Logo image
Logo image

Benefícios do treino de pilates para fibromialgia

4 minutos
Pessoas com fibromialgia se beneficiam muito do treinamento de Pilates. Conheça os benefícios desta prática e algumas recomendações.
Benefícios do treino de pilates para fibromialgia
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina

Escrito por Edith Sánchez
Última atualização: 01 outubro, 2022

O treino de Pilates é uma atividade que traz benefícios aos pacientes com fibromialgia. Em particular, sua prática fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade, o que complementa os tratamentos de fisioterapia e reabilitação.

A fibromialgia é uma doença crônica que vem acompanhada de limitações físicas, dores e outros sintomas. Por isso, muitos evitam a atividade física. No entanto, esta forma de exercício acaba por ser uma boa opção. Vamos ver seus benefícios.

Fibromialgia e exercício físico

A fibromialgia é uma doença complexa, cujo sintoma característico é a dor. Isso geralmente é acompanhado por distúrbios do sono e cansaço geral, o que não corresponde aos esforços realizados. Assim, muito comumente, esta doença leva a um estilo de vida sedentário.

A consequência disso é que os pacientes reduzem sua capacidade respiratória para níveis abaixo da média. Eles também tendem a ter mais problemas com o humor. Portanto, a inatividade não é recomendada nesses casos.

Não é nada fácil encorajar uma pessoa que está muito cansada e com dor a se exercitar. No entanto, a realização de atividade física é um fator que tem um impacto muito positivo na sua condição. O treino de Pilates é uma opção muito indicada nestes casos.

Some figure
A fibromialgia pode limitar a capacidade física. No entanto, o exercício pode ajudar a melhorar os sintomas.

Leia também: Como detectar a fibromialgia?

Os exercícios recomendados

Em geral, é recomendado que uma pessoa com fibromialgia realize exercícios físicos regularmente. No entanto, existem alguns que tendem a relatar mais benefícios, por vários motivos. Os mais recomendados são os seguintes:

  • Treinamento de pilates. Deve ser feito três vezes por semana. Reduz a dor e melhora a funcionalidade.
  • Caminhada nórdica. Consiste em caminhar ao ar livre com a ajuda de bastões semelhantes aos usados no esqui. Aumenta a capacidade funcional.
  • Andar. Um estudo de 2017 descobriu que caminhar melhora a condição de pessoas com fibromialgia.
  • Natação. É considerado tão eficaz quanto caminhar.
  • Bicicleta ergométrica. Melhora a resposta inflamatória de pacientes com fibromialgia.
  • Ioga e tai chi. Reduz os sintomas físicos e psicológicos da doença.
  • Biodança. Ajuda a reduzir a dor.

Benefícios do treinamento de Pilates para fibromialgia

O treinamento de Pilates está no topo da lista de exercícios recomendados para pessoas com fibromialgia, juntamente com ioga e tai chi. Os dados disponíveis indicam que gera benefícios significativos, que são aumentados quando combinados com algum exercício aeróbico.

Especialistas indicam que o treinamento de Pilates melhora a circulação por todo o corpo. Além disso, reduz a dor causada pela má postura corporal e, por sua vez, consegue diminuir a dor causada por essa doença.

Esse tipo de exercício fortalece os músculos, o que evita dores nas costas e reduz o risco de fraturas. Da mesma forma, sua prática regular tem um impacto positivo na capacidade do organismo de absorver nutrientes como o cálcio.

Em geral, esse tipo de treinamento melhora a condição de quem sofre de fibromialgia.

Alguns dados interessantes

O treino de Pilates é um tipo de exercício muito popular, pois é tão fácil de incorporar em qualquer rotina de atividade física. Essa modalidade ajuda a conhecer melhor o próprio corpo e, consequentemente, ter mais controle sobre ele, para que o bem-estar seja promovido.

Uma investigação realizada no Brasil, em 2016, evidenciou os benefícios do treinamento de pilates em pacientes com fibromialgia. Permitiu que dormissem melhor, reduzissem a dor e melhorassem sua capacidade funcional.

É importante projetar uma rotina personalizada que seja agradável e prazerosa para o paciente. O treinamento excessivo, seja em tempo ou intensidade, pode causar uma exacerbação dos sintomas. Portanto, é melhor discutir isso com seu médico para orientação.

Em geral, é melhor projetar uma rotina de acordo com as características individuais. Pode ser ajustado ao longo do tempo, de acordo com as necessidades da pessoa. Se em algum momento causar desconforto ou resistência, o correto é fazer um treino mais suave, mas não abandoná-lo.

Some figure
O treino de Pilates é ideal para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

Recomendações finais

Embora o treinamento de Pilates – e exercícios em geral – seja altamente recomendado para pessoas com fibromialgia, também existem condições que exigem cuidado especial. Em particular, se uma pessoa também sofre de osteoartrite, é aconselhável procurar orientação médica para esta prática.

O mesmo vale para quem tem doenças como trocanterite, contraturas musculares ou lesões no joelho. Em todos estes casos é possível realizar este tipo de exercício, mas deve ser feito com maior prudência e cautela. O médico oferecerá as instruções correspondentes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Peñacoba, C., Pastor, M. Á., López-Roig, S., Velasco, L., & Lledo, A. (2017). Walking beliefs in women with fibromyalgia: clinical profile and impact on walking behavior. Clinical nursing research, 26(5), 632-650.
  • Altan L, Korkmaz N, Bingol U, Gunay B. Effect of pilates training on people with fibromyalgia syndrome: a pilot study. Arch Phys Med Rehabil. 2009 Dec;90(12):1983-8. doi: 10.1016/j.apmr.2009.06.021. PMID: 19969158.
  • Çağlayan BÇ, Keskin A, Gür Kabul E, Başakcı Çalık B, Baş Aslan U, Karasu U. Effects of clinical Pilates exercises in individuals with fibromyalgia: A randomized controlled trial. Eur J Rheumatol. 2021 Jul;8(3):150-155. doi: 10.5152/eurjrheum.2020.20037. PMID: 33372888.
  • Dias de Aguiar, S., Paixão Carvalho, J., Andrade Teles, D., & Pôrto, E. F. (2016). Benefício do Método Pilates em mulheres com fibromialgia. ConScientiae Saude, 15(3).
  • Casals, C., Sánchez, M. V., & Sánchez, J. C. (2011). Prescripción de actividad física en pacientes con fibromialgia. SEMERGEN-Medicina de Familia, 37(7), 360-366.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.