Benefícios da compota de maçã

03 Julho, 2020
Na medida do possível, devemos tentar deixar a pele ao cozinhar a maçã, pois é rica em pectina e promove a digestão.

Quando éramos crianças e ficávamos doentes, nossas avós ou mães nos davam compota de maçã. Hoje também a oferecemos aos nossos filhos quando eles estão com problemas digestivos e intestinais.

Talvez não se trate de um prato delicioso, mas tem muitas propriedades que vale a pena conhecer.

Neste artigo, vamos contar quais são os benefícios da compota de maçã e como prepará-la. Aproveite!

Compota de maçã: para que serve?

Essa fruta é uma das mais saudáveis que existe e, por isso, vale a pena consumi-la de todas as maneiras. Além de saboreá-la crua (com ou sem casca, como preferir) ou assada, existe uma receita que certamente você conhece da infância: a compota.

Esse prato típico das crianças é muito simples de ser preparado, e a boa notícia é que conserva todas as propriedades e os nutrientes da maçã. Também fornece antioxidantes, flavonoides e vitaminas.

Conheça: Casca de maçã para melhorar a digestão, desinflamar e proteger o corpo

Assim, por exemplo, a compota pode ser útil no combate a algumas doenças cardiovasculares, segundo este estudo realizado pela Universidade Sun Yat-sen (China).

No entanto, não se esqueça de que ela nunca poderá curar esse tipo de doença, pois é apenas um complemento. Dessa forma, você deve consultar seu médico se achar que tem um problema grave de saúde.

Compota de maçã

Além disso, a compota de maçã tem muitos outros benefícios, entre os quais se destacam:

  • Se adicionarmos mel e canela, não apenas melhoraremos seu sabor, mas aumentaremos seus benefícios. Segundo este estudo realizado pela Universidade da Frontera (Chile), o mel é um potente antimicrobiano. Enquanto isso, a canela trabalha para tratar o diabetes, de acordo com esta pesquisa realizada por M.S Ramaiah Medical College (Índia).
  • Portanto, esta sobremesa é adequada para todas as idades, pois é realmente deliciosa e benéfica para a nossa saúde.

Principais propriedades da compota de maçã

A maçã é uma das fontes de nutrientes mais importantes que a natureza nos oferece. Além disso, na forma de compota, pode trazer muitos benefícios à nossa saúde, como os seguintes:

Ajuda a reduzir o envelhecimento celular

As maçãs são grandes fontes de vitamina C (segundo este estudo, realizado pela Universidade do Bío Bío, no Chile, é responsável por melhorar nossas defesas). Por isso, consumir uma maçã por dia nos proporciona 11% do necessário dessa vitamina para estarmos saudáveis e fortes.

Também foi comprovado que pode ajudar a reduzir o dano que os radicais livres provocam, assim como mostram os dados obtidos do National Institutes of Health dos Estados Unidos, e a prevenir a atrofia de certos órgãos e células. Esses problemas são muito frequentes em pessoas idosas.

Contribui para melhorar a digestão

A maçã em compota proporciona uma boa quantidade de fibra insolúvel para o organismo, de acordo com este estudo realizado por Nutrition Science Solutions (Estados Unidos). Para isso, deixar a casca na receita. Por esse motivo, favorece a mobilidade intestinal e aumenta o volume das fezes.

Por isso, esta sobremesa é perfeita para aqueles que sofrem com prisão de ventre. Para poder aumentar seus efeitos se recomenda beber muita água.

Compota de maçã com canela

Pode ajudar a recuperar o apetite

Em crianças e adultos convalescentes, acredita-se que a compota de maçã ajuda a devolver a vontade de comer. De fato, costuma ser recomendada para pessoas com saúde delicada que não conseguem mastigar ou engolir a comida.

No entanto, não existe nenhum tipo de evidência científica que corrobore completamente essa afirmação.

É uma ótima aliada para saciar a fome

Pelo contrário, se queremos perder peso, a compota de maçã pode ser uma grande aliada, pois contém poucas calorias (52 em cada 100 gramas). Para muitos, é o suficiente para passar várias horas sem comer ou sem ser tentado com qualquer alimento inadequado.

Combinada com uma colher de amêndoas ou uvas passas, será uma sobremesa que trará gorduras saudáveis, proteínas e carboidratos. E a sensação de saciedade será muito maior!

Compota de maçã em vidros

Como preparar a compota de maçã?

Agora que você já conhece as propriedades e os benefícios dessa maravilhosa sobremesa, seria legal aprender a prepará-la em casa. É uma receita muito fácil e rápida!

Desfrute de todos os nutrientes e compartilhe com sua família depois do almoço ou do jantar. Siga estes passos:

Ingredientes

  • 3 maçãs vermelhas
  • 1 colher de chá de canela em pó (5 g)
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g)

Modo de preparo

  • Lave bem as maçãs e corte-as em quarto, retirando o centro, o cabinho e as sementes.
  • Coloque em uma bandeja de forno e cozinhe por 40 minutos a 120º C. Após esse tempo, retire-as do forno e deixe amornar antes de processá-las no espremedor de batatas para obter uma pasta.

  • Adicione a canela e o mel (pode-se usar mais ou menos a quantidade de acordo com seu gosto).
  • Coloque em recipientes individuais e, uma vez que chegarem à temperatura ambiente, conserve na geladeira. Pode ser servido frio ou quente. Tudo depende do que você preferir.

A compota de maçã tem contraindicações?

Caso o consumidor da compota sejam idosos, convalescentes ou crianças com baixo peso, recomenda-se adicionar uma colher de azeite à receita para aumentar suas propriedades anti-inflamatórias que são muitas, segundo este estudo realizado pelo Instituto Superiore di Sanita (Itália).

Por outro lado, essa sobremesa deve ser evitada por aqueles com intolerância à frutose. Nesse caso, pode-se usar morangos, framboesas ou abacaxi no lugar da maçã, e misturar com arroz.

Maças

 

Qual é a diferença entre o purê e a compota de maçã?

Antes de concluir este artigo, você pode estar se perguntando se há uma diferença entre a compota e o purê de maçã. Existe, pois são preparos diferentes.

Por um lado, a compota é preparada com a maçã cozida, enquanto no purê está crua. Neste último caso, ela é descascada e ralada e também é possível adicionar canela, mel ou passas.

Seja qual for o preparo que você preferir, não hesite em aproveitar as propriedades da maçã! Lembre-se também: você deve sempre consultar um profissional se acredita que pode ter um problema de saúde significativo.

  • James, J. S., Rickard, B. J., & Rossman, W. J. (2016). Product Differentiation and Market Segmentation in Applesauce: Using a Choice Experiment to Assess the Value of Organic, Local, and Nutrition Attributes. Agricultural and Resource Economics Review. https://doi.org/10.1017/s1068280500009618
  • Wolfe, K., Wu, X., & Liu, R. H. (2003). Antioxidant activity of apple peels. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf020782a
  • Flood-Obbagy, J. E., & Rolls, B. J. (2009). The effect of fruit in different forms on energy intake and satiety at a meal. Appetite. https://doi.org/10.1016/j.appet.2008.12.001