10 benefícios de ser extrovertido

Os extrovertidos são capazes de reagir mais rápido, são excelentes oradores e se adaptam facilmente às adversidades sem medo de mudanças.
10 benefícios de ser extrovertido

Última atualização: 07 Agosto, 2021

Pessoas que se expõem sem problemas em uma reunião e que se enchem de energia quando estão rodeadas de outras pessoas desfrutam de alguns benefícios. Neste artigo, vamos contar quais são os benefícios de ser extrovertido e, caso você não seja e queira ser, vamos ajudá-lo a desenvolver essa característica.

O que é ser extrovertido?

Pela definição usual, uma pessoa extrovertida é aquela que adora estar perto de outras pessoas e que, quando está sozinha, fica entediada ou triste.

Ela prefere conversar com um estranho do que sentar-se sozinha em um restaurante. Nesse sentido, extroversão é sinônimo de fruição com interação social e de busca por momentos compartilhados.

Outra característica de ser extrovertido é que você pensa enquanto fala. Esse tipo de pessoa verbaliza o que aparece em sua mente e nem sempre faz uma reflexão interna, como acontece com o introvertido.

Alguns se perguntam quem é mais feliz: os extrovertidos ou os introvertidos. Muitos acreditam que são os primeiros, pois são aqueles que vivem cercados de amigos e vão de festa em festa. Por outro lado, os mais tímidos ou retraídos aproveitam a vida à sua maneira. São seletivos em suas interações porque estar sozinho não é um problema para eles.

Atualmente, o Conselho Nacional de Ensino em Pesquisa em Psicologia elaborou um estudo distinguindo as respostas que ambos os tipos de personalidade tiveram diante de problemas de saúde, como a ansiedade. O que essa pesquisa mostrou que é preciso estar atento à personalidade do paciente para recomendar tratamentos eficazes. Vamos ver quais são os benefícios de ser extrovertido.

Os benefícios de ser extrovertido

Ser extrovertido tem certas vantagens em relação à vida social e ao contato com as pessoas. Também em relação à expressão de sentimentos e criatividade. Estes são alguns dos seus principais benefícios:

1. Eles gostam de estar com pessoas

O extrovertido não costuma se cansar de participar de reuniões, eventos, festas ou jantares… Ele está sempre preparado para um passeio.

Amigos comendo pizza

Isso pode ser benéfico para seu estado mental e emocional, pois os ajuda a permanecerem ocupados e seguros em companhia.

2. Eles têm muitos amigos

Ser extrovertido significa ter uma personalidade aberta para fazer novos amigos onde quer que você vá. Desta forma, cada vez que encontram alguém, eles se esforçam para torná-los seus amigos.

3. Eles podem ter um sistema imunológico mais forte

O fato de o extrovertido tirar energia de reuniões ou encontros com outras pessoas também tem seus benefícios a nível físico.

Sistema imunológico

Ser feliz pode ajudar a melhorar a imunidade. Tanto é verdade que uma pesquisa publicada no Journal of Psychiatry and Mental Health concluiu que é importante cercar-se desse tipo de pessoa. Dessa forma, você ficará menos doente.

4. Eles são alegres

Isso não quer dizer que os introvertidos não sejam. No entanto, os extrovertidos expressam mais a sua felicidade, não importa onde estejam. Por isso, você os verá com um sorriso nos lábios e sendo “a alma da festa”.

5. Eles lidam com pessoas diferentes

Esta característica é levada em consideração, por exemplo, nos empregos em que é necessário o contato com pessoas de todos os tipos.

Seja falando com um executivo, um funcionário ou um cliente, um extrovertido não terá problemas em se adaptar à conversa e falar fluentemente.

Os benefícios de ser extrovertido no trabalho

Além disso, essas pessoas não têm problemas em fazer uma apresentação ou palestra para centenas de ouvintes, oferecer um almoço para potenciais investidores ou viajar para o outro lado do mundo para uma reunião importante com pessoas que não conhecem.

6. Eles gostam de correr riscos

Acredita-se que o cérebro dos extrovertidos seja mais sensível à dopamina, um hormônio responsável por controlar os mecanismos de recompensa.

Isso pode ser benéfico do ponto de vista profissional ou acadêmico, mas também pessoal: eles farão o possível para seguir em frente e alcançar seus objetivos.

7. Eles tendem a ser criativos

Isso não quer dizer que os introvertidos sejam incapazes de criar. No entanto, os mais desenvoltos se adaptam facilmente às adversidades e encontram soluções práticas.

Amigos no trabalho

Isso pode ser ideal para alguns empregos ou profissões em que a criatividade é essencial.

8. Eles têm o “dom” da palavra

Outra vantagem de ser extrovertido é que você pode convencer os outros de quase tudo. Seu poder de dar opiniões e falar “corretamente” é tanto que se tornam excelentes oradores e fazem com que os outros acreditem em suas palavras e mudem de ideia em minutos.

Normalmente não é difícil fazerem as suas ideias serem notadas e colocá-las acima das restantes, devido ao encanto que usam para iniciar uma conversa.

9. Eles têm oportunidades de crescer

Especialmente no trabalho, eles tendem a falar com charme e estão rodeados de pessoas. Portanto, é mais fácil para eles abrirem as portas e conseguirem o que desejam.

Os benefícios de ser extrovertido

Isso também pode ser transferido para a esfera pessoal, pois eles podem conquistar com o seu jeito de ser.

10. Eles costumam pensar mais rápido

Como os extrovertidos falam enquanto pensam (ou vice-versa), é comum que tomem decisões instantaneamente.

Ao se deparar com uma nova experiência ou algo que surgiu do nada, os estímulos viajam rapidamente para a mente e eles processam tudo em minutos. Por isso, costumam ser bons na resolução de problemas, atuando em emergências ou planejando.

Dicas para ser extrovertido

É verdade que esse traço de personalidade “vem” com as pessoas ao nascer, mas ele também pode ser alcançado por meio de certas mudanças de hábitos:

  • Converse com as pessoas que você vê todos os dias (o vendedor da lanchonete, o porteiro do seu prédio, etc.).
  • Faça contato visual com alguém para encorajá-lo a se aproximar de você.
  • Apresente-se a uma reunião ou grupo tentando ser o mais amigável possível.
  • Faça perguntas abertas para que o outro fale mais.
  • Elogie a roupa ou alguma característica de quem estiver com você.

Lembre-se de que se você sofre ou fica angustiado por ser extrovertido, talvez esse estilo de vida não seja para você.

Pode interessar a você...
A personalidade muda com o tempo?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A personalidade muda com o tempo?

A personalidade é caracterizada por ser relativamente estável ao longo do tempo, mas evolui e muda de algumas maneiras importantes.



  • Valderrama Hernández, Roberto; Campos Azuara, Alejandro; Vera Ramírez, Julieta; Castelán Rojas, Gladys Patricia. Comparación entre introvertidos y extrovertidos en el nivel de ansiedad al escuchar música relajante Enseñanza e Investigación en Psicología, vol. 14, núm. 1, enero-junio, 2009, pp. 61-76. Consejo Nacional para la Enseñanza en Investigación.
  • Ripoll, RM y Casado, IQ (2010). Risa y terapias positivas: enfoque moderno y aplicaciones prácticas en medicina. Revista de Psiquiatría y Salud Mental, 3 (1), 27–34. https://doi.org/10.1016/s1888-9891(10)70006-9