Beni shoga ou gengibre em conserva japonês: como prepará-lo?

Vamos mostrar o que você precisa saber para preparar o delicioso gengibre em conserva japonês em casa como um profissional, um ingrediente exótico.
Beni shoga ou gengibre em conserva japonês: como prepará-lo?
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 16 setembro, 2022

O gengibre em conserva japonês é um alimento que possui várias propriedades positivas para a saúde. É fácil de usar na cozinha. Como é um alimento que ainda não é muito comum em muitos supermercados, vamos ensinar como prepará-lo adequadamente em casa. Pode melhorar as características organolépticas de muitos pratos.

Antes de começar, é importante observar que a inclusão de condimentos naturais ou temperos culinários na dieta é recomendada pela maioria dos especialistas em nutrição. Esses alimentos geralmente contêm doses significativas de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que ajudam a manter o corpo em boas condições de funcionamento.

Receita japonesa de gengibre em conserva

Beni shoga ou gengibre em conserva japonês é usado para acompanhar pratos diferentes.
Beni shoga ou gengibre em conserva japonês é usado para acompanhar pratos diferentes.

Ingredientes

Se você quiser preparar um requintado gengibre em conserva japonês, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 150 gramas de rizomas de gengibre
  • 1/2 xícara de vinagre de arroz
  • 3 colheres de açúcar
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de alga dashi em pó

Os rizomas de gengibre utilizados devem ser novos. Estes são obtidos durante os meses de junho e julho, normalmente. Podem ser encontrados sem maiores dificuldades em supermercados, com aspecto fresco e suculento. É um tipo de gengibre que tem muita umidade e um sabor suave e picante.

Passo a passo

  1. Primeiro, prepare os rizomas de gengibre. Para fazer isso, comece esfregando-os sob água corrente da torneira para limpá-los bem e remover todas as impurezas.
  2. Em seguida, corte os caules e deixe a parte vermelha presa aos próprios rizomas. É importante filetá-los o mais fino possível. Você pode usar uma faca ou um bandolim.
  3. Terminada esta etapa, ferva a água em uma panela e coloque os rizomas nela.
  4. Depois de alguns minutos, retire o gengibre e espalhe em uma bandeja de resfriamento.
  5. Tudo o que resta é colocar o vinagre, o açúcar, o sal e o pó de algas em uma panela em fogo médio.
  6. Quando os ingredientes se dissolverem, retire o excesso de água do gengibre, coloque em um recipiente e despeje a mistura anterior. A cor dos rizomas mudará para rosa imediatamente.
  7. Depois de esperar três horas para que a marinada faça efeito, ela pode ser consumida.
  8. Além disso, você pode manter o produto em um frasco bem tampado, longe da luz solar.

 

Gripe estomacal tratada com água de gengibre
O gengibre em conserva japonês pode ser guardado em um pote fechado, longe da luz solar.

Benefícios do gengibre em conserva japonês

Em primeiro lugar, é fundamental destacar o conteúdo antioxidante deste alimento, uma série de elementos que neutralizam a formação de radicais livres e sua posterior acumulação nos tecidos do corpo. Este mecanismo demonstrou ajudar a prevenir o desenvolvimento de patologias complexas.

Por outro lado, o gengibre é um produto que pode ajudar a melhorar o estado da composição corporal, segundo um estudo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Consegue estimular os processos de perda de peso e oxidação de gorduras, desde que se mantenha uma série de hábitos de vida adequados. Dentre elas, destacam-se a dieta hipocalórica e a prática de exercícios.

Da mesma forma, esta raiz contribui para a prevenção de patologias associadas ao coração. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Current Molecular Pharmacology . A presença de fitoquímicos em seu interior e seu poder anti-inflamatório ajudam a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, reduzindo riscos.

Prepare gengibre em conserva japonês em casa

Como você viu, é possível preparar gengibre japonês em conserva em casa com poucos ingredientes e em pouco tempo. É um alimento que pode ser consumido puro, como entrada ou até mesmo adicionado a certas preparações como saladas, massas e preparações com legumes. Melhorará o seu sabor e aumentará a sua densidade a nível nutricional.

Para finalizar, lembre-se que quando o objetivo é melhorar o estado de saúde, é aconselhável promover uma série de bons hábitos como um todo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
  • Maharlouei, N., Tabrizi, R., Lankarani, K. B., Rezaianzadeh, A., Akbari, M., Kolahdooz, F., Rahimi, M., Keneshlou, F., & Asemi, Z. (2019). The effects of ginger intake on weight loss and metabolic profiles among overweight and obese subjects: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Critical reviews in food science and nutrition59(11), 1753–1766. https://doi.org/10.1080/10408398.2018.1427044
  • Fakhri, S., Patra, J. K., Das, S. K., Das, G., Majnooni, M. B., & Farzaei, M. H. (2021). Ginger and Heart Health: From Mechanisms to Therapeutics. Current molecular pharmacology14(6), 943–959. https://doi.org/10.2174/1874467213666201209105005

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.