o processo de envelhecimento. Portanto, quanto mais antioxidantes forem consumidos, maior será o abrandamento do envelhecimento natural.

5. Fornece eletrólitos

Eletrólitos são minerais que, uma vez dissolvidos no sangue, apresentam uma carga elétrica. Por conter uma grande quantidade de minerais, como potássio, fósforo, cálcio e sódio, os brotos de trigo ajudam nessa função.

Os eletrólitos são importantes porque equilibram a quantidade de água no corpo. Eles também estabilizam os níveis de pH e participam do transporte de nutrientes para as células.

Como consumir o broto de trigo?

Os brotos de trigo devem ser consumidos triturados devido ao seu sabor forte. Para prepará-los, você precisará de 100 gramas de brotos de trigo, 1 xícara de amoras e 1 pitada de gengibre. Adicione água, bata e coe.

Brotos de diferentes sementes
Os brotos foram incorporados à dieta de muitas pessoas devido às suas propriedades nutricionais.

Para germinar trigo em casa

Para ter seus próprios brotos em casa, basta seguir alguns passos simples.

1. Organize

Antes de começar, pergunte-se quantos brotos você deseja. Quanto tempo você pode esperar? Depois, você deve pegar o que precisa, que será água, sacos para germinar, sementes, um copo e uma colher.

2. Deixe de molho e germine

Coloque 15 gramas de sementes de trigo em um copo de água por 6 a 8 horas. Você pode deixá-las durante a noite, mas nunca por mais de 72 horas.

3. Coloque na sacola

Coloque a mistura no saco e deixe a água escorrer,  sempre lavando as sementes. Esse processo deve ser feito por uma semana, até que os brotos estejam prontos para ser ingeridos.

Os brotos de trigo também contêm glúten, portanto, sua ingestão é contraindicada em pessoas com doença celíaca.

Pode interessar a você...
3 receitas saudáveis ​​com brotos de lentilha
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 receitas saudáveis ​​com brotos de lentilha

Os brotos de lentilha são advindos das sementes hidratadas. Trata-se de um alimento muito sensível que traz um grande benefício para o nosso corpo.