Benefícios e valor nutricional da cavala

Se você gosta dos peixes, não deve perder a oportunidade de incluir a cavala na sua dieta. É um alimento de alta qualidade que fornece ômega 3.
Benefícios e valor nutricional da cavala
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 16 setembro, 2022

A cavala é um peixe oleoso de alta qualidade que deve ser incluído no contexto de uma dieta variada para melhorar a saúde. Possui diversos benefícios derivados de seu teor de nutrientes, como os ácidos graxos ômega 3. Além disso, por ser um peixe pequeno, não tende a acumular metais pesados em seu interior, o que evita alterações no sistema nervoso central.

Antes de começar, é importante observar que você deve consumir pelo menos duas porções de peixe por semana. Há cada vez mais evidências de que essa rotina reduziria o risco cardiovascular e até mesmo a morte por qualquer causa. Embora existam algumas espécies que não são totalmente recomendadas, a cavala não está entre elas. A seguir, mostraremos todos os seus efeitos positivos no corpo.

Valor nutricional da cavala

Vamos começar falando sobre o valor nutricional da cavala. Cada 100 gramas de produto tem cerca de 175 calorias. É capaz de fornecer 17 gramas de proteína de alto valor biológico e quase 10 gramas de gordura. Entre os peixes, é um dos com maior densidade energética, embora isso não seja motivo para não incluí-la em uma dieta hipocalórica com o objetivo de perder peso.

O risco de câncer diminui ao consumir peixes e ácidos graxos ômega 3
A cavala é fonte de ômega 3, vitaminas e proteínas de alto valor biológico.

É importante destacar que boa parte dos lipídios encontrados no interior da cavala são da série ômega 3. Esses elementos ajudam a modular os níveis de inflamação no meio interno, o que ajudará a prevenir muitas patologias crônicas e complexas. De acordo com uma pesquisa publicada no International Journal of Molecular Sciences, uma ingestão suficiente desses elementos ajudaria a reduzir a incidência de acidentes cardiovasculares.

Quanto aos micronutrientes, destaca-se sobretudo a presença de vitamina B3, B12 e A na cavala. Além disso, é capaz de fornecer uma boa quantidade de minerais essenciais, como fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Este último demonstrou ter um efeito antagônico ao do sódio no controle da pressão arterial. Portanto, é fundamental que ele seja incluído na dieta regularmente.

Benefícios da cavala

A inclusão frequente da cavala na dieta é capaz de gerar uma série de benefícios à saúde. Por exemplo, devido ao seu teor de cálcio, pode ser um excelente alimento para ajudar a prevenir a osteoporose. Essa patologia ocorre com uma redução progressiva da densidade mineral óssea, o que pode causar um aumento na incidência de fraturas a partir da idade adulta avançada.

Para evitar o aparecimento desse problema, é necessário otimizar o fornecimento de cálcio e, ao mesmo tempo, manter a vitamina D em uma faixa ideal. Um estudo publicado na revista Menopause corrobora isso. Agora, será decisivo manter outros bons hábitos, como a prática de exercícios de força. Desta forma, a densidade mineral óssea máxima é aumentada, o que evitará problemas no futuro.

Para aliviar os sintomas da endometriose você precisa comer peixe

Também não devemos subestimar os efeitos dos ácidos graxos da série ômega 3. Já comentamos que são cardioprotetores e que ajudam a controlar os níveis de inflamação no ambiente interno. Serão também essenciais para conseguir uma boa recuperação a nível muscular e proteger a massa magra do catabolismo. Geram um efeito inibitório na degradação da proteína muscular mesmo em contextos de dieta hipocalórica.

Como se isso não bastasse, é especialmente positivo consumir ômega 3 suficiente durante a infância. Assim, o desenvolvimento cognitivo é melhorado e a gênese de muitas patologias autoimunes é evitada. De fato, muitos dos leites de fórmula infantil são atualmente suplementados com esses nutrientes, com o objetivo de alcançar uma maior ingestão.

Veja: Formas de consumir algas e seu valor nutricional

Cavala, um peixe de alta qualidade para incluir na dieta

Como você viu, a inclusão da cavala na dieta é considerada muito positiva para a manutenção da boa saúde a médio prazo. É uma excelente fonte de ácidos graxos da série ômega 3 que ajudarão a melhorar o perfil lipídico do corpo. Além disso, fornece proteínas de alto valor biológico com todos os aminoácidos essenciais, o que garantirá uma boa função muscular ao longo do tempo.

Além disso a cavala é bastante versátil a nível culinário. Tem um sabor forte, mas pode ser preparada de várias maneiras diferentes. Assada ou com molhos, alcança ótimas características organolépticas, por isso satisfaz quase todos os gostos. Pode até ser encontrada em conserva. É um alimento com elevada densidade nutricional para consumir em qualquer lugar e a qualquer hora.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Innes JK, Calder PC. Marine Omega-3 (N-3) Fatty Acids for Cardiovascular Health: An Update for 2020. Int J Mol Sci. 2020;21(4):1362. Published 2020 Feb 18. doi:10.3390/ijms21041362
  • Filippini T, Naska A, Kasdagli MI, et al. Potassium Intake and Blood Pressure: A Dose-Response Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. J Am Heart Assoc. 2020;9(12):e015719. doi:10.1161/JAHA.119.015719
  • Management of Osteoporosis in Postmenopausal Women: The 2021 Position Statement of The North American Menopause Society’’ Editorial Panel. Management of osteoporosis in postmenopausal women: the 2021 position statement of The North American Menopause Society. Menopause. 2021;28(9):973-997. doi:10.1097/GME.0000000000001831

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.