Benefícios de preparar compotas em casa

As compotas são uma excelente forma de introduzir as frutas na alimentação de um bebê. Quando fazemos as compotas em casa, temos a opção de escolher a fruta. Descubra neste artigo seus benefícios.

As compotas são ideais para os bebês depois do terceiro mês de nascimento. Os benefícios de preparar compotas em casa são muitos. Primeiro, são mais econômicas e, segundo, são 100% naturais. Dependendo do tipo de fruta que escolha para preparar as compotas, os benefícios vão variar.

As compotas mais comuns são a de maçã e a de pera, ambas contêm vitamina A, C e E. Dentre os benefícios mais importantes das compotas estão que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo do bebê e previnem a prisão de ventre. Não são um lanche maravilhoso?

O que é uma compota?

É algo parecido com uma geleia de fruta, mas com muito menos açúcar. Muitos especialistas a consideram uma conserva vegetal. Esta conserva tem sua origem na França e na Alemanha. De fato, o nome compota é uma variação de compote, cuja tradução do francês para o português significa, mistura.

A compota foi criada para conseguir fazer com que as culturas de frutas tais como a maçã, se conservassem por muito mais tempo. É por isso que a compota mais conhecida é a de maçã, porque sua colheita era abundante nestes países.

Atualmente as compotas podem ser feitas com quase qualquer fruta: peras, bananas, morangos, abacaxi, dentre muitas outras.

Leia também: Benefícios da compota de maçã

Quais são os benefícios de preparar compotas em casa?

Compota de maçã preparada em casa

 

As compotas são fáceis de digerir, não são pesadas para o estômago e dão energia. Não são recomendadas só para os pequenos da casa, mas também oferecem grandes benefícios às pessoas que sofrem dos seguintes problemas:

  • Indigestão.
  • Feridas na boca.
  • Acidez.
  • Dificuldade para engolir alimentos.
  • Pessoas com diabetes (compotas especiais sem açúcar).

As únicas pessoas que não podem desfrutar dos benefícios de preparar compotas em casa são aquelas que sofrem de intolerância à frutose.

Como preparar uma compota caseira de maçã?

Você pode preparar uma compota de maçã em casa

Geralmente as maçãs e as peras são as primeiras frutas que são dadas para o bebê comer. Para eles é mais simples digerir estas frutas do que outras como a manga ou a melancia. A compota caseira de maçã contém altos níveis de fibra e de água, o que é ideal para hidratar aos pequenos.

Ainda, a maçã oferece açúcares naturais que são simples de assimilar pelo organismo de um bebê. Além disso, contém vitamina C e os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e crescimento. Igualmente, acrescenta ao fortalecimento das defesas de seu organismo.

Se deseja que o seu bebê consuma mais vitamina C, também pode preparar compotas de quiuí ou de frutas cítricas em casa, mas neste post, compartilharemos uma receita de compota de maçã para preparar de forma fácil:

Ingredientes

  • 1 maçã.
  • 2 colheres de sopa pequenas de água.

Atenção: Benefícios de dar papinhas de frutas para os bebês

Preparo

  • Lave muito bem a maça.
  • Descasque e corte em cubos.
  • Coloque os cubos de maçã em uma batedeira.
  • Adicione as 2 colheres de sopa pequenas de água.
  • Comece a bater até que não fique nem um só pedaço de fruta.

Se notar que a compota é muito espessa para o seu bebê, pode adicionar um pouco mais de água e misturar até que fique mais diluída.

O melhor de dar compotas caseiras aos bebês

Mãe dando compota ao filho

As compotas caseiras contêm altos níveis de ácidos graxos poli-insaturados, fibra e aminoácidos. Isso é ideal para a composição dos tecidos que o bebê vai desenvolver e, em menor medida, contém sódio e carboidrato.

Ainda, funcionam bem para ajudar a recuperar o apetite da criança, e até da mãe, graças à quantidade de vitaminas que contêm. Igualmente, as compotas caseiras possuem propriedades anti-inflamatórias, as quais ajudam o bebê a ter uma digestão melhor.

Por isso, é um dos primeiros alimentos que os especialistas recomendam dar aos bebês depois do período de amamentação. Este lanche clássico para bebês, além de ser delicioso, é muito simples de preparar.Mas também é gostoso para os adultos, em quem ajuda a prevenir doenças como o câncer e as do tipo cardiovascular.

Estes são alguns dos benefícios de preparar compotas em casa para os menores. Definitivamente, são a melhor opção para começar a introduzir as frutas na alimentação de nossos filhos.

Agora que você leu este artigo, atreva-se a comprovar os benefícios de preparar compotas caseiras. Você vai se tornar especialista!

Recomendados para você